URL: como criar o endereço do seu site

Criar URL


A URL é umlocalizador padrão de recursos, em inglês Uniform Resource Locator. É o endereço de destino do site (ou do arquivo) que permite a ele ser encontrado na rede. Trata-se daquele endereço o qual fica visível no link de direcionamento de quando buscamos algo, seja o que for: um site, uma pasta, um arquivo…


Quando falamos de marketing digital, grande parte dos esforços, tem como principal objetivo ser encontrado no mar de opções que a internet proporciona, especificamente, aparecer nas primeiras posições do Google. Existem diversas táticas que podem ser utilizadas para otimizar seu site/blog para maximizar sua performance.

Na hora de criar o seu web site, a URL, quando feita de forma otimizada, pode ajudar muito que o seu site seja melhor posicionados no Google e influenciar diretamente no engajamento do seu site. Os usuários que se tornam clientes geralmente acessam os primeiros sites, pois eles se mostram mais relevantes e confiáveis.

Uma boa meta é tentar se posicionar entre os seis primeiros, essa já é uma posição segura e, se você aparecer entre os três primeiros, essa é uma garantia no aumento dos acessos e também das suas vendas.

Nesse artigo, nós vamos falar mais sobre a URL, e como você pode otimiza-la para (1) se tornar mais relevante aos olhos dos motores de busca, e (2) mais amigavel para o usuario/visitante. Vamos lá.

O que é uma URL

Antes de te ajudarmos a otimizar sua URL, vamos defini-la e especificar os tipos mais comuns existentes:

O que é uma URL

A URL é um acrônimo para Uniform Resource Locator e em tradução livre “localizador padrão de recursos” É o endereço de destino do site (ou do arquivo) que permite a ele ser encontrado na rede. Trata-se daquele endereço o qual fica visível no link de direcionamento de quando buscamos algo, seja o que for: um site, uma pasta, um arquivo…

O formato ilustrativo padrão da URL é:

protocolo://domínio/caminho/

Esse formato pode causar um pouco de estranheza, já que da maneira como esta ele esta exemplificado não significa muito. Mas o que isso significa:

  • O protocolo pode ser, entre os mais comuns: HTTP, HTTPS, FTP, etc..
  • O domínio se refere ao servidor que hospeda este site, também pode ser conhecido ou entendido simplesmente como o endereço da máquina. 
  • O caminho diz respeito a onde exatamente o arquivo está localizado no determinado servidor.

Tudo o que aparece após o caminho já são as siglas ou nomes opcionais selecionados para nomear ou mesmo classificar o objeto de busca.

Um exemplo aplicado da estrutura acima:

https://www.vidadeproduto.com.br/product-led-growth-plg/

  • O protocolo: HTTPS
  • O dominio: www.vidadeproduto.com.br
  • O caminho: /product-led-growth-plg/

Como já mencionamos, pode até  parecer que a URL é um dos elementos de SEO mais básico e irrelevante. Básico sim, mas, não obstante, de extrema importância!

Estudos específicos de SEO garantem que essa estrutura da URL é um dos principais fatores de rankeamento nos motores de busca, ocupando a 46ª posição entre os mais relevantes fatores de ranqueamento de sites como o Google.

Permalinks

A seguir vamos falar de outro fator bastante relevante nesta temática das URLS: os Permalinks. Os Permalinks são os links permanentes ou o endereço de página de cada local onde o seu site pode ser encontrado. O interessante aqui é que eles sejam realmente o mais fixos e permanentes, possível.

Eles funcionam de tal forma a facilitar que o seu site seja encontrado e ranqueado nos buscadores porque eles ficam salvos na memória da busca e se relacionam diretamente ao seu endereço na web.

Os tipos de URL no wordpress

Para montar um blog atraente para a sua persona, de fato, é necessário mais do que uma boa ideia e um bom produto. É claro que essas duas coisas são importantes, mas a construção de um site envolve um pouco mais de quesitos técnicos que vão determinar o sucesso dessa empreitada, e assim, realmente ajudar você a se destacar e vender o seu produto.

O WordPress é uma plataforma muito utilizada e recomendada pelos especialistas. Essa etapa é importante pois as escolhas feitas na definição das estruturas do seu site vão acompanhar o seu blog pelo tempo que ele existir e vão impactar diretamente nos resultados dos buscadores.

Mas porque estamos citando o WordPress relacionada ao tópico de URL? No WordPress existem alguns formatos de permalinks que podem ser utilizados, eles são:

  • Padrão: http://www.nomedoblog.com/?p=065
  • Nome e dia:http://www.nomedoblog.com/2017/10/28/sample-post/
  • Nome e mês: http://www.nomedoblog.com/2017/10/sample-post/
  • Numérica: http://www.nomedoblog.com/archives/065
  • Nome do post: http://www.nomedoblog.com/sample-post/
  • Personalizado

Como citamos anteriomente, os permalinks são um meio de atrair o público, então atente-se bem ao formato que vai definir seu tamanho. Quanto mais objetivos e claros mais atraentes e fáceis de identificar eles ficam.

Importante: por mais que sejam links permanentes eles podem sofrer alterações. Porém, alterações podem gerar aquele famoso ERROR 404: Link não encontrado. Esse é o grande problema de fazer alterações nos links sem utilizar mecanismos de redirecionamento para o novo link: o link vira um fantasma e parece que o produto também.

Mas isso quer dizer que você não pode alterar o permalink? Não exatamente. Eles podem ser alterados, mas isso prejudicará o seu histórico dentro dos buscadores, dos favoritados ou no navegador dos seus leitores. Afinal de contas, a gente acaba gravando alguns endereços de cabeça ou na barra de favoritos.

No caso dos buscadores, mudar o permalink é ainda pior. Mudanças desse tipo podem fazer com que o seu blog/site fique de uma forma como se tivesse acabado de ser criado mesmo que você já possua um grande trafego orgânico. ( E como se você tivesse alterado o seu telefone e não tivesse aviso seus amigos).

Mas existem maneiras de “avisar” para o navegador essa mudança. Esse método se chama redirecionamento 301. Ele avisará aos navegadores e aos clientes/leitores que o conteúdo foi levado para um outro local, no momento em que clicarem no link anterior.

Nota: tenha em mente que fazer esse redirecionamento não é uma tarefa simples de ser feita. Vamos falar sobre ela em outro momento.

A estrutura de uma URL

A estrutura da URL é uma das etapas mais importantes para otimizar a visibilidade do seu site nos buscadores e demais vias da internet. Vamos conhecer agora alguns itens, e os conceitos importantes relacionados à etapa da construção e elaboração da estrutura das URLS:

• Scheme (protocolo)

Chamamos de scheme o protocolo que o servidor web deve usará para acessar a página. Esses protocolos podem ser, entre os mais comuns: HTTP, HTTPS, FTP, etc.. O mais comum para sites e blogs é “http://” e “https://”.

  • http://. significa “Hypertest Transfer Protocol”,
  • O segundo, https:// tem a adição da letra S, que representa “Secure” no final. Ele costumava ser usada em sites que continham dados confidencias, mas hoje, já virou regra utilizar em todo tipo de site.

Com esses protocolos, basicamente, é a nossa forma de dizer aos servidores, que esse é uma pagina de um site, e é dessa forma que os servidores e buscadores devem trata-la.

Outros protocolos comuns (mas menos utilizados) são:

  • “mailto://”, que diz ao servidor para enviar um e-mail para o link em questão
  • “ftp://”, muito usado para transferir arquivos de um computador para o servidor.

• Subdomain (subdomínio)

A diferença primordial entre um domínio e um subdomínio é que o domínio representa uma página para o Google. Um local. Se são vários domínios isso significa várias páginas diferentes. E, o mais importante, sem que haja qualquer interligação entre elas.

Caso você opte por ter vários domínios, eles não serão ranqueados da mesma forma, e podem até mesmo nem estar interligados. Dessa forma o seu conteúdo ficará dissipado na rede. E, junto com ele, diluir-se-ão também suas visitas, os seus seguidores, os likes, engajamento e comentários.

Isso não é nada bom! 

No caso de um subdomínio ele é apenas um local diferente dentro da sua página. Aí sim estamos falando de otimização e um núcleo de informações que atrai o cliente, de toda forma, para o mesmo local. Ou seja, site.

Pense que a sua empresa disponibiliza serviços ou produtos de finalidades diferentes, você não precisa criar um domínio por tipo de produto ou serviço: basta criar uma sessão no seu site para cada um deles, e estes serão os subdomínios do seu site!

Dessa forma você centraliza o foco na sua empresa, blog ou site e não perde tráfego no seu endereço. Isso é muito importante para acumular número de acessos e interações e se colocar como ainda mais relevante no ranqueamento das buscas.

• Top-level domain (dominio)

O chamado top-level domain, também conhecido como TLD, significa domínio de topo ou domínio de nível superior. E é a parte principal da sua URL. Por exemplo, na URL “www.vidadeproduto.com.br”, o TDL é o “vidadeproduto”.

O Top-level domain, ou simplesmente dominio, é responsável por comunicar efetivamente a mensagem da sua empresa. Ele é geralmente composto do nome da empresa, mas também pode ser uma frase baseada em uma campanha especifica. Por exemplo, ao criar uma landing page de vendas, você pode usar o nome dessa campanha.

• Second-level domain (estensão)

O domínio de segundo nível (Second Level Domain) é um domínio diretamente abaixo de um domínio de nível superior (Top Level Domain). É mais popularmente conhecido como extensão. É o “.com., “.com.br”. “.edu.”, “.gov” e assim por diante.

As extensões foram criadas para segmentar os sites por objetivo e região, mas hoje são usadas para compor até nome das empresas.

  • “.com” serve para endereços comerciais,
  • “.org” para organizações sem fins lucrativos,
  • “.edu” é para instituições de ensino, etc.
  • “.br” (.com.br, .gov.br, .ind.br) são relacionados ao Brasil, assim como um domínio “.us” é dos EUA, “.ca” é do Canadá, “.de” é da Alemanha e assim por diante.

• Subdirectory (subdiretório)

Por ultimo temos o subdirectory, que traduzido para o português, é o “subdiretorio”. Uma pasta criada a partir do site principal. Este é um dos melhores recursos para manter o fluxo no seu site sem criar vários domínios ou subdomínios.

A estrutura do subdiretório é praticamente infinita, podendo existir centenas de pastas e subpastas em diferentes níveis. Por exemplo, em um e-commerce, cada categoria de produto e cada produto pode ser um subdiretório, e cada

Um exemplo prático de uma URL é: “www.vidadeproduto.com.br/br/gestao/analise-swot”, onde o “br” é uma pasta que contem todos os artigos sobre gestão, que por sua vez possui o artigo “analise SWOT”.

Como criar URLs otimizadas para seu site

Nos tópicos anteriores já falamos da importância das URLs para o SEO e qual a estrutura que elas podem assumir. Nessa seção vamos ser mais práticos e vamos discutir as principais táticas para otimizar suas URLs.

Podemos pensar nele como aspecto estético, afinal, quando nos deparamos com links gigantescos, com símbolos desconexos, números, palavras picadas, expressões e letras repetidas já desconfiamos da sua procedência.

A credibilidade do seu site começa nos detalhes como a objetividade, transparência e clareza na comunicação, seja ela direta ou indireta. Se o usuário vai visualizar, é necessário considerar que tudo o que ele visualiza gera uma impressão a respeito do seu produto ou serviço.

Confira a seguir o que você pode fazer para criar a sua URL de forma otimizada e vantajosa para os eu negócio:

Pense na legibilidade

A legibilidade é muito importante na hora de criar a sua URL. Pense nela como uma vitrine, ou simplesmente a primeira impressão que o usuário vai ter. Pensar no valor da transparência neste quesito é um diferencial importante.

Imagine que o seu link contenha siglas, símbolos e números que não fazem sentido, palavras picotas ou difíceis de entender. Isso torna a credibilidade do endereço ruim e o usuário pode optar até por sair da navegação com medo de ter entrado em um link pouco seguro, com spam ou vírus. Por exemplo:

  • Legibilidade ruim.www.vidadeproduto.com.br/Wdhj7456kfh-jghwuHsiruyw;
  • Legibilidade boa. www.vidadeproduto.com.br/gestao/analise-swot

Lembre-se do que falamos sobre o aspecto clean e elegante na URL, ela também faz parte da comunicação da sua empresa.

O tamanho ideal da URL

Lembre que uma URL muito grande irá dificultar as coisas para você. Atente-se na utilização de palavras chaves que facilitem a identificação do assunto pelos usuários e que a própria rede vá entender como relevante. Um exemplo aplicado.

  • Tamanho ruim.www.vidadeproduto.com.br/como-utilizar-o-framework-valor-vs-complexidade-na-priorizacao-features;
  • Tamanho adequado. www.vidadeproduto.com.br/framework-valor-vs-complexidade

Artigos e verbos de ligação são dispensáveis

Priorize as palavras mais importantes e impactantes. Você não precisa escrever a frase toda e os artigos e verbos ligados são dispensáveis porque vão criar ruído desnecessário. Lembre-se que as URLS devem ter um tamanho ideal e um aspecto clean para que sejam otimizadas, neste caso, depende o que não é relevante.

  • Errado:www.vidadeproduto.com.br/como-voce-pode-criar-uma-campanha-de-marketing-de-conteudo-e-gerar–boas-leads
  • Correto: www.vidadeproduto.com.br/criar-campanha-marketing-conteudo-gerar-leads

Não use sequência de números e acentos

Aqui, são 2 dicas muito próximas relacionadas ao ponto anterior: (1) não utilize sequência de números (2) Os acentos são dispensáveis e ainda podem gerar erros de código, o que vai picotar as palavras e deixar sua URL confusa e pouco amigável ao sistema.

Use a palavra-chave na sua URL

Utilizar a palavra chave na sua URL é MUITO IMPORTANTE para determinar sua relevância e demonstrar tanto para o usuário e para a rede onde é que ela deve se localizar no quesito buscas.

As URLS são otimizadas justamente para garantir um melhor ranqueamento nas buscas.  Quanto mais objetiva a URL mais fácil para as pessoas identificarem aquilo que elas buscam e mais clareza de acesso você vai angariar para o seu site.

Por exemplo, imagina que a palavra chave do seu texto é: “marketing de conteudo”, uma boa URL simples e direta aplicando todos as dicas anteriores seria: www.vidadeproduto.com.br/marketing-conteudo

Não repita a palavra chave na URL

É importante utilizar a palavra-chave na sua URL, mas não é necessário aplicá-la. Tome cuidado para não perder sua objetividade e clareza e com isso perder pontos com os buscadores e decair na relevância do ranqueamento.

Quando você repete a palavra chave ela, (1) primeiro, fica grande sem ter motivo, (2), dá um aspecto meio pitoresco para o seu endereço.

Use somente uma palavra chave por URL

Utilizar uma palavra-chave por URL é o ideal. Assim você especifica qual o assunto, produto, serviço a ser abordado.

E lembre-se que isso é muito importante caso você vá utilizar mais de uma pasta ou subdomínios. Ele sabe que está entrando em um domínio que tem exatamente o que ele quer e sem correr o risco de estar entrando em sites de qualidade inferior, com risco de sofrer ataques de spam e vírus, por exemplo.

A importância do HTTPS 

Vamos retomar um item muito importante pois ele é um fator decisivo e é de extrema importância que você entenda o básico. Vamos falar agora especificamente sobre a importância do protocolo HTTPS.

O protocolo HTTPS é um indicativo de segurança para o usuário. Quando ele se depara com esse protocolo ele pode saber que está lidando com um site seguro, com proteção de dados sensíveis e do ataque de hackers, por exemplo.

Este protocolo denominado HTTPS foi criado em 1994 pela companhia Netscape Communications. O objetivo era tornar o seu navegador Netscape o mais seguro, ele hoje é inclusive sinônimo de segurança nas redes, sendo bastante utilizado na internet em grande parte dos sites.

Mas o que a sigla HTTPS significa? HTTPS é a sigla designada para Hyper Text Transfer Protocol Secure ou,  em português, “Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro”. 

A sua função é basicamente criar um canal seguro de transferência de informações entre o navegador do usuário e o servidor utilizado. Dessa forma, esse protocolo evita que pessoas mal-intencionadas, efetuem escutas ilegais dos dados transferidos na rede.

Um exemplo são os sites de vendas utilizam este tipo de protocolo por causa das transações que envolvem dados sensíveis como número e senhas de cartões de crédito. É

Conclusão

Você pode entender um pouco mais a partir deste artigo como as URL podem te ajudar definitivamente a tornar o seu site e conteúdos mais relevantes no ranqueamento das pesquisas. Pode parecer um pouco complicado, mas seguindo as táticas citadas, você vai conseguir otimizar a perfomance das suas páginas.

Lembre-se que a etapa da construção da URL vai acompanhar toda a vida útil do seu site e você já deve começar criando um endereço otimizado que vai te promover melhor posicionamento, visibilidade, número de acessos e lucro.

Esperamos que este guia completo tenha ajudado você a se posicionar melhor em relação às suas ideias para a criação do seu site.  E que com isso, você possa obter mais sucesso de vendas e relevância no mercado!