O título de um conteúdo representa e pode impactar muito mais do que dar nome ao texto, vídeo, e-mail que está por vir. É através do título que o usuário pode ter a sua primeira relação com um produto e com o que será dito no blog e isso já é mais do que suficiente para dar a devida atenção a ele. 

Existem algumas formas de escrever um bom título, longe dos clichês que já não chamam tanto a atenção dos usuários. Em um local com tanto acesso à informação como a internet, um título atrativo pode ser determinante para conquistar a atenção das pessoas certas. 

Por isso, saber como elaborar um título chamativo requer atenção a alguns elementos, que você poderá conferir a seguir. Além disso, ao final do texto você encontrará templates de títulos para adaptá-los conforme a sua necessidade. 

A importância de um bom título

O título é um elemento determinante para cativar o interesse e a atenção das pessoas. O título é o que aparece, o que está exposto sobre o conteúdo que está por vir e ter um bom título é a chave inicial para conseguir manter um usuário interessado em seu conteúdo.

Por isso, a importância de um bom título está em conseguir entregar ao usuário o que ele procura e assim fazer com que ele permaneça mais tempo em seu site, podendo inclusive melhorar as possibilidades de conversão desse usuário. Sim, o título também participa desse processo e é exatamente por esse motivo que existem técnicas que devem ser usadas na hora de escrevê-lo. 

Pense na importância do título em relação ao conteúdo que ele está se referindo. Um conteúdo todo pensado e elaborado para gerar valor aos usuários, com técnicas de otimização de busca e muito bem feito. Por mais que o conteúdo esteja impecável, é através do título que o usuário poderá decidir se quer ou não ler aquele conteúdo.

Por isso, pensar estrategicamente em um título é uma forma importante de garantir que aquele conteúdo será recebido e apreciado para quem ele foi elaborado. 

E para que os leitores não passem reto pelo seu título existem algumas formas de escrevê-lo e você poderá conferir algumas dicas importantes a seguir. 

Dica de como escrever um bom título

Um bom título deve cumprir com o seu objetivo: conquistar a atenção do usuário logo em que ele colocar os olhos nas primeiras palavras. E existem alguns elementos que devem guiar a criação de um bom título: ele precisa ser claro, urgente, útil e gerar curiosidade. 

Mas o que exatamente significam esses elementos? Veja como e a importância de levá-los em consideração na hora de escrever o seu título.

• Deve ser claro

O título deve levar direto ao assunto. Ao ler um título o leitor deve ter uma noção de qual será o conteúdo que ele poderá encontrar ao clicar no link. Títulos muito longos, além de não serem priorizados em mecanismos de busca, podem dificultar manter a atenção do usuário. 

Além disso, a clareza refere-se a dizer o essencial para que o leitor fique curioso e considere ler o conteúdo por inteiro. Por exemplo:

  • Um bom titulo:marketing de conteudo: saiba tudo sobre essa estrategia
  • Um titulo não adequado: “Você sabe as principais métricas de marketing e como ela pode ajuda-lo no marketing de conteudo.”

Deve gerar urgência

O senso de urgência é um gatilho mental que pode ser utilizado no título para que o usuário experimente a sensação de necessidade de consumir um conteúdo ou realizar uma ação. Títulos que despertam urgência no leitor possuem muitas chances de serem notados. 

A urgência, porém, deve ser utilizada com cautela. Uma coisa é despertar a necessidade e outra é escandalizar através do título. Por exemplo, evite caixa alta em todo o corpo do título. 

• Deve ser útil 

A utilidade dos conteúdos é uma importante estratégia do marketing digital. E o título também pode ser uma forma de trazer algo relevante ao usuário, ser útil através da resolução de uma dúvida ou da educação sobre determinado assunto.

Lembre que, em uma estratégia de marketing de conteudo, seu objetivo é tirar duvidas, ensinar, educar sua persona / visitante, para que ele reconheça uma dor, e percorra a jornada de compra até realizar uma eventual compra de seu produto.

Aqui o alinhamento com a persona não deve ser esquecido, pois o foco é gerar benefícios a ela. 

• Deve gerar curiosidade

A curiosidade é um dos principais elementos que fazem os leitores despertarem o interesse pó um conteúdo. Por isso, um bom título deve estimular a curiosidade de quem está tendo contato com ele. 

Nesse sentido, palavras com impacto e perguntas são recursos que casam muito bem com essa dica. O marketing sensorial também pode despertar sensações e curiosidade no leitor, utilize com criatividade e fugindo dos clichês.

Dica de leitura: entenda mais sobre copywritting – textos focados em conversão e a escrita persuasiva. São técnicas que te permitem escrever titulo, chamadas e CTAs que converta,

Onde usar um bom título

Praticamente todos os lugares em que através do título é possível captar a atenção do leitor visando um objetivo, é um local adequado para usar um bom título. São diversas as plataformas que exibem o título em primeiro lugar, antes de qualquer outra coisa e por isso merecem a devida atenção para a construção de chamadas excelentes. 

Mas, a seguir a seguir estão destacados alguns momentos cruciais para a utilização de um bom título e que certamente fará a diferença para atingir o sucesso através dessa chamada na internet. 

• SEO

O SEO (Searching Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Buscas, em português) é um conjunto de estratégias de marketing digital que tem como foco o ranqueamento de conteúdo nas primeiras posições em mecanismos de busca, como o Google.

E existe um conjunto de regras que devem ser seguidas para que um conteúdo atinja os requisitos necessários para os melhores posicionamentos. Entre essas regras, o título é um elemento importante e alguns elementos devem ser incluídos e modificados visando sua adaptação ao SEO. Alguns deles:

  • A palavra-chave deve vir logo no início do títulos. É dessa forma que o seu conteúdo poderá subir na classificação do rankeamento. Para aplicar essa estratégia pode-se utilizar a palavra-chave logo no início do título seguida de dois pontos.  
  • Cuidado com o tamanho do titulo. Um dos desafios, ao criar um bom titulo é conseguir passar a mensagem do texto de forma chamativa, sem extrapolar o tamanho visivel nos motores de busca. Especialmente alinhados com o uso da palavra chave, ou seja, não crie uma texto grande com a palavra-chave no final. 50 a 65 caracteres é recomendado para um título
  • Faça uso dose gatilhos mentais. Como nosso objetivo é fazer com que o usuário clique no resultado da busca, experimente: (1) fazer uso de perguntas no texto, (2) utilizar verbos estimulando uma ação, (3) faça uso de estatísticas e dados para mostrar a qualidade do texto.

Importante: lembre de entregar exatamente o que o título está enunciando. Não funciona querer chamar a atenção por um bom título se o conteúdo não está adequado a ele, isso pode inclusive gerar penalizações para o seu site. 

Email marketing

Para cada local onde é possível aplicar otimização de títulos existe algumas particularidades que devem ser levadas em consideração. Esse é o caso dos títulos em email marketing. Para esse tipo de conteúdo um bom título tem definições distintas do que um bom título para um artigo em um blog.

No email marketing o título é muito relevante pois, novamente, ele será a primeira impressão do leitor com o assunto de seu conteúdo. Para um título eficiente no email marketing é preciso livrar-se das frases prontas como “clique e adquira tal produto” ou “newsletter 57”.

Por isso, é preciso criar certa proximidade com o usuário, fazer com que ele se sinta lembrado, o título deve remetê-lo a um momento especial pois ele está recebendo um conteúdo especial e personalizado. Ao contrário dos clichês utilize palavras com impacto, CTA’s, perguntas, senso de urgência e frases mais curtas. 

Uma diferença dos títulos de email marketing para outros títulos é quanto ao número de caracteres recomendados.

  • Para blogs, por exemplo, 50 a 65 caracteres é recomendado para um título atrativo e que esteja alinhado às técnicas de SEO.
  • Para títulos em email marketing, 28 a 39 caracteres é mais do que suficiente para atrair o leitor.  

Link patrocinado

Links patrocinados são um exemplo da importância de ter um bom título. É através do título que poderão ser testados os diferenciais da oferta e ainda descobrir qual é o formato que mais atrai o seu público. Nos links patrocinados, o título é determinante para conquistar o clique e posteriormente a ação desejada do usuário.

Para títulos mais relevantes em links patrocinados o ideal é:

  • Evitar as famosas generalizações;
  • Não falar especificamente sobre o produto e suas funcionalidades.
  • O anúncio do título deve estar relacionado adequadamente com a oferta final do produto, levando em consideração quais são as pessoas que se interessam por esse produto, pois elas serão o foco da conversão. 

2 metodologias para escrever bons títulos

As metodologias são ferramentas ótimas para fixar um conteúdo e sempre ter um direcionamento de quais passos seguir para conquistar um objetivo. No caso dos títulos, existem duas metodologias que podem auxiliar na elaboração de um bom título, são elas a metodologia AIDA e SHINE. Confira mais detalhes sobre elas.

AIDA

Essa técnica consiste em um acrônimo com as iniciais dos 4 elementos essenciais que um título precisa ter para não passar despercebido. AINDA tem o seguinte significado:

  • A – Atenção. A atenção deve ser refletida em palavras que cativem a atenção do leitor. Aqui, a técnica diz para gerar palavras e frases de impacto que prendam a atenção do usuário
  • I – Interesse. O interesse é o elemento do título que deve representar os benefícios do leitor ao ler aquele conteúdo. Pense: o que ele vai conseguir / aprender ao ler o texto.
  • D – Desejo. O desejo se refere ao senso de urgência que pode ser utilizado no título. Por exemplo, gerando um senso de escassez ou frases que ajudem a gerar essa urgência, como “aprenda agora“, “saiba tudo
  • A – Ação. A ação é a CTA que pode ser utilizada, principalmente, em casos de compartilhamento em redes sociais. Exemplos claros podem ser citados: “clique aqui”.

Um exemplo que utiliza todos esses elementos para criar um bom titulo:

Marketing de conteudo: aprenda agora tudo sobre essa estrategia e aumente seu trafego!

SHINE

Da mesma forma que a técnica AIDA, a SHINE também consiste em um acrônimo que representa, em inglês, as iniciais dos elementos especificidade, utilidade, imediatismo, novidade e entretenimento. Em sua forma original ela pode ser visualizada da seguinte forma:

  • Specifity (especificidade): demonstra qual será o problema em específico que poderá ser resolvido com a leitura do conteúdo. 
  • Helpfulness (utilidade): esse elemento é onde o artigo trará a solução para o leitor. 
  • Imediatismo: é o senso de urgência que pode ser despertado através do título, gerando a necessidade de consumir certo conteúdo. 
  • Novidade: consiste em apresentar algo inédito que trará benefícios para o leitor. 
  • Entretenimento: elemento do título que poderá fazer com que o usuário sinta que aquele conteúdo poderá entretê-lo e gerar bons momentos durante a leitura. 

Utilize as técnicas AIDA E SHINE como forma de lembrar-se da estrutura de um bom título e conseguir elaborar, de maneira rápida e eficiente, um título que seja interessante para o público para o qual ele está sendo direcionado. 

Passo a passo para criar um bom título 

Ao longo desse texto foram apresentadas algumas estratégias que não podem faltar em um bom título. Saber sobre os elementos essenciais são importantes mas ter o conhecimento sobre como realizar a boa redação de um título que chame a atenção é fundamental. Por isso, a seguir você poderá conferir um passo a passo voltado para títulos excêntricos e funcionais. 

Etapa 1 – Encontre dados relacionados ao assunto 

Os dados e estatísticas são formas de ampliar a credibilidade do assunto pois fornecem uma informação relevante e comprovada sobre determinado assunto. Por isso, utilizar dados percentuais e números é um ótimo jeito de começar. 

Exemplos:

  • “Como a empresa X conseguiu aumentar suas vendas em 70%”
  • “13 motivos para você mudar o hábito X o mais rápido possível”

Etapa 2- seja objetivo

Levar em consideração qual é a motivação daquele conteúdo pode ser uma forma de encontrar um meio de ir direto ao assunto. Questione-se a finalidade do conteúdo, de que forma ele pode ser útil para os leitores. A partir disso é possível encontrar algumas palavras que ajudam a construir um bom título.

Nesse caso, demonstrar a utilidade que o conteúdo terá para o leitor através do título é uma dica fundamental. 

Veja alguns exemplos:

  • “7 exercícios físicos que melhoram o seu humor”
  • “6 motivos pelos quais você deve padronizar a paleta de cores de seu negócio”

Etapa 3 – Utilize gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são formas de escrever que despertam a atenção do leitor logo nas primeiras palavras. Em meio a tantas informações existem algumas palavras da classe dos adjetivos que podem fazer toda a diferença em seu título, chamando a atenção e fazendo com que o usuário pare para ler o que está escrito. Alguns exemplos de palavras que podem ser utilizadas como gatilho mental e compor o título são:

  • Essencial;
  • Gratuito;
  • Importante;
  • Prático;
  • Agradável;
  • Útil;
  • Imperdível;
  • Impressionante;

Exemplos de títulos com gatilhos mentais são:

  • “10 sites gratuitos para fazer cursos online”
  • “4 passos essenciais para uma vida com menos estresse”

Etapa 4 – Analise o que está funcionando melhor

Como existem diversas formas de criar um bom título, testar diferentes formatos e analisar quais estão tendo os melhores resultados é fundamental para ter um direcionamento de como o seu público interage melhor com os conteúdos. 

Mensurar o impacto de diferentes títulos fará com que você possa prolongar o uso de estratégias que estão funcionando ou modificar aquelas que não estão apresentando bons resultados. Existem algumas formas de analisar quais estratégias estão sendo melhor recebidas a partir dos títulos.

Você pode compartilhar links iguais com títulos diferentes em suas redes sociais e verificar em qual deles o numero de cliques foi maior. Outra forma é utilizar CTA’s diferentes nos títulos e comparar em qual delas o público foi mais atraído. Também é possível redigir dois artigos diferentes, com a mesma palavra-chave, porém com títulos diferentes e analisar os resultados do tráfego gerado.

10 templates para escrever um bom título

Os templates de títulos para o seu conteúdo podem funcionar como um banco de exemplos que podem ser modificados de acordo com as especificidades do assunto mas que, em geral, são exemplos de títulos bem escritos, que cativam a atenção dos leitores. Veja:

Como construir (isso) e conquistar (desejo)

Exemplo: como construir um artigo estruturado e conquistar mais acessos ao seu blog

(assunto): X erros que você não sabe que está cometendo

Exemplo: Marketing digital: 3 erros que você não sabe que está cometendo

7 maneiras para você (assunto)

Exemplo: 7 maneiras para você ser mais produtivo no trabalho

(número) sinais de que (assunto)

Exemplo: 6 sinais de que você tem boa memória

• X fatos poucos conhecidos que podem afetar seu (assunto)

Exemplo: 8 fatos pouco conhecidos que podem afetar seu sono durante a noite

• Como (assunto) – O guia absolutamente completo 

Exemplo: Como utilizar o instagram para melhorar suas vendas – O guia absolutamente completo

X razões para (assunto)

Exemplo: 10 razões para você deixar de consumir álcool

• Você não precisa ter (isso) para fazer (isso)

Exemplo: Você não precisa de grandes títulos para provar o seu valor

Se você não (fizer isso) você vai (consequência)

Exemplo: Se você não se preparar para o vestibular desde agora poderá não conquistar sua vaga.

Se você faz (isso) esse texto é para você!

Exemplo: Se você não consegue dormir bem à noite, esse texto é para você!

Através desses templates é possível analisar a estrutura de diversos títulos e como eles são construídos para chamar a atenção e ativar a curiosidade do leitor. Utilize-os como base para escrever um bom título. 

Conclusão

Escrever um bom título exige a atenção a algumas técnicas mas é um trabalho simples de ser realizado e que terá um impacto muito positivo para o seu conteúdo e para o objetivo de seu negócio. Através do título o leitor poderá deparar-se com emoções convidativas que o levarão a clicar no link, abrir o e-mail e assim por diante. 

Através do título é possível perder um potencial cliente, já que é a partir dessas pequenas e importantes frases que o usuário poderá ter uma ideia inicial sobre o que o aguarda adiante. Por isso, pensar estrategicamente na elaboração dos títulos é uma forma de expandir ainda mais os resultados e objetivos.

Para a utilização das estratégias de SEO vimos que o título possui diversas ligações que podem otimizar os resultados com os mecanismos de busca. Assim como o conteúdo, um bom título fará toda a diferença para conquistar seus leitores. Conhecendo bem o seu público você poderá adaptar as estratégias e templates de acordo com o que funciona melhor. 

Teste, arrisque e encontre as melhores formas de escrever títulos cativantes e que não passem despercebidos no grande catalogo de conteúdos da internet.