Blog: o que é, como funciona e para que serve

Blog

Blogs são páginas on-line, atualizadas com frequência, que podem ser diários pessoais, periódicos ou empresariais. São muito utilizados como formas de comunicação de pessoas e de instituições com o mundo. E no mundo digital de hoje é uma das principaios ferramentas de uma estratégia de markerting de conteudo.


Você já se perguntou o que é blog e como essa plataforma pode alavancar o seu negócio? A internet é algo integrante do nosso dia a dia e as estratégias de marketing digital estão se tornando cada vez mais fundamentais para o sucesso.

Redes sociais, aplicativos, e-mail, whatsapp, enfim, há uma série de ferramentas que ajudam na divulgação de um produto ou serviço. Há, também, a forma de monetizar as informações – como pode ocorrer com os blogs.

Em seus primórdios, os blogs não eram vistos como fonte de renda nem de divulgação de produtos ou de serviços. Em vez disso, eram usados para fins pessoais. Mas com o surgimento do SEO e das estratégias de inbond marketing, o blog se tornou ferramenta importantíssimo do arsenal do analista de marketing.

Enfim, não usar a tecnologia e todas as possibilidades que ela apresenta é um grande erro, pois você acabará ficando para trás devido o mercado de trabalho altamente competitivo. 

Nesse artigo focaremos em uma das formas de você promover o seu negócio – ou até mesmo fazer do site a sua própria fonte de rentabilidade – que é o blog. 

O que é um blog

Então, primeiramente, o que é blog? Talvez o termo não seja desconhecido e provavelmente você já acessou vários deles! Os blogs são sites que reúnem informações dos mais diferentes tipos. 

Blogs são páginas on-line, atualizadas com frequência, que podem ser diários pessoais, periódicos ou empresariais. São muito utilizados como formas de comunicação de pessoas e de instituições com o mundo. E no mundo digital de hoje é uma das principaios ferramentas de uma estratégia de markerting de conteudo.

Normalmente são páginas que abordam determinado assunto e trazem conhecimentos sobre ele. Os temas podem ser extremamente variados e não possui qualquer limitação. Aqui vão alguns exemplos de conteúdo: culinária, moda, saúde, jornalismo, carros, maquiagem, cabelo, viagens, cultura, cinema, lazer, conteúdo profissional (engenharia, direito, medicina e qualquer outra área), artes, dentre outros 

Agora que você já tem uma ideia mais concreta de o que é blog, você pode passar a entender qual é o seu princípio. A plataforma ser desenvolvida com diferentes fins, sendo eles:

  1. Divulgar opiniões. Você pode falar sobre o que desejar através de sua própria opinião. Um nicho que é muito bem recebido é sobre resenha de maquiagens e produtos de beleza, por exemplo. Então, você, como desenvolvedor do blog, faz resenhas dos principais produtos do mercado. 
  2. Informar conteúdos. Aqui as informações são mais técnicas, podendo ser a opinião algo secundário. Por exemplo, um médico que decide abrir uma página para falar de artigos e pesquisas no ramo da medicina. 
  3. Foco em um produto ou serviço. Se você possui uma empresa – e, nesse caso, é importantíssimo saber o que é blog – saiba que essa plataforma pode te ajudar muito na divulgação do seu produto. Nesse caso, todo o conteúdo será voltado para o seu produto ou serviço, mas não necessariamente sobre ele. 

Por exemplo, você possui uma empresa que produz portas e janelas de madeira. Você pode criar um blog falando sobre os diferentes tipos de troncos, quais são as espécies de árvore mais usadas, quais são os cuidados com manutenção, etc. 

O que foi descrito no paragrafo acima é a principal maneira com que as empresas mais modernas da ultima década utilizadas o blog para gerar novas oportunidade de negocio: através de marketing de conteúdo. O marketing de conteúdo tem como intuito, produzir conteúdo relevante das etapas do funil de vendas, com intuito de levar o visitante pela jornada de compra. O local que esse conteúdo reside é no BLOG!

Para entender ainda mais detalhadamente o que é blog, é importante saber qual é o tipo de conteúdo exposto na página. Veja bem, não há uma regra sobre isso, tudo depende do estilo do seu site e de como você quer passar as informações. 

Mas, de forma geral, as ideias podem aparecer da seguinte maneira: 

  • Texto. É indispensável, afinal, é preciso introduzir o assunto de alguma maneira, mesmo que a página contenha outras formas de linguagem.  Aqui, busque um diálogo que esteja alinhado com o seu público-alvo, caso contrário não irá conseguir atrair a atenção dos leads
  • Imagem. As imagens sempre caem bem nos textos, mesmo que seja apenas algo no início. Se o texto for muito técnico, às vezes algumas figuras contendo fluxogramas para deixar o conteúdo mais explicativo é uma forma interessante de passar as informações. Dependendo do assunto, o conteúdo deve ser rico em imagem para que a leitor consiga entender realmente o que o conteúdo quer dizer. Por exemplo, se uma maquiadora está ensinando a fazer um determinado tipo de maquiagem, algumas fotos são essenciais para mostrar qual é o resultado esperado para aquela prática. 
  • Infográfico. Infográficas são ótimos para textos que são bem informativos e contêm muitas informações com dados e números. Se possível, busque colocar todos os resultados em gráficos para deixar a linguagem mais acessível. 
  • Áudio. Esse é um dos recursos menos utilizados nos blogs, mas é uma maneira muito interessante e inclusiva de conteúdo. 
  • Vídeo. Os vídeos também são bem famosos nos blogs. São informativos, dinâmicos e os leads costumam passar mais tempo na página. 
  • Apresentação de slide. Outra forma de apresentar o conteúdo é através de slides. Neles é possível misturar diversos conteúdos, como imagens, vídeos, sons, gráficos… é bem didático e normalmente prende a atenção do leitor também. 

Então, resumindo, o que é blog? É uma plataforma digital para divulgar uma série de conteúdos que serão desenvolvidos, pelo menos em partes, pelo responsável do site. Há diversas finalidades para criar um blog e muitas delas podem ter grande retorno financeiro. 

A história do Blog

Agora que você já sabe o que é blog, que tal conhecer um pouco da história dessa plataforma, que mesmo após diversas mudanças no mundo cibernético ainda tem muita visibilidade? 

O primeiro blog

Você já se perguntou quando surgiu o primeiro blog? Essa pergunta não é muito simples de ser respondida, pois é difícil eleger qual foi a primeira plataforma desenvolvida com as características de um blog.  Entretanto, algumas fontes dizem que no ano de 1994 o estudante Justin Hall desenvolveu uma página de conteúdo pessoal para falar sobre o seu cotidiano. 

Já em 1997, Jorn Barger criou e divulgou o blog chamado “Sabedoria de Robô”, que ficou conhecido na época. Aqui foi lançada a expressão “weblog”. Em 1999, o nome “blog” veio de Peter Merholz, um programador. 

A partir daí as pessoas começaram a se perguntar mais sobre o que é blog e a plataforma começou a ganhar maior popularidade. A essa altura, a tecnologia já era um pouco mais acessível também. 

Já nos anos 2000 havia diversas páginas com os mais variados conteúdos e muito provavelmente você passava horas e horas acessando páginas dos mais diferentes nichos! Política, esporte, fofoca, entretenimento, enfim, a internet foi tomada por páginas intituladas como blog. 

Novas ferramentas foram surgindo para ajudar no desenvolvimento, como WordPress e Blogger. Hoje em dia é possível desenvolver um blog em apenas alguns minutos e quando você procurou por “o que é blog” as pesquisas retornaram diversas páginas de… Blog! 

A febre

No ano de 1999 os blogs viraram uma grande febre e os programadores começaram a investir mais ainda nisso, tornando as funcionalidades mais complexas e aumentando ainda mais as possibilidades na plataforma. 

Como já dito anteriormente, novas ferramentas foram sendo desenvolvidas para que pessoas sem muito conhecimento em programação pudessem ter o seu próprio blog. Isso abriu portas para que muitos expusessem suas ideias e, em alguns casos, até mesmo ganhar dinheiro com elas. 

A evolução

No ano 2000 muitas coisas passaram por reformulações, a internet estava ganhando a casa das pessoas e muitas inovações tecnológicas começaram a surgir. 

O Blogger transformou em uma única página os posts e assim os usuários conseguiam publicar mais facilmente. Isso foi chamado de “permalink” e continua até hoje nesse universo. 

A partir daí os posts passaram a ter uma estrutura mais coordenada, onde as pessoas entravam e realmente se prendiam com a postagem. Locais para comentários passaram a ser abertos e iniciou aí a interação entre escritor e leitor. 

Hoje em dia os blogs são páginas super automatizadas, com um universo de possibilidades. Há também, quem use suas redes sociais de forma semelhante e muito possivelmente você já escutou falar do termo blogueiras. Sua origem realmente veio através dos blogs, pois os escritores – em sua maioria mulheres – compartilham dicas de moda, maquiagem e beleza. Esse nicho sempre foi muito acessado e ganhou muita visibilidade.

Com as redes sociais, principalmente o Instagram, houve uma migração da forma em que esse conteúdo era passado. As personalidades passaram a expor seus dias e dicas de beleza – ou assuntos variados – para os seus seguidores.

Então, no fundo, tais compartilhamentos digitais foram derivados dos blogs com essa ideia de mostrar conteúdo. 

No Brasil

Como você acha que o Brasil está em relação ao número de blogs? No ano de 2017 comprovou-se que o nosso país é realmente um dos amantes dessa plataforma!  Segundo um panorama de desenvolvido pela BigData Corp há mais de 5 milhões de blog, dos 10 milhões de sites brasileiros, ou seja, mais da metade. 

Entretanto, quase 97% dos blogs são considerados pequenos, ou seja, possui menos de 10 mil acessos no mês. Cerca de 0,95% tem mais meio milhão de acessos mensais.  Os números relatam que quase 60% dos desenvolvedores dos blogs usam o Blogger, contra 18% dos WordPress. Os temas mais recorrentes no Brasil são: 

  • Moda. São páginas que falam muito de tendências e realmente têm um público muito grande. Escritores e escritoras que têm reconhecimento na área também acabaram migrando para as redes sociais, mas continuam com seus blogs.
  • Maquiagem. Normalmente são feitas várias resenhas falando de determinados produtos. Quem é um pouco mais entendida do assunto, como dermatologistas, discutem até mesmo a fórmula do cosmético. É um nicho muito interessante porque este mercado tem muita opção e as mulheres ficam em dúvida sobre quais produtos têm boa relação de custo x benefício.
  • Esporte. Os blogs de esporte normalmente são mais informativos e discorrer muito sobre a opinião de jogadores. A partir deles você consegue acompanhar notícias, vencedores dos campeonatos, desempenho dos jogadores e coisas do gênero. 
  • Culinária. Os blogs de gastronomia e culinária também são muito bem recebidos na internet! Não aparecem somente ótimas receitas, mas, também, informações sobre alimentos, produtos, técnicas e muito mais. 
  • Cultura. É um tema muito amplo e você pode tratar de diversos assuntos nele. É uma junção de informação com opinião e normalmente fala-se sobre filmes, livros, grandes eventos, movimentos sociais e coisas do gênero. 
  • Fofoca. Apesar de parecer estranho, os blogs de fofoca de personalidades famosas são um dos mais acessados hoje em dia! Se você é ativo as redes sociais, por exemplo, talvez já tenha ouvido falar de Leo Dias ou Hugo Gloss. As pessoas realmente se interessam sobre a vida dos famosos e buscam saber sobre ela.

A importância de ter um blog

Apesar de existirem os nichos que são mais comuns aqui no Brasil – e possivelmente no mundo – não há qualquer limitação para você desenvolver a sua página na internet.

Você trabalha com marcenaria? Com direito? Com artesanatos? Absolutamente tudo possui espaço para uma página de internet, pois sempre há o que falar sobre determinado assunto! Agora, entenda de uma vez qual a importância dessa ferramenta. 

Para você

Se você quer desenvolver um blog para si mesmo, isso pode abrir diversas possibilidades. Primeiramente, antes de falar sobre questões econômicas, o passo inicial para criar um blog para você é descobrir do que ele irá se tratar. 

Se não houver qualquer ligação com a sua vida profissional, então você pode compartilhar experiências pessoas na plataforma. Muitas pessoas usam blogs como diários virtuais e nem sempre assinam com seu próprio nome. Se você sabe escrever e transcrever sentimentos, essa é uma forma de tentar manter a sua cabeça no lugar e, ainda, ajudar pessoas que estejam passando pela mesma coisa que você. 

Você também pode desenvolver algo sobre seu hobbie, como culinária, maquiagem, moda, esportes… enfim, todos aqueles temas que já foram citados anteriormente. 

Quando a sua página começar a ganhar visualizações você pode, caso queira, tentar ganhar dinheiro com ela de alguma forma. Sobre esse assunto, você pode monetizar a sua página através das seguintes possibilidades:

Cobrar acesso

Algumas páginas cobram o acesso para que você tenha direito a todas as informações. Isso é muito comum, inclusive, em sites de notícias. Normalmente o valor é baixo, não ultrapassando a marca de R$10,00 mensais. Lembrando que a internet é um ambiente muito vasto e se o seu conteúdo não tiver diferenciais, o público não verá a menor necessidade de pagar por ele.

Publicidade

Cada vez mais as grandes marcas estão apostando em Marketing Digital, pois sem tais ferramentas o sucesso é praticamente inviável hoje em dia. Dito isso, muitos perfis de redes sociais e blogs são financiados a partir de publicidade. Por exemplo, supondo que você tenha um blog sobre culinária que está ficando cada vez mais famoso na internet. Alguma marca de alimentos pode lhe pagar para que você use somente os produtos deles na receita. 

Espaço para marketing de afiliados

O marketing de afiliados já é uma ferramenta de compra um pouco mais complexa. Basicamente, existem dois envolvidos na história: o produtor e o afiliado. 

O primeiro o responsável pelo produto, enquanto o segundo tem o papel de promovê-lo digitalmente. A cada venda feita através das suas estratégias o valor é convertido para você de acordo com uma porcentagem estipulada. 

Então, você pode usar o seu blog para promover produtos que tenham relação com o que está sendo exposto no seu site. Quando essa escolha é bem feita, muitos leads acabam comprando o produto pelo link disponibilizado na sua página.

Importante: Lembrando que em todos os casos é essencial que os produtos ou serviços disponibilizados através do blog tenham relação com o conteúdo, caso contrário não fará sentido. 

Para sua empresa

Se você tem uma empresa, utilizar o blog como canal da sua estrategia é realmente muito importante! Você pode estar se perguntando como é possivel monetizar o blog no caso de uma empresa ou mesmo adiciona-lo na sua estrategia de marketing.

Vamos começar com um cenario: as pessoas passam a maior parte do dia na internet e quando precisam de qualquer informação, serviço ou produto a primeira coisa que fazem é buscar sobre algo nos sites de pesquisas, como por exemplo, o Google.

As empresas que não possuem sites, redes sociais, blogs ou coisas semelhantes não conseguirão elencar bem nos resultados e isso as deixarão cada vez menos competitivas no mundo digital. Mas como fazer para aparecer nas primeiras posições do Google e qual a relação com blog? 

Supondo que você tenha um depósito que só venda canos (um assunto bem desinteressante para muitas pessoas), é possível criar um blog falando sobre os tipos de canos, materiais, onde cada um deles é mais adequado…

A ação de produzir conteudos relevantes para sua persona é o que chamamos de marketing de conteudo. Então, para a empresa, isso é uma forma de se comunicar com seus possíveis clientes. Quando você oferece informações ao público ele cria certo vínculo de fidelização com a corporação. 

O que é preciso fazer – e o blog é um dos principais fatores dessas ações, é produzir conteúdo relevante para cada etapa da jornada de compra da sua persona. Conforme ela consome esses conteúdos (como nos exemplos citados), ela esta cada vez mais próxima de ter os conhecimentos necessários para realizar uma compra informada.

É justamente disso que se trata! Produzir e compartilhar conteudo relevante para sua persona.

Funil de Vendas, Inbound Marketing e Jornada de Compra
A jornada de compra do visitante enquanto consome conteudo do seu blog

Importante: quando falamos sobre o papel do blog na estrategia de marketing de uma empresa, alguns conceitos precisam ser discutidos:

  • Inbound Marketing: Inbound Marketing é o conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante. Diferente do marketing tradicional, no Inbound Marketing a empresa não vai atrás de clientes, mas explora canais como mecanismos de busca, blogs e redes sociais para ser encontrada.
  • Marketing de Conteudo: O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing que visa atrair clientes por meio da criação e distribuição de conteúdo relevante, sem que haja promoção explícita da marca. É um dos braços principais de uma estratégia maior de inbound marketing.  
  • Jornada de Compra: A Jornada de compra é um conceito que descreve o caminho que um potencial cliente percorre até realizar uma compra. Conhecida como Buyer’s Journey, a Jornada de Compra geralmente possui 4 etapas: “aprendizado e descoberta”, “reconhecimento do problema”, “consideração da solução” e “decisão de compra”.
  • Funil de vendas: O Funil de vendas é uma representação das etapas que um potencial cliente passa, desde o primeiro contato com a empresa até realização de uma venda. Um funil de vendas é normalmente dividido em 3 etapas principais: topo de funil (ToFu), meio de funil (MoFu) e fundo de funil (BoFu).

Escrevi alguns artigos com a explicação completa desses conceitos e como implementar na sua empresa.

Conclusão

Concluindo tudo o que foi dito até agora, o blog é uma ferramenta de comunicação que possui uma estrutura muito livre e pode ser usada para diferentes fins. 

Hoje em dia é um tipo de plataforma muito bem consolidada e a maioria das pessoas busca informações sobre os mais diferentes assuntos ou serviços a partir delas.  Não é mais necessário saber programar ou ser bom em informática para desenvolver uma página dessas, pois há ferramentas facilitadoras no mercado para democratizar esse acesso. 

Você pode desenvolvê-lo para você – tendo ou não fins lucrativos – ou para a sua empresa. Nesse último caso, é algo essencial para ganhar competitividade no mercado. O mais importante para começar uma estratégia utilizando o blog como canal de aquisição é criar conteudos que contemplem a jornada de compra da sua persona de forma otimizada.

Entender a parte técnica de tudo isso é importante, mas o sucesso só aparecerá se você apostar em diferenciais, bom conteúdo, fácil acesso e, claro, linguagem ideal com seu público-alvo.

Agora que você já sabe o que é blog, que tal começar a estruturar a sua plataforma? Seja para você ou para sua empresa, essa plataforma irá gerar resultados bem promissores.