Email Marketing: como executar essa estratégia de comunicação

Email Marketing

Email Marketing é toda comunicação via email que acontece entre uma empresa e seus contatos ou clientes. Uma campanha de Email Marketing contem produtos, promoções, conteúdos, e em geral, as mensagens são enviadas com uma ferramenta de disparo de emails. para uma lista segmentada de leads.


O email marketing foi, durante muito tempo, sinônimo de spam e comunicações intrusivas. Hoje em dia é uma estratégia que vem sendo muito utilizada para prospectar clientes, trazer informações e, também, é usado com os mais diversos propósitos. 

Quem tem uma empresa ou qualquer tipo de negócio pode – e deve – usar essa ferramenta como canal de comunicação em sua estrategia de inbound marketing. E o melhor, hoje em dia é possível fazer isso de forma personalizada e inteligente, o que não acontecia antigamente. 

Existe uma série de soluções digitais de marketing digital, mas com certeza o e-mail marketing é uma das possibilidades que se adéquam a praticamente todos os nichos, afinal, dificilmente alguém não possui e-mail nos dias de hoje. 

O que é o Email Marketing

Email Marketing é toda comunicação via email que acontece entre uma empresa e seus contatos ou clientes. O envio pode ser feito por uma lista de consumidores pré-cadastrados ou utilizando ferramentas para direcionar as mensagens ao seu público-alvo.

A história do Email Marketing começou no fim da década de 1970, quando o gerente de marketing da Digital Equipment Corp, Gary Thuerk enviou 400 emails promovendo computadores da companhia, o que resultou em 13 milhões de dólares em vendas.

Mas foi nos anos 1990 que a internet massificou o Email Marketing. Isso abriu as portas para uma nova forma de comunicação, mas também fez surgir os indesejáveis spams — e, por consequência, as regras para proteger os consumidores dessa prática.

Nos anos 2000, tornou-se claro que pensar que somente enviar emails, sem pensar no destinatário ou no conteúdo, não era suficiente. Desde então entende-se que, para fazer um Email Marketing efetivo e não acabar na caixa de spam, é importante seguir as boas práticas.

O envio dessas mensagens é feito de forma inteligente, seguindo estruturas adequadas, bem como conteúdo direcionado, e utolizando ferramentas especializadas. As pessoas REALMENTE se interessam pelas mensagens e os resultados mostram essa eficácia. 

Alguns exemplos comuns de email marketing que você já deve ter recebido na sua caixa de entrada são: (veremos em maiores detalhes nas próximas seções).

  • oferta de passagem aérea;
  • promoções;
  • confirmação de uma compra online;
  • newsletter.

Então, se você tem em mente que as mensagens via e-mail não funcionam, saiba que hoje existem diversas formas e estudos que viabilizem tal ferramenta de forma que ela atinja resultados muito promissores. 

Importante: EMAIL marketing NÃO é SPAM. Você pode ter relacionado o que foi dito com os Spans, mas esse não é o objetivo. Algumas empresas realmente disparam vários e-mails com pouquíssimos critérios e de forma praticamente aleatória, enchendo a caixa de entrada – ou lixo eletrônico – de mensagens de que não interessam. Mas isso não deve ser feito, e não é uma campanha de email marketing

Tipos de Email Marketing

Como disse anteriormente, toda comunicação entre a empresa e o potencial cliente, lead ou mesmo cliente feita através do email, pode ser considerado uma campanha de email marketing. Mas existem diversos tipos específicos que podemos citar. Como por exemplo:

Newsletter

Esse tipo de e-mail é bem conhecido, principalmente entre os blogs e os sites de e-commerce. Elas são uma boa forma de se comunicar para nutrir o relacionamento com seus Leads e clientes de maneira mais leve e com mais proximidade.

Elas costumam ter uma abrangência maior de interesses, abordando diversos assuntos dentro de um tema amplo. Aqui, a empresa envia para a sua lista de contatos as novidades que estão sendo desenvolvidas ou até mesmo notícias sobre o nicho de atuação. 

Por exemplo, uma empresa de mineração que manda semanalmente aos seus clientes notícias e artigos sobre como está o andamento do setor mineral no Brasil e no mundo. Tem um viés bem informativo. 

Email promocional

O e-mail promocional não é no sentido de dar um desconto em algum produto ou serviço, mas traz o intuito de promover algo. No caso do email, “promocional” é no sentido de “promover uma oferta”, seja ela um conteúdo gratuito ou um produto de fato. Esmiuçando melhor, um email promocional pode ser. Veja alguns exemplos: 

  • E-mail promocional de produtos físicos: oferece produtos, ideal para lojas de varejo e e-commerce; 
  • E-mail promocional de produtos ou serviços digitais: podem ser softwares, cursos, dentre outros; 
  • E-mail promocional de produtos digitais gratuitos: cada vez mais comum hoje em dia, é uma tática para fidelizar clientes. E-books gratuitos são exemplos clássicos. 

Emails promocionais têm o objetivo primário a conversão, sem as várias opções que uma newsletter possui. Eles possuem um grande potencial de levar a mensagem certa, para a pessoa certa em qualquer etapa da jornada de compra, caso seja feita de forma otimizada.

Dica: O segredo para otimizar a conversão de suas proporcções está na segmentação, ou seja, enviar o email para um público-alvo específico que esteja interessado no que está sendo oferecido.

Email sazonal

São e-mails disparados somente em datas ou períodos especiais. Dia dos namorados, dia dos pais, informações sobre campanhas de saúde (como novembro azul ou outubro rosa) e coisas do gênero.

A ideia dos emails sazonais é fazer com que seus Leads e clientes se sintam lembrados e que sua empresa esteja presente nos momentos importantes para a sua persona. Nesse caso as datas comemorativas, normalmente os e-mails trazem conteúdos mais emocionais, cheios de artifícios.  

Email marketing de boas vindas

O email de boas-vindas é o email que você envia ao seu visitante assim que ele se tornar Lead. Pode não parecer importante, mas esse email tem diversas funções, principalmente avançar o visitante em sua jornada de compra, ou seja, nutri-lo com informações relevantes.

Esse tipo de email também pode ser utilizado depois de algum contato prévio com a empresa, seja através de sites, propagandas ou até mesmo pessoalmente. O importante aqui, é “receber” seu visitante de forma mais pessoal e humana. Tenha certeza que ele vai olhar sua empresa da mesma forma.

Email para clientes inativos

O e-mail para inativos é fundamental na estratégia de e-mail marketing na tentativa de transformar aquele consumidor que já não usufruiu mais dos serviços ou produtos em um cliente ativo novamente. Essa estratégia também é conhecida como “limpeza da base de emails” ou “aquecimento de base”, ou seja é uma estratégia com o objetivo de voltar com o relacionamento com uma lead

Quando for fazer o disparo de emails para uma base de clientes que não esta engajada (inativa), é importante ponderar bastante sobre a frequência de disparo nesse caso, pois o cliente não pode se sentir sufocado pela empresa. Se ele já não está comprando, sentimentos negativos irão afastá-lo ainda mais. 

Outra dica importante é nesse caso é pensar com muita calma sobre o assunto do email, afinal de contas, se seu visitante já não esta engajado, enviar um email com conteúdo irrelevante para ele, pode faze-lo marca-lo como Spam – o que seria péssimo para sua estratégia.

Mas, além disso, há algumas boas práticas que você pode adotar para engajar seus Leads que não estão mais interagindo com os seus emails. São elas:

  • Perguntar quais conteúdos ele gostaria de receber;
  • Fazer anúncios segmentados para seus Leads nas redes sociais (utilize o email deles para encontrá-los);
  • Avisar o Lead que ele não receberá spam ou inserir a opção de opt in (isso ajudará a evitar o cadastro com emails temporários);
  • Confirmar a adesão do Lead;

Email para e-commerce

Como citamos anteriormente, o email Marketing é um excelente canal para empresas de e-commerce. Com eles, essas empresas podem engajar, relacionar-se, aumentar a taxa de conversão, enviar promoções, divulgar novidades ou até mesmo diminuir a quantidade de carrinhos abandonados.

Vamos aproveitar para citar 2 dicas para fazer com que sua estratégia de email marketing gere os melhores resultados e para que as mensagens sejam relevantes para sua persona:

  1. Crie maneiras de incentivar o cadastro de clientes na sua lista de emails. Assim, você garante uma base de pessoas realmente interessadas. Dica: inclua alguns campos para que seus visitantes preencham. Dessa forma você vai ter maior conhecimento do perfil dos participantes do seu mailing e enviar a mensagem certa para os seus clientes;
  2. Relevância no assunto. Envie conteúdos que for relevante para o seu cliente e que tenha ligação com a loja, como promoções e lançamentos, e que estejam conectadas ao seu negócio e que ajudem o consumidor a resolver algum tipo de problema; Nao se esqueça do funil de vendas!!

• Automação de emails

Automação de marketing é qualquer interação que ocorra entre a empresa e o Lead/cliente de forma automatizada, com objetivo de se relacionar com esse Lead ou cliente após algum gatilho. Dependendo do caminho que seu Lead fizer, sua resposta a ele será diferente. Ou seja, o relacionamento, apesar de automatizado, será personalizado.

É preciso saber qual tipo de e-mail usar para que a estratégia seja realmente eficiente. Você não precisa se limitar apenas a algum deles, direcione-os de acordo com a interação e perfil de cada usuário. O conteúdo dos e-mails, bem como seu tipo e estrutura, devem estar alinhados com o momento em que o lead está. 

Os emails podem ser de diversos formas e de vários objetivos. Para exemplificar, vamos falar sobre a nutrição de Leads, que consiste em enviar, de forma automatizada, uma série de emails com conteúdos relacionados ao tema pelo qual o usuário demonstrou interesse.

Isso, na verdade, está relacionado com um conceito muito importante que provavelmente você já ouviu falar: funil de vendas. De acordo com a intimidade do lead com seu serviço ou produto um tipo de e-mail será disparado. 

Estrutura do email

Mesmo que você mande o tipo de e-mail marketing correto isso não é garantia que a estratégia irá funcionar (na verdade, esse foi apenas o primeiro passo). A estrutura do e-mail é fundamental para que o usuário realmente leia o conteúdo que está sendo ofertado.

Nesse momento, algumas dicas podem te ajudar: 

Remetente

Muitas vezes basta que olhemos o nome do remetente para considerar aquele e-mail importante ou não. Quando é algo muito genérico os retornos não são nada positivos. E quando vemos que realmente existe uma pessoa por trás da mensagem, automaticamente a olhamos com maior credibilidade.

68% das pessoas tomam a decisão de abrir o email com base no remetente.

A personalização é fundamental para uma estratégia de email marketing de sucesso, portanto, se você usa o “contato” para falar com seus clientes, precisa buscar alternativas. Por exemplo, supondo que a sua empresa se chama XYZ, não crie um endereço de e-mail com “[email protected]”. Substitua a palavra “contato” pelo seu nome ou o responsável do setor. 

Outras dicas importantes quando estamos otimizando o email:

  • Tamanho pequeno. Não escolha nomes muito grandes, e seja sempre mais breve possível – isso é especialmente verdade quando falamos de legibilidade nos aplicativos moveis . Isso também evita que erros sejam cometidos no momento de os usuários tentarem mandar alguma mensagem. Pesquisas indicam que o número máximo de caracteres no remetente é 23, mas não há uma unanimidade no assunto.
  • Não utilize o “No reply”. Você já deve ter lido algum e-mail com a consideração final “não responda”. Normalmente ele aparece em e-mails de confirmação de compra ou até mesmo em mensagens de sites do governo.  No caso do e-mail marketing, adotar essa postura não é nada recomendado. O usuário se sente afastado e passa a impressão de que a empresa não quer ouvi-lo – o que acaba sendo algo extremamente negativo. 

• Assunto

O assunto do e-mail deve ser muito bem escolhido, pois é preciso causar no lead uma sensação positiva, que faça com que ele leia a mensagem até o final. 

Não são aconselhadas mensagens sensacionalistas ou coisas do gênero, traga algo que proporcione curiosidade de uma forma positiva.

Confira alguns detalhes aos quais você deve se atentar nesse momento: 

  • Foque em um objetivo. O e-mail marketing deve ser algo relativamente breve, onde você deve focar em um único objetivo. Então, veja qual é o propósito da mensagem, o que você realmente quer passar nela e não desvie muito o foco. O lead deve manter a linha de raciocínio para ficar intrigado no assunto. 
  • Criar urgência para melhor conversão. A ideia de gerar urgência é uma estratégia muito comum em emails. São as chamadas que colocam certa limitação no conteúdo. Como por exemplo: “ultimas unidades”, “falta 3 horas para encerrar a promoção”, ou “somente as 10 primeiras pessoas”
  • Evite spam ou comerciais.Evite estruturas semelhantes e mensagens generalizadas, também não encha o e-mail de propagandas. Os filtros anti-spam procuram padrões semelhantes em seus emails e aqueles que o lead marcou como spam.
  • Não tente convencer o usuário a abrir o email. Um erro clássico são as mensagens apelativas como “abra esse e-mail e descubra”. O lead não sente atração por essa forma de linguagem e classifica a mensagem como desnecessária. Haja de forma que instigue a curiosidade.
  • Personalize o assunto. Apesar de ser algo automatizado, é MUITO importante personalizar o assunto. Como por exemplo, adicionando o nome da lead – é muito importante que o cliente sinta-se importante. O vocativo prende a atenção e muito provavelmente ele abrirá o e-mail. 
  • Use um texto de apoio. Chama-se de preheader o texto de apoio que fica ao lado direito do assunto principal do e-mail. O Gmail, por exemplo, dá essa possibilidade e você pode usá-lo como um artifício a mais para chamar a atenção lead
  • Mantenha o assunto curto. Seja breve e objetivo, mas não necessariamente isso deve ser feito de forma seca e direta. Busque mensagens agradáveis, de fácil leitura e fluidez. Dica: utilize entre 20 e 41 caracteres.
  • Inclua números ou percentuais. Dados, porcentagens ou números passam mais veracidade a mensagem. Dica: não coloque os números por extenso, mas sim os numerais – isso facilita a leitura e o entendimento.
  • Faça perguntas. Faça perguntas durante a mensagem, instigue a comunicação com o leitor. Isso é ótimo para desenvolver a fidelização de clientes, pois mostra que você queêr ouvi-los. Esse é mais um dos motivos do “No reply” não ser interessante para esse tipo de estratégia. 
  • Use emoji. O uso de emoji deixa a mensagem mais leve e informal, mesmo sendo um assunto importante. Entretanto, tudo há limites! Não encha o seu e-mail marketing com carinhas e bichinhos, seja ponderado. 
  • Use palavras chave do negócio. Cada nicho possui o seu vocabulário específico e usá-lo no e-mail atrai mais a atenção dos leads, pois eles irão se identificar com o assunto. 
  • Teste. Essa dica é muito útil e muito importante! Antes de programar um e-mail e começar a dispará-lo, não deixe de fazer testes para ver como eles realmente chegaram aos usuários.  Algumas vezes eles são desconfigurados e isso pode prejudicar a estética e o intuito da mensagem. 

Corpo do email

Você criou a espectativa da sua lead para abrir o email! Otimo. O trabalho que você fez no “assunto”do emil foi um sucesso. Agora é a hora de criar entregar o que prometeu e caprichar no corpo do email. A ideia é ser objetivo, escrever com um propósito claro e ir direto ao ponto.

A primeira recomendação que é estabeleça se o email se trata de uma oportunidade, uma oferta, desconto etc. e trabalhe suas frases pensando nesse objetivo. Lembre-se de que, igual ao desenvolvimento de um blog post, você deve ter um storytelling no seu emails. Por exemplo:

  • Email de nutrição: se o email enviado é um relacionado a alguma etapa de um fluxo de nutrição, você deve colocar no corpo do email, conteudo relacionados ao gatilho que levou a pessoa a entrar no fluxo. Por exemplo, se a pessoa baixou um ebook com o titulo: “guia de como abrir sua empresa”, no texto do email, você pode começar: “Fulano, então você esta tentando abrir uma empresa! Que otima noticia. Eu trouxe alguns conteudos que podem ajuda-lo nos seus estudos….”
  • Email de promoção: Os emails de promoção são os mais fáceis de criar um bom conteudo (e os mais fáceis de “errar a mão“. Recomendo sempre contextualizar o motivo do email, porque você esta trazendo essas promoções, e claro, criar uma urgência antes de listar todas as promoções e descontos.
  • Data comemoração: No corpo do email de datas comemorativas, uma ótima dica é adicionar imagens e gifs animados! Afinal de contas, essa é uma data especial para sua lead. Um email agradável e humano, fortalece a mensagem que você quer passar: que você tem um carinho por essa lead, e quer participar desse momento especial.

CTA

No final do email, o lead deve ser direcionado para aquilo que você deseja. Seu objetivo é converter uma venda? Fazer com que ele acesse o site? Preencha um formulário? É necessário que haja um canal para ele fazer isso!

Não há sentido algum desenvolver um e-mail marketing sem que haja um direcionamento, pois o usuário dificilmente irá por si próprio digitar nos sites de busca o que está sendo promovido no e-mail. Então, obviamente, é preciso usar o que chamamos de Call-to-Action (CTA), um link de direcionamento ao usuário. 

CTA, Call-to-Action significa Chamada para Ação e é justamente o propósito dessa ferramenta. 

Call-to-Action (CTA), em tradução literal, significa “chamada para ação”, e é esse mesmo o objetivo do seu uso: indicar a uma pessoa qual é o próximo passo que deve ser realizado em determinada situação.

Há várias ações que desejamos que sejam realizadas, tais como fazer um cadastro para receber newsletter, preencher um formulário, fazer um download, pedir um orçamento, fazer um teste gratuito de software ou acessar um link de um post no blog.

A função do CTA é servir de ponte do momento na jornada que o lead se encontra para essa ação. Ele deve refletir em uma única chamada a proposta de valor da oferta em questão. São mensagens curtas, porém muito eficientes e que mostram o propósito daquele clique. 

Algumas dicas para fazer um bom CTA em um email marketing:

  • Seja breve e objetivo. Como as mensagens citadas anteriormente. Você realmente pode fazer algo em formato de botão ou simplesmente colocar um hiperlink ao decorrer do texto. 
  • Passe credibilidade. É muito importante que você passe credibilidade, pois muitas pessoas têm receio de clicar em links que os direcionam para vírus e semelhantes. Evite botões chamativos, um visual mais clean passa mais confiança. 
  • COloque um unico CTA. Também não encha a página ou e-mail com vários botões, pois isso polui o visual e o lead pode ficar desconfortável com isso. Muitas vezes, menos é mais! Mas lembre-se, sempre, de realizar um bom posicionamento. 
  • Usar verbos no imperativo ou inifitivo. Por exemplo, “faça o download” ou “fazer download”. Nota: teste ambas as opções em diferentes contextos para descobrir o que funciona melhor.
  • Criar urgência. Palavras como “hoje” e “agora” mostram o quão fácil e imediata é a ação.

Checklist

Para te ajudar a estruturar a sua estratégia de e-mail marketing, vou colocar um check list para você planejar uma campanha de email marketing:

1. Planejamento. 

  • Persona. Estude e define muito bem a sua persona e seu público-alvo. Cada nicho possui as suas particularidades, bem como típicos consumidores, então, é preciso considerar isso no momento de desenvolver QUALQUER estratégia. Um e-mail para atrair leads no ramo de produtos de maquiagem não será o mesmo para uma empresa que trabalha com reformas de casas, por exemplo.
  • Segmentação. Defina o seu segmento de atuação, quais são os anseios do público e o que eles desejam. 
  • Conteúdo. Pense muito bem no conteúdo que irá promover para os leads, pois isso será determinante no sucesso da estratégia ou não. Para definir isso, é importante que tenha muitas pesquisas e avaliações por trás, pois muitas coisas parecem óbvias, mas no fundo não são. 

2. Calendario

  • Definir dia e horário do disparo. Cada público tem um horário mais adequado de postagem e isso faz total diferença na eficiência do método. Então, pondere sobre a sua persona e estipule qual o melhor calendário para os disparos. 

3. Conteúdo

  • Criar um Outline. Desenvolva uma lista com os pontos que podem ser abordados e veja quais deles podem combinar. Você também pode fazer relações diferentes para leads que estão em estados distintos de relação com a empresa. 
  • Produzir os textos do email. Desenvolva os textos com calma, leia, releia, converse com outras pessoas e peça opiniões a respeito. 
  • Revisão. Nunca deixe de fazer a revisão. E-mails com erros de português perdem totalmente a credibilidade e também é FUNDAMENTAL que eles não estejam confusos. 

4. Layout

  • Criar layout considerando a estrutura do conteúdo. Como já foi dito aqui, é muito importante que a estrutura do e-mail marketing esteja adequada. Todos os detalhes contam e manter um texto bem organizado e atrativo é fundamental. 
  • Revisar layout com o conteúdo final. Quando tudo estiver pronto, não se esqueça de avaliar se a ideia realmente ficou como tinha almejado. 
  • Fazer um disparo de teste. Mande e-mails de teste para conferir se o conteúdo realmente ficou a forma desejada, nunca se esqueça essa etapa! 

5. Analise

  • Análise. As análises são pontos ESSENCIAIS no sucesso do e-mail marketing e por isso esse assunto será um pouco prorrogado em detrimento dos outros tópicos deste checklist. 
    • Taxa de Abertura. A taxa de abertura é a relação de usuários que abrem o e-mail enviado. Quando ela é alta, isso quer dizer que as estratégias usadas estão sendo adequadas. Agora, se a taxa não atingir bons números isso quer dizer que o e-mail precisa passar por algumas alterações. Então, nesse momento, você deve avaliar tudo o que influencia nessa etapa.
    • Taxa de Cliques. A taxa de cliques é relacionada com o direcionamento dentro do e-mail. Se o e-mail marketing estiver sendo eficaz, as taxas serão altas, caso contrário são necessárias revisões. O raciocínio é o mesmo que na etapa anterior, é preciso avaliar todos os pontos que possuem certa influência nos cliques. Talvez seja um dos momentos mais difíceis, pois as variáveis são muitas.
    • Taxa de Conversão. As taxas de conversão são os números que refletem se os usuários estão ou não estão fazendo aquilo que você desejava. Se estiver baixa, então o propósito final não está sendo atendido. 

Importante: Acompanhar os resultados gerados pelas estratégias de marketing digital é simplesmente a base do sucesso. Afinal, é através desses números que você conseguirá avaliar quais são os acertos e os erros. 

Conclusão

O e-mail marketing é realmente uma ferramenta valiosa, porém é preciso muito esforço para atingir os resultados desejados. 

Conheça os seu público-alvo, estabeleça uma persona, avalie como reagem ao conteúdo, busque oferecer o que os leads ou consumidores desejam – e da forma que desejam, esteja sempre atento aos resultados e aprimore seus pontos fracos.

Lembrando que a internet é um ambiente muito dinâmico e as coisas mudam a todo o momento. Sendo assim, uma estratégia digital que está funcionando hoje pode não ter os mesmo resultados daqui algumas semanas.  Mas como o e-mail marketing é bem flexível, sempre é possível adaptá-lo para atender as expectativas do mercado – mais um motivo para sempre ficar atento aos resultados. 

Para a sua empresa – ou até mesmo para você que tem o seu próprio negócio – essa é uma ferramenta digital que pode ser incluída nas suas estratégias de marketing digital para aumentar os retornos do público. 

Então, dito tudo isso, que tal começar a projetar o seu e-mail marketing? Junte sua equipe de estratégia e marketing e comece a elaborar conteúdo e estruturas para atingir o seu público-alvo. Com certeza os resultados serão promissores!