Palavras-chave: o que são e quais os tipos existentes

Palavras-chave

Palavras-chave (ou keyword) são os termos compostos por uma ou mais palavras que os usuário da internet digitam a sua dúvida nos buscadores com o intuito de obter respostas e solucionar seus problemas, dessa forma acessando conteudos disponiveis na internet.


Quando você esta com alguma duvida ou navegando pela internet, provavelmente a primeira coisa que você faz é acessar um buscador (como o Google, Bing ou DuckDuck GoGo), e digita o termo de sua duvida na barra de pesquisa correto?

Esse termos é o que chamamos de palavras-chave ou keywords. Elas podem ser palavras, mas geralmente são expressões compostas que revelam as dúvidas de quem realiza a pesquisa, por isso se tornaram elementos importantíssimos para o marketing digital.

Isso porque um dos objetivos de quem quer realizar vendas ou oferecer produtos, ou ainda quem precisa ter sua página muito acessada, terá que elaborar muito bem as palavras chaves se quiser estar bem rankeado no google.

Por exemplo, se você estava com duvida sobre palavras-chave e chegou até aqui, provavelmente encontrou nas primeiras posições esse conteúdo e agora esta aprendendo mais sobre a sua duvida inicial.

Nesse artigo vamos nos aprofundar no que são as palavras-chave, seus tipos, e formas de buscar nos buscadores que você pode utilizar para elaborar a sua estratégia de marketing de conteúdo.

Palavras-chave (ou keyword) são os termos compostos por uma ou mais palavras que os usuário da internet digitam a sua dúvida nos buscadores com o intuito de obter respostas e solucionar seus problemas, dessa forma acessando conteudos disponiveis na internet.

As palavras chave são basicamente o principal mecanismo de qualquer pesquisa. É através delas que os usuários acessam praticamente todo conteúdo da internet.

A não ser quando o link do site ou blog é digitado diretamente no navegador da internet, todas os outros acessos se dão através de buscadores a partir de palavras chave. A palavra chave direciona o usuário para diversos sites e os primeiros que aparecem, em geral são os melhores rankeados.

Quando um usuário digita determinada palavra ou conjunto de palavras no buscador é porque ele quer esclarecer uma dúvida ou encontrar um produto. As páginas acessadas que melhor respondem aos questionamentos dos usuários também costumam estar melhores rankeadas.

Google - Marketing
Google – Marketing

Por isso é que as palavras chave começaram a ser utilizadas por quem trabalha com marketing digital. Como são as palavras digitadas nos sites de busca, quando essas palavras são utilizadas da forma correta em determinado site, o google direciona quem digitar essa palavra para seu site.

No exemplo abaixo podemos ver o resultado que o Google retorna quando buscarmos pela palavra chave: “marketing“, e depois selecionando a palavra chave “marketing de conteudo

Google - Marketing de Conteúdo
Google – Marketing de Conteúdo

Tipos de palavras chave

As palavras chave precisam ser relevantes para a pesquisa, por isso os sites que querem alavancar os acessos procuram utilizar as mesmas palavras chave que são digitadas nos buscadores do google.

No entanto, há alguns tipos de palavras chave diferentes e que podem ser utilizadas como estratégias de marketing. Para entender como esse mecanismo funciona, explicaremos os principais tipos de palavras chave e como utilizá-las para aumentar seus acessos.

As palavras “semente” são as palavras principais, as mais digitadas quando se faz uma busca. Essas palavras são muito amplas, genéricas e costumam ser apenas uma ou duas. Atingir essas palavras é muito difícil porque elas sempre serão muito disputadas por sites.

Portanto, há algumas estratégias que facilitam as ferramentas de marketing digital, especialmente para pesquisas mais específicas no google, que é o maior site de buscas da internet. 

Antes de se decidir pelas palavras chave que utilizará em seu site, saiba que existem ferramentas especializadas em encontrar palavras chave. Entre as mais conhecidas estão o Google Keyword Planner, o Semrush e o Google Trends.

Vamos agora conhecer os principais tipos de palavras chave.

Head Tail

Essas palavras são as palavras semente, os termos mais genéricos e palavras únicas digitadas nos buscadores. Em geral são as primeiras buscas realizadas pelos usuários, até que estes vão “afunilando” suas pesquisas através das Long Tail.

Essas palavras, possuem um volume de buscas muito ALTOS e por isso é muito mais difícil estar bem rankeado em relação às long tail. As chances de conversão desse público também são menores, exatamente porque estão realizando buscas muito amplas.

Alguns exemplos de head tail para esse texto poderiam ser “keywords” ou marketing. Dificilmente uma busca tão genérica e o uso de palavras chave muito amplas pode levar quem pesquisa a um produto específico – normalmente as pessoas que buscam esse tipo de palavra estão bem no topo do funil / inicio da jornada.

Apesar de ser bastante difícil ranquear as head tail, com estratégias de marketing muito bem trabalhadas é possível driblar a concorrência. Para tanto, é preciso aliar o uso de palavras chave com outras estratégias de marketing e realizar um trabalho muito mais profundo.

Long Tail

Long Tail ou “palavras cauda longa” são as buscas mais específicas digitadas no site de busca, geralmente maiores e mais completas. Alguns exemplos de long tail para esse texto poderiam ser “como utilizar palavras chave” ou “tipos de palavras chave”.

Esse tipo de palavras chave costuma ser utilizado no fim das pesquisas, após pesquisas por termos mais genéricos. Quanto mais o usuário vai pesquisando, mais tende a utilizar as long tail.

Pense que um usuário que digita frases mais específicas, em geral já conheceu o que é o produto ou tirou sua dúvida, mas gostaria de tomar uma decisão final, para isso ele utiliza pesquisas mais “fechadas”.

As palavras chave long tail não geram tantos acessos, já que são menos pessoas que digitam palavras tão específicas nos buscadores. No entanto, quem acessa quer exatamente aquele conteúdo.

Por exemplo, quando se trata de site de vendas de produto, o usuário que digita a long tail já está bem mais inclinado a comprar, já conhece o produto e, por isso, é um lead que precisa ser atingido. Ele pode buscar um tenis como: “tenis da nike new balance vermelho

– Comparativo

Head TailLong Tail
Nivel especificidadeGenericasEspecificas
TamanhoLongasCurtas
TrafegoAltoBaixo
ProcuraAltaBaixo
Dificuldade IndexarAltaBaixo
CustoAltoBaixo
ExemploTenis Niketenis da nike new balance vermelho

Importante: para uma boa estrategia de marketing de conteudo o ideal é você produzir conteudos que utilizam tanto palavras chave head tail quanto long tail. Uma boa proporção é de 70-30, ou seja, 70% dos conteúdos utilizam palavras chave head tail, e 30% long tail.

Tipos de busca de palavras chave

Para procurar um produto, serviço ou informação, o usuário da internet pode realizar diversos tipos de busca. O fundamental para criar sua estratégia de marketing é compreender as intenções de quem digita determinada palavra chave no buscador.

Compreendendo essas intenções, é possível que o profissional de marketing alinhe as buscas de usuários por produtos aos sites que oferecem esse tipo de produto ou serviço. A seguir falaremos dos principais tipos de busca de palavras chave:

Navegacional

Esse tipo de busca é quase impossível de converter. Isso porque o usuário digita o site diretamente no navegador da internet. Quem digita um site direto raramente mudará seu destino, diferente de quem faz a pesquisa no site de buscas por palavras chave.

No entanto, é possível que na busca navegacional o usuário utilize o google como um atalho ou como sugestão para sua busca completa. Por exemplo, pode ser que o usuário queira ir direto para a página oficial de uma loja específica, mas não sabe o site completo.

Dessa forma, ele utiliza o google como forma de buscar esse site em específico e acessar o que deseja. Não é um tipo de busca em que o usuário busque por informações ou esteja em dúvida.

Transacional

É o tipo de busca em que o usuário pretende realizar uma compra. Há diversas formas utilizadas para realizar a busca transacional.

Pode ser que o usuário utilize o google para buscar uma loja específica, um produto que ele já se decidiu por comprar ou ainda pode ser que o usuário queira comparar preços, marcas e modelos de determinado tipo de produto ou serviço.

Por exemplo uma pessoa que deseja adquirir um vestido.  Esse usuário pode já saber em qual loja irá e qual vestido deseja adquirir, pode ser que ele saiba só qual vestido e ainda se decida pela loja ou, em muitos casos o usuário só tem definido o modelo de vestido que deseja, mas a loja e marca ainda serão definidas conforme suas buscas e pesquisas, que muitas vezes levam horas e até dias.

Essa é uma das buscas mais importantes para quem deseja utilizar estratégias de marketing que trabalham com palavras chave, já que é possível captar um possível comprador que já tem em mente o que deseja e quer adquiri-lo.

Se a empresa e o produto estiverem bem rankeados, na busca transacional será possível que o usuário acesse seu site e compre o produto.

Informacional

Esse tipo de busca costuma ser um pouco mais genérica inicialmente, é através da busca informacional que o usuário procura informações sobre um serviço, produto ou marca. No entanto, essa pesquisa pode ser o início de uma busca que chegará a uma compra, ainda que não nesse momento.

A pesquisa informacional se difere da navegacional porque nela o usuário simplesmente não sabe em que site poderá chegar com sua pesquisa. É na busca informacional que ele pode conhecer seu produto ou marca!

O bom rankeamento de uma empresa no google é fundamental para otimizar a busca informacional porque quanto melhor ranqueada, mais à frente o site da empresa aparecerá no ato da pesquisa.

Pesquisa local

Pesquisa local são buscas geográficas, realizadas pelos usuários em zonas restritas de determinadas regiões. É um tipo de busca muito utilizada quando quem pesquisa quer encontrar serviços ou produtos específicos em uma cidade ou bairro.

O marketing da pesquisa local consiste basicamente em colocar a empresa no mapa. Quando usuários buscarem seu tipo de produto na região em que se encontram, o google os levará até seu site. Por exemplo, quem viaja tende a fazer antecipadamente pesquisas sobre restaurantes, bares, pizzarias, supermercados, cinemas e outros locais próximos de onde irá se hospedar.

Há diversas estratégias que fazem com que determinada empresa e produtos apareçam na caixa superior do google antes mesmo do mapa e da lista de produtos que vem logo abaixo. 

Geralmente são propagandas pagas, mas que podem ser uma estratégia interessante se seu serviço ou produto é um tipo de serviço pesquisado em buscas locais.

Outros tipos de busca

Outros tipos de busca que são realizados por usuários são as buscas por notícias, buscas acadêmicas, informações sobre clima, data e locais, pesquisas institucionais, imagens e pesquisas por vídeos ou tutoriais. 

A cada dia o google tem se utilizado de estratégias para filtrar as buscas e colocar os usuários em contato com produtos e informações muito mais precisas de acordo com suas buscas.

Para isso foram criados, por exemplo, o Google Shopping que direciona o usuário para comprar assim que ele digita uma busca transacional. Quando se faz uma busca por música ou cantor, a pesquisa do google costuma mostrar pequenas telas do youtube com os clipes, ainda que o usuário não tenha escolhido pesquisar “vídeos”.

Todos esses mecanismos são estratégias do google para otimizar as buscas e se tornar cada vez mais ágil e funcional. Exatamente por esse motivo o google é o buscador mais utilizado do mundo, cerca de 94% de todo o tráfego da internet passa pelo google atualmente.

Fatores para escolher a palavra chave ideal

A estratégia para escolher as palavras chaves precisa considerar palavras certas e que estejam de acordo com seu segmento de mercado. Isso porque as palavras chave variam de acordo com o nicho de mercado e assunto.

Saber escolher as palavras chave de acordo com seu nicho talvez seja um dos maiores desafios para quem pretende utilizar estratégias de marketing digital e ter seu produto bem rankeado. Mas algumas dicas podem ser seguidas para facilitar esse processo.

A seguir, trataremos dos principais fatores que devem ser considerados antes que essa escolha seja realizada.

Volume de busca

O volume de busca consiste basicamente na compreensão de que há alguns temas dentro de seu nicho de mercado que são mais pesquisados do que outros. Esse procedimento é básico para qualquer tipo de marketing que considere pesquisas na internet.

Volume de busca significa quantas vezes essa palavra é pesquisada no google e por isso há diversas ferramentas disponíveis para medir esse volume. Através desses mecanismos é possível saber o quanto determinada palavra chave é utilizada para pesquisar um assunto.

A partir daí é possível saber exatamente o que as pessoas digitam quando desejam comprar algo ou acessar algum serviço, sejam head tails ou long tails. Não há como pensar em definir palavras chave para marketing sem realizar a pesquisa por volume de buscas.

Dica: Uma das principais ferramentas para essa medição é o Keyword Planner, que ainda faz um agrupamento de palavras por similaridade, auxiliando quem pretende utilizar determinadas expressões como chaves de busca.

Dificuldade de rankeamento da palavra chave

Um termo muito utilizado quando falamos em rankeamento de sites é o SEO, que significa Search Engine Optimization. SEO são estratégias que visam otimizar as páginás de seu site e blog para coloca-la entre os primeiros resultados do google.

Acontece que, para rankear bem uma página não é suficiente escolher as melhores palavras chave, por isso muitas pessoas sentem que as estratégias de SEO não funcionam.

Mas as principais dificuldades ocorrem porque quando se opta por palavras chaves muito pesquisadas é preciso lembrar que outras páginas farão o mesmo. Isso ocorre muito com as head tail. É preciso se lembrar que volume de buscas é um fator a ser considerado, mas que a dificuldade em rankear essas palavras muito pesquisadas por excesso de concorrência também!

Para driblar essa dificuldade que ocorre com palavras com volume muito alto é ideal sempre analisar como está o rankeamento de sua página e modificar as estratégias caso não esteja conseguindo um bom posicionamento. 

Nota: estar bem rankeado para pesquisas de termos muito genéricos é um trabalho constante para a equipe de marketing e bastante intenso se a empresa pretende estar bem colocada.

Persona

Para compreender a persona basta pensar que quem faz uma busca no google pretende encontrar uma informação ou responder uma dúvida. Por isso sua estratégia para selecionar palavras chave precisa considerar o “problema” apresentado pelo usuário.

Quem digita “notebook barato que funcione bem” no google, por exemplo, deseja uma solução para um problema bastante claro. Provavelmente quer comprar um notebook bom por um preço acessível.

Mas as pesquisas podem não ser tão claras assim. É possível que esse mesmo usuário busque por termos como parcelamento de compra ou ainda procure somente por “notebooks comprar” e cabe à equipe de marketing utilizar-se de ferramentas para solucionar as dores desse cliente em potencial.

A persona ainda é um conceito importante porque é pensando em suas dúvidas que você criará os tópicos de seu conteúdo da internet e definirá as palavras chave através das quais será encontrado.

Importante: Caso esses dois não coincidam: busca e palavras chave de seu site, o usuário nunca chegará até você, embora seja seu cliente em potencial.

CPC

CPC é a sigla que significa “Custo por clique”, e é o preço cobrado por seu anúncio a cada clique. É um termo muito conhecido por quem pretende trabalhar com conteúdo pago para uma estratégia de marketing digital.

Existe mais de um tipo de CPC, o real e o máximo.

  • O máximo é o valor máximo que você quer pagar pelos cliques
  • O real é o valor que você paga na verdade pelos cliques que recebem.

O CPC é muito importante e um recurso que deve sempre ser considerado, principalmente porque só há cobrança quando há clique, ou seja, as visualizações não são cobradas. Tentar diminuir o valor do CPC é importante porque pode baratear muito seu anúncio e é possível ajustar esse preço para que fique fixo. 

Também é possível que o CPC varie de acordo com o volume de buscas e outros índices, como qualidade. Obviamente os anúncios com CPC mais altos são os que ficam mais visíveis e recebem mais visualizações, geralmente os que estão muito bem rankeados.

Importante: analisar o e CPC uma maneira de entender o quanto você iria economizar na sua estratégia de marketing de conteúdo se tivesse posicionado na primeira posição de forma organização ao invês de investir em mídia paga.

Por exemplo, você tem analisando uma palavra chave que o CPC é de R$ 0,05 por clique. Ao mesmo tempo você tem uma pagina na primeira posição que esta sendo indexado para essa posição e recebendo 10.000 de cliques unidos de forma orgânica. Dessa forma você esta economizando R$ 500,00 reais por mês em trafego.

Concorrência

Como foi dito no tópico sobre as dificuldades em rankear seu site, a concorrência é um fator muito importante a ser considerado. 

Especialmente com o crescimento exponencial dos anúncios via internet, cada vez mais as empresas de marketing estão se especializando em concorrer virtualmente, e uma das maiores disputas é por páginas melhores rankeadas no google.

Se seu principal concorrente possui palavras chave que levam os consumidores ao seu site, é necessário que você coloque seus anúncios de forma a aparecerem para quem clica no site de seu concorrente, ou só ele será encontrado!

Por isso é bastante importante informar à equipe de marketing que você contratou quais são seus principais concorrentes e as fragilidades de seu negócio, já que esses são fatores que o marketing pode te auxiliar a driblar e vencer virtualmente sua concorrência.

Nota: não é necessário considerar somente a concorrência real, é também necessário considerar quem está nos primeiros lugares no rankeamento. Ainda que a empresa não concorra com seus produtos ou mercado, o simples fato de que ela está melhor rankeada pode fazer com que seus potenciais compradores não cheguem até o seu site.

Intenção de compra da palavra chave

A palavra chave pesquisada precisa coincidir com a que leva o cliente à compra. Possuir um site muito acessado não é necessariamente sinônimo de resultado em vendas, portanto escolher palavras chave que levem a cliques não é suficiente.

Por isso, é preciso compreender quando há uma intenção de compra por trás da pesquisa de determinada palavra chave e quais dessas palavras chave costumam levar o cliente a concluir a compra.

Portanto, se uma palavra chave traz somente visitas ao site, não compensa tanto investir nessas palavras, mas em outras que podem trazer menos acessos, mas que resultem em vendas. No entanto, como o número de visitas ao site também têm ligação com os melhores rankeados, é importante ter cuidado e procurar balancear muito bem esses dois fatores.

A intenção de compra também é um dado que pode e deve ser medido através de abordagens de funil, ou seja, quantos clientes que realizaram pesquisas através das palavras chaves, chegaram até a compra.

Head Tail X Long Tail

As palavras semente recebem mais volume de busca do que as de cauda longa, as Long Tail. No entanto, as Head Tail raramente levam os clientes à compra. Como então saber qual tipo de palavras chave escolher para criação de seu site e conteúdos de sua página?

Na verdade há formas ideais de se utilizar cada tipo de palavras chave e conhecer as especificidades do uso de cada uma é fundamental para obter melhores resultados. Uma sugestão é mesclar em seu site textos com head tail para que o volume de busca aumente e o tráfego do site aumente e outros com long tail, para realmente vender.

Dica: uma boa proporção entre Head Tails e Long Tails é a de 70-30, ou seja, 70% dos conteudos produzidos indexam palavras chave head tails (normalmente do topo e meio de funil) e 30% palavras long tail.

Etapas para escolher suas palavras chave

A escolha da lista de suas palavras chave é etapa fundamental para uma excelente rankeamento na internet! Saiba dos principais fatores que devem ser considerados para fazer sua lista de palavras chave.

Etapa 1 – Coloque-se no lugar da persona

A primeira coisa de toda estrategia de marketing é você definir sua(s) persona(s) – fazemos isso para entender com quem precisamos nos comunicar, suas dores, necessidades. Quando definimos isso, fica muito mais claro a definição da estrategia de conteudo e quais deles serão responsaveis por sanar essas dores.

Com a persona definida, você deve mapear sua jornada de compra, e para definir a palavra-chave de cada etapa, você deve se colocar no seu lugar. Para se colocar no lugar de quem faz a busca, pense em como você digitaria uma busca no google caso quisesse obter informações sobre seu produto ou marca e caso quisesse comprar determinado produto.

As palavras chave costumam ter um bom grau de coincidências. Isso significa que as pessoas não realizam pesquisas de forma tão diferente uma das outras e por isso algumas palavras chave podem ser previsíveis.

Etapa 2 – Objetivo da estratégia

Agora que você conhece a persona e entende sua jornada, você já é capaz de entender como ela busca no Google em cada etapa da Jornada de compra. Mas para definir a palavras-chave adequada, além de pensar minuciosamente em como os usuários digitarem a procura de seu produto nos buscadores, é preciso pensar em seus objetivos de estratégia.

Esse é considerado o principal fator para a escolha das melhores palavras chave! Isso porque depende do objetivo a definição das melhores palavras.

Graças aos estudos de rankeamento e marketing digital já sabemos como funcionam as head tail e as long tail, portanto:

  • se você pretende apenas aumentar o tráfego em seu site, ampliar seu número de visitantes, basta investir nas palavras sementes. Mas não se esqueça que esse tipo de estratégia, por possuir maior concorrência, exige mais intensidade do marketing da empresa, embora seja possível deve ser um investimento constante, já que a concorrência digital é intensa e não para.
  • Para ganhar clientes e realizar maior número de compras, a estratégia deve ser a utilização de long tail. Isso exige conhecer bem melhor as dores de seus clientes e preparar conteúdo que permita o afunilamento das buscas até a compra.

Etapa 3 – Considere o estágio do funil

Funil de vendas é uma estratégia que visa divide os usuários quanto os estágios que atingem em relação às pesquisas e compras. É o funil que separa os clientes em grupos que necessitam de estratégias diferentes de marketing para cada um. Esses grupos são os quatro seguintes: visitantes, leads, oportunidades e clientes.

  • Os visitantes ainda não conhecem muito sobre o assunto ou produto, portanto são usuários que necessitam de estratégias que os conduzem até as próximas etapas.
  • Os leads já são os usuários que são clientes em potencial. São pouco mais informados sobre o assunto e o produto e podem chegar à compra com mais facilidade do que quem só visita a página.
  • As oportunidades são os usuários que já encontraram algumas respostas e que estão interessados no tema e nos produtos oferecidos.
  • Já os clientes são os que já escolheram o produto ou serviço como solução para a dúvida que tinham inicialmente. 

Quando você considera esse funil, escolhe palavras chave adequadas para cada uma das etapas, realmente afunilando seu cliente até a venda!

Etapa 4 – Pesquise e escolha as palavras-chave

Agora que você já conhece sua persona, definiu seu objetivo ao iniciar a busca por palavras chave, e o por ultimo mas não menos importante, já mapeou todo o funil de vendas e qual etapa gostaria de contemplar, chegou a hora de buscar as palavras chave adequadas.

Para isso, você pode analisar de várias maneiras, como: (lista não exclusiva)

  • Pesquisa palavra chave do concorrente. Os concorrentes devem ser pesquisados minuciosamente e suas palavras chave devem ser conhecidas. Para conseguir uma concorrência digital à altura, a disputa por rankeamento é natural em tempos de vendas e propagandas online.
  • Novas ideias do Google ads. O Google Ads é uma ferramenta que te fornece ideias de palavras chave conforme o segmento, e é também uma das mais importantes ferramentas de publicidade do google. Ao fazer uma busca no Google ads, você consegue ver as palavras chave do seu segmento ou relacionadas a elas que possuem um alto trafego e um CPC.
  • Pesquisa de tendencias. Pesquisar as tendencias de busca do seu segmento/mercado é fundamental para encontrar as novas dores dos seus clientes que você pode sanar e guia-los pela jornada de compra até a sua solução.
  • Procura da palavra. Sabemos que precisamos de um alto trafego no topo do funil para nutri-los e converter-los eventualmente em um produto e serviço. Uma menrai de fazer isso é buscar palavras chave (head tails normalmente) que possuem um alta procura. Quando você conseguir indexar uma pagina com essa palavra, o numero de visitatnes vai aumentar proporcionalmente.

Ao final dessas etapas, você vai ter mapeado o funil de vendas e a jornada de compra (feito previamente), vai ter desenhado os objetivos com a palavrachave, e vai ter encontrado as palavras chave mais adequadas para esse objetivo. Agora basta criar um mapeamento de conteudo da sua estrategia de produção de conteudo reunindo tudas essas informações.

Ferramentas para encontrar palavras chave

Os erros cometidos ao selecionar palavras chave podem prejudicar muito o rankeamento e o acesso ao site de sua marca e produto. Portanto, é importante escolher as melhores ferramentas e realmente investir nessa estratégia.

As melhores ferramentas para encontrar as palavras chave de seu negócio com sucesso são: 

  • Google Keyword Planner. O “planejador de palavras-chave” do próprio Google é ideal para criar campanhas otimizadas no Google Ads. Essa ferramenta é ideal para fazer diagnóstico da sua estratégia, identificar o que está dando certo ou não para corrigir ou manter.
  • Google trends: O Google Trends, te ajuda a descobrir, a partir de um termo, quais as pesquisas relacionadas que os usuários têm feito. Essa pesquisa pode ser filtrada por pais, periodo e fontes das areas de pesquisa.
  • SemRush. O semrush é uma das ferramentas mais completas. Com ela você consegue ter uma analise de tendencia, palavras chave indexadas pelos concorrentes, comparativo entre URLS, dentre muitas outras ferramentas. O problema do semrush é que ela é paga. Mas a versão gratuita te da algumas pesquisas de teste.
  • Ubbersuggest. Outra ferramenta gratuita muito utilizanda para pesquisa de palavra chave. Ela foi desenvolvida por Neil Patel, referência mundial em marketing de conteudo. Na ferramenta basta colocar uma palavra chave ou URL de site, e ela te fornece o trafego, palavras chaves relacionadas, CPC, dentre outras informações.

Conclusão

As palavras chave são estratégias fundamentais de marketing digital. É impossível falar em vendas pela internet ou aumento de tráfego de sites sem considerar a importância dessa ferramenta.

Existem vários tipos de palavras chaves, cada uma com seu objetivo. As palavras cauda longa realmente são um mecanismo muito eficiente de afunilar clientes para vendas. É importante escolher essas palavras com bastante cautela e segmentá-las em seu conteúdo digital sempre que necessário.

Enquanto as palavras chave head tail, são mais genéricas e difíceis de indexar, mas quando feito corretamente sua estrategia e otimização do SEO, você vai conseguir aparecer nas primeiras posições e o mais importante, atrair um trafego muito maior para seu site – enchendo o topo do funil.