Link building é o conjunto de estratégias de SEO que visa construir uma rede de links em torno de uma página. Esses links podem ser internos – entre as páginas do seu site/blog, e backlinks – links de outros sites apontando para o seu. O objetivo aumentar seu tráfego e fortaleçam a sua autoridade diante dos mecanismos de busca.


Quando falamos de Link building estamos falando de um dos pilares das estratégias de SEO. O que você precisa fazer para mostrar ao Google e demais sites de busca é que você, sua empresa ou marca são uma autoridade na sua área de atuação. 

Uma das maneiras de mostrar aos motores de busca (especialmente o Google) que você tem essa autoridade é construir uma rede de links em torno das suas páginas. É através dessa rede que o robô vai “rastrear” novos conteúdos para indexar e, assim, ele percebe como as páginas se relacionam umas com as outras e se é relevante “agrupá-las”.

Basicamente são essas relações que mostram para a rede qual a relevância de uma página na internet — e isso é essencial para se ter um bom posicionamento no ranqueamento das buscas. A realidade é que não basta apenas criar um site com design interativo, ou otimizar a velocidade das páginas e explorar a criação de conteúdos relevantes. 

Agora você precisa entender como funciona a prática do link building e alavancar seus acessos ao construir uma rede poderosa de links para o seu site!

O que é o link building

Link building é o conjunto de estratégias de SEO que visa construir uma rede de links em torno de uma página. Esses links podem ser internos – entre as páginas do seu site/blog, e backlinks – links de outros sites apontando para o seu.

A criação de links estratégicos que ajudam esse site a se posicionar bem nas buscas é um dos principais critérios a serem considerados no Marketing Digital. O link building pode ser feito de vários jeitos e sua criação é crucial para qualquer campanha que vise a otimização da visibilidade e aumento dos acessos de um ou mais sites.

A tradução da palavra link building significa construir links, ou seja, você monta uma rede de links em torno de suas páginas para que o tráfego seja direcionado a seu site fortalecido em autoridade diante dos mecanismos de busca.

Os motores de buscas consideram os links como uma forma de credibilidade e confiança, dessa forma, quanto mais links em outros sites foram linkados e direcionados a um conteúdo do seu site, mais visível ele se tornará para os mecanismos de busca e melhor será o posicionamento no Google e Yahoo.

A construção da rede de links pode ser feita de 2 maneiras ( e o ideal é trabalhar em ambas as estratégias):

  • Links internos. Feita dentro do proprio site, ou seja, de uma página do seu site/blog apontando para outra e vice versa (opcional).
  • Links externos. Onde sites de terceiros apontam para alguma página sua. A construção de links externos é o que chamamos de backlinks.

Nas últimas atualizações feitas nos mecanismos de busca do Google, a relevância de um site tem sido medida através desses links externos. Quanto mais links o seu site angariar, maior será a relevância dele em sua area de atuação e assim, o seu site ganhará cada vez mais uma posição privilegiada nos sites de busca. 

Link building e a jornada de compra.

Quando criamos um blog / site, um dos grandes objetivos é produzir conteúdo – a famosa estratégia de marketing de conteudo, com o intuito de nutrir nossa persona de conhecimentos relevantes para ela, o ajudando a solucionar problemas que podem estar encontrando.

O link building ajuda justamente nisso: ele direciona o visitante de uma página para outra. E com isso ele acaba consumindo outros conteúdos de relevância, e percorrendo com mais facilidade a jornada de compra até a conversão final de seu serviço.

A importância do link building para a estratégia

Como vimos a importância do link building é crucial para a estratégia de SEO, tanto off page, quanto on page, e possui grandes vantagens na sua utilização, mas dentre eles, os mais importantes são:

  1. Ganho de autoridade. Quando mais links DE QUALIDADE, suas suas páginas possuem, o que você esta dizendo para os motores de busca implicitamente, é que o seu site possui autoridade naquele tópico. Essa autoridade também é passada para os usuários enquanto eles navegam e consomem os conteúdos.
  2. Melhorar rankeamento no Google. Quanto mais os motores de busca entendem que sua página é a melhor a ser exibida para determinado assunto, melhor será o posicionamento nas primeiras páginas de busca.
  3. Aumento no trafego do seu site/blog. Aparecer nas primeiras páginas de pesquisas significa que mais pessoas irão acessar seu site, aumentando o número de visitantes.
  4. Gerar mais leads Com mais conteúdos de qualidade sendo indexados, e com os links levando de uma página para outra dentro do seu site/blog, seu visitante irá aprender cada vez mais e mais rapido sobre determinado tópico e percorrer com mais velocidade a jornada de compra, ou seja, irá se tornar uma lead mais rapidamente e eventualmente, um novo cliente.
  5. É gratuito. não tem custo esse tipo de publicidade, todo o tráfego conquistado é orgânico (por meio dos resultados das pesquisas não pagas).

Importante: O link building é uma tarefa muito importante dentro das estratégias de SEO e por isso deve ser feita com muito cuidado e atenção, pois se não tiver esse cuidado você pode falhar todo o desempenho da otimização com os motores de busca.

Como o Google avalia os links?

Os links não são iguais, existem tipos diferentes e por isso são avaliados de formas distintas pelos buscadores.

Antigamente as pessoas saiam criando links em suas página e gerando links em grande quantidade como forma de enganar o algoritmo do Google. As pessoas criavam sites aleatórios, com links de baixa qualidade.

Hoje o algoritmo da Google evoluiu muito, passou por diversas atualizações e podemos dizer que ele está mais inteligente e refinado. Então essas práticas de colocar muitos links e de baixa qualidade já não engana mais, e o pior, o site passa a ser mal visto pelo buscador e ainda pode estar sujeito a penalidades.

A lógica do Google percebeu que a QUANTIDADE de links de site não estava sendo suficiente para medir sua relevância e notoriedade, então ele passou a considerar a QUALIDADE e a diversidade das páginas que eram direcionadas por backlinks.

Os fatores que você deve considerar para fazer uma boa estratégia de link building são:

• Qualidade dos links

Não adianta mais ter grande quantidade de links sem qualidade, por isso vários fatores vão influenciar nessa etapa, e muitos têm a ver com a anatomia do link.

Então, para entender a qualidade dos links é necessário compreender esses fatores, desde o texto âncora até a anatomia do link. O importante é que a adição de links seja feita de maneira natural, sem que os links sejam forçados.

Dica: procure por domínios que tenham métricas elevadas e já tenham ganho uma boa autoridade da web.

Outros fatores de qualidade que podem ser levados em consideração:

A confiabilidade do link

A confiabilidade também remete a qualidade, e uma das evoluções do Google é o TrustRank, que foi agregado ao algoritmo, então os motores de busca passaram a considerar a confiabilidade dos sites.

Quanto mais próximo de sites confiáveis você estiver, mais confiável você também será. Os sites confiáveis são aqueles que ajudam a construir uma web relevante para o usuário, com maior idade de domínio, qualidade de conteúdo e muito mais.

Texto âncora

Os textos âncora são palavras clicáveis do link, é a parte azul sublinhada visualizada ao passar o cursor do mouse, e que também podem dizer muito sobre a qualidade da página linkada.

Geralmente através de uma palavra-chave ou uma pequena descrição do que o visitante pode encontrar na página quando clicar no link. A análise do texto âncora também ajuda o Google identificar quem está querendo enganar o buscador.

Utilizar uma correspondência certa da palavra-chave no texto âncora através de backlinks pode ser uma forma de reforçar a autoridade naquele termo.

Como o Google compara as palavras-chave com texto âncora para  qual você está tentando ranquear, é importante reduzir a quantidade de âncoras de correspondência exata e trabalhar sobre o número de âncoras de marca ou compostas que tenham uma mistura de marca e texto adicional.

Existem 5 tipos de âncoras que podem ser trabalhadas com link building:

  1. A perfeita – é um termo mais genérico com o assunto da página linkada;
  2. A parcial – com palavras mais específicas sobre o conteúdo direcionado;
  3. A de marca – com o nome do site do qual será linkado;
  4. A aleatória – “neste link”, “este site”, etc.;
  5. A de URL – endereço da página linkada;

URL

Você deve checar a URL do site, verificar se ela é amigável e acessível aos motores de busca do Google e usuários. Parece óbvio, mas as URLs linkadas ao conteúdo do seu site precisam ser acessíveis aos motores de buscas, caso contrário o link não contará pontos positivos no posicionamento.

Dica de leitura: escrevi um artigo completo sobre como otimizar suas URLs e a sua importância para o SEO e para a melhor experiência do usuário.

Posição do link

Para construir links, além de estar atento à anatomia das palavras, também exige uma atenção especial ao posicionamento dos links ao longo do texto. os buscadores entendem que a experiência do usuário é facilitada quando os links estão em lugares de fácil acesso.

Existem estudos que comprovam o impacto dos links em diferentes lugares do texto, como começo, meio e fim, e como o Google avalia isso de acordo com a experiência do usuário. Algumas boas práticas geradas por esse estudo:

  • Os links posicionados dentro de um conteúdo tem MAIS valor comparado com links laterais ou ao fim da página. Se o link está no conteúdo principal, provavelmente foi inserido com intenção editorial, por isso promove maior valor principalmente quando inserido no INICIO do texto.
  • Os links localizado no cabeçalho ou rodapé tem MENOR valor. A leitura do motor de busca é que o link foi adicionado para gerar backlinks e por isso ele valoriza conteudos no topo do conteudo quando comparados com os de rodapé.

Os motores de busca reconhecem apenas os textos, no caso de imagens o buscador reconhece apenas o texto da imagem, por isso, os links de textos sempre serão mais reconhecidos na hora de atribuir qualidade para a sua página e isso também deve ser levado em consideração na estratégia de link building.

Nofollow vs dofollow

Para entender esse item é necessário definir Nofollow e Dofollow:

  • Nofollow é uma característica atribuída a um link para comunicar aos motores de busca que aquele link NÃO interfere no posicionamento de uma página online. Ou seja, são links que não devem ser indexados.
  • Dofollow é um termo que tem a intenção de representar links que interferem no posicionamento, e por isso nós desejamos que esse link seja indexado.

É através desses conceitos, você comunica aos motores de busca quais sites devem ou não ser levados em consideração para o ranqueamento.

Para explicar melhor, quando o atributo Nofollow é inserido no código do link, o robô não deve considerá-lo para ranqueamento. Por exemplo, se você quer citar um site duvidoso pode usar a tag Nofollow, quando você não quer transmitir sua autoridade por meio de um link.

Essa tag também é utilizada em links de redes sociais e em caixas de comentários de um blog. Já que tanto o Instagram, Facebook e administradores de blogs não desejam se responsabilizar em transmitir autoridade para o link que um usuário qualquer insira em sua página.

Quantidade de links

Como dissemos antes o único critério para avaliar o posicionamento nos motores de busca era a quantidade de links, atualmente ainda se avalia a quantidade de links, mas de forma diferente, como:

  • A quantidade de domínios que realizam linkagem a sua página;
  • A diversidade, se diversos tipos de domínios têm links direcionados a sua página;

Ou seja, quanto mais domínios tiverem links que são direcionados para sua página com a linkagem e quanto mais diversificados eles forem, mais pontos você ganha.

Número de links para fora da página

Um site deve trazer diversos links que sejam relevantes para páginas externas, para proporcionar uma melhor experiência para o leitor com conteúdos complementares de outros sites.

Para o link building, você pode usar tanto links internos quanto links externos, mas os links externos possuem mais peso para a avaliação. 

Isso acontece porque é mais fácil o Google confiar no que os outros sites falam sobre você (através de links externos) do que o que o próprio site fala de si mesmo (com links internos). Por isso, backlinks de outras páginas têm mais peso na avaliação de um buscador.

Qualidade dos sites 

Como para a avaliação e posicionamento com a linguagem de conteúdos não é baseado somente na quantidade, você deve ter muita atenção quando for indicar um link em seu site.

Você deve procurar por domínios que tenham maior credibilidade e que prezam pela qualidade de conteúdos. Com isso você conseguirá melhorar sua imagem para os buscadores, deixar seu conteúdo mais completo e garantir uma experiência com riqueza de informações para o seu visitante.

Importante: Os backlinks ajudam a oferecer para o visitante uma experiência com referências relevantes e complementares ao conteúdo por qual ele tem interesse.

Número de links para a página 

Quanto mais links relevantes mais autoridade ele irá adquirir e mais valor terá perante os mecanismos de busca.

Mas como dissemos, antes o mecanismo de adicionar muitos links para enganar o buscador, através da compra e venda de links para ganhar backlinks rapidamente não é mais válido, podendo pontuar negativamente o seu site.

O Google reforçou seu algoritmo que agora é capaz de identificar e penalizar essa prática, antes chamada de link farms. Um dos recursos desse algoritmo é verificar a velocidade do ganho de links, já que um site que tem um perfil de links naturais vai crescer gradualmente.

Adicionar links com naturalidade vai fazer com que os buscadores entendam que seu site está para ajudar a sanar a dúvida do visitante e levar a ele conteúdos relevantes pela razão nobre de estar ajudando, assim sua página será mais bem vista.

Dica: Procure livrar-se de backlinks tóxicos, ou seja, verifique a “saúde” do perfil de backlinks, existem ferramentas para esse tipo de verificação, assim todos os backlinks serão avaliados e analisados automaticamente.

Número de links para aquele domínio 

Aqui, o raciocínio é semelhante, mas considerando todo o domínio, dessa forma, quanto mais links estão apontando para o seu domínio mais valor e autoridade terá para o Google. Se os links são de domínios fortes e relevantes será ainda melhor para a pontuação.

Idade do domínio

Quanto maior a idade do domínio, maior a credibilidade, mais experiência e por isso, maior a autoridade a acrescentar.

Por isso, a idade do domínio também pode influenciar na autoridade da página, assim, vale a pena conseguir links de domínios mais antigos, sua página pode ter mais votos de confiança de outras que já são mais conhecidas e renomadas.

Embora isso não influencie tanto no posicionamento, é possível atrair leitores de outros sites que tem um público maior.

Estratégias práticas de Link Building

Pois bem, o melhor jeito de se fazer link building é produzindo conteúdo de qualidade e relevância para o seu público no seu site. 

Isso acontece porque, criando conteúdo de valor, ou seja: que fornece de alguma forma um benefício ou ajuda para as pessoas, os demais profissionais da área, fornecedores e etc certamente vão querer indicar em seus próprios sites o conteúdo que você compartilhou.

Entenda que, quando você produz um bom conteúdo para a internet, os usuários vão compartilhar. Esse compartilhamento, quanto maior for, mais links direcionados ao seu site vai gerar.

1. Estratégias Avançadas (estratégias de outreach)

Quando falamos de Outreach marketing, estamos falando de uma estratégia de vendas focada em aproximar o cliente que ainda não conhece o seu negócio.

O objetivo é que o cliente tome conhecimento da existência do seu produto. Apresenta-se uma solução para pessoas que estão justamente buscando solucionar um problema ou que ainda não entendem direito sobre os desafios que enfrenta.

• Guest posts

Os Guest posts em tradução livre, são os “artigos de convidados”, ou seja, são artigos que oferecem a possibilidade de você compartilhar conteúdos em blogs que não sejam o seu próprio. Normalmente, as pessoas convidadas para publicar guest posts são especialistas de determinados nichos e conhecidos como autoridades sobre o assunto em questão.

Como fazer: conseguir Guest posts não é uma tarefa simples e rápida, mas existem algumas boas dicas que podem ajuda-lo:

  1. Crie uma lista de possíveis sites/blog que tem relação com o seu E com boa autoridade de domino (lembre que queremos bons links apontando para seu conteúdo).
  2. Escreva o artigo pensando em 1 parceiro específico. Não adianta você escrever um texto genérico e sair oferecendo para diversos tipos de parceiros – eles simplesmente não irão querer adiciona-lo em seus blogs.
  3. Envie um email ofertando a parceria. O ideal é buscar um representando do time de marketing,(1) explicando a ação, (2) mostrando o valor em publicar, (3) colocando o texto para a pessoa conhecer o artigo).

• Backlinks nas Redes Sociais

As  redes sociais tem muito alcance e os links que você escolher divulgar nessas páginas podem levar seus seguidores a acessarem o seu site, as novidades e inclusive seus produtos. Além disso, as redes sociais são um poderoso sinalizador para o Google da relevância do seu domínio.

Não disperdice o potencial que backlinks em redes sociais podem ter!

Além de trazer mais tráfego, eles aumentam o alcance de um público que você pode ainda não ter conseguido atingir e atrair para a sua empresa. Fazemos isso ao publicar nosso conteudo nas redes sociais (em canais, grupos, respondendo comentarios), levando diferentes usuarios para seu artigo.

• Press Releases Públicos

Na hora de fazer um release, você deve antes de tudo considerar bem quais os principais tópicos da mensagem que você quer passar para a imprensa e, claro, para o seu público. 

Estruture suas ideias em um texto objetivo e curto e busque os veículos de imprensa que se relacionam ao seu público. Você pode inclusive vários tipos de release e veículos de comunicação, escolhe o que melhor atende a sua proposta.

• Colaboração com Líderes de Opinião

Uma ótima forma para atrair mais reconhecimento e validação para a sua marca é compartilhar depoimentos ou entrevistas com pessoas conhecidas. 

Faça conexões com especialistas na promoção da sua marca. Faça também entrevistas, peça análises de qualidade e contacte advogados. Essa estratégia com certeza vai ajudar sua marca a crescer e a ganhar mais credibilidade e confiança dos clientes e usuários da rede.

A dica é oferecer apenas informações comprovadas e de pessoas reais que trazem um ponto de reflexão importante para atender às necessidades de seus clientes.

• Técnica de arranha-céu (Skyscraper)

Uma tática simples de entender, mas trabalhasoa de executar: scolha um conteúdo popular carregado de backlinks e melhore-o! Parece simples, mas as aparencias enganam. Esse tipo de prática exige que você pesquise detalhadamente o nicho para o qual está criando o conteúdo.

Na sua pesquisa, identifique todos os pontos fracos do conteúdo, inclusive as estruturas de texto, recursos visuais, legibilidade e utilização do uso de palavras-chave. 

A dica é criar um conteúdo excepcional e que mostre um conhecimento profundo da área. 

2. Estratégias Rápidas

Vamos explorar algumas estratégias fáceis! Esse tipo de estratégia ajuda quem está começando a dar os difíceis, mas importantes primeiros passos para otimizar o tráfego para seus sites. Confira:

• Replicar backlinks do concorrente

Essa estratégia é uma das mais populares devido à sua simplicidade e eficácia. Analisa-se os perfis de backlinks da concorrência e inspira-se neles para angariar mais backlinks. 

Essa estratégia se baseia em dois pontos-chave, de acordo com seus objetivos:

  1. Para melhorar o ranqueamento, essa estratégia ajuda a criar o mesmo perfil de backlinks que a concorrência. 
  2. Se o foco é aumentar o tráfego, ela fornece análises dos perfis e encontra os locais que direcionam o tráfego para os concorrentes, identificando isso você também pode inserir os seus links nesses locais.

• Aparecer em listas de links relevantes

O mais importante na utilização dessa estratégia é encontrar os fóruns e blogs certos, aqueles  com conteúdo relevante e de valor.  A dica é postar os seus links em sites como Reddit, Quora ou Stack Overflow. 

E, para fugir do spam, use essa técnica com intervalos de tempo, sem muita frequência. Divulgue apenas links úteis e que estejam relacionados ao temas das discussões, perguntas ou postagens.

• Diretórios de Negócios e Menções Locais

A veiculação em diretórios de empresas é uma estratégia obrigatória principalmente se você for dono de uma empresa de um nicho específico ou se você presta serviços locais.

Esses diretórios oferecem espaço que você pode utilizar para adicionar informações sobre sua empresa. Bem como fornecer os seus contatos, seu endereço e o link para seu site, por exemplo. Páginas como Yelp, Páginas Amarelas, Trip Advisor, Apple Maps, e o proprio Google. (como o Google Maps)

Dica: Utilize a ferramenta Listing Management para ajuda-lo nessa ação. Com ela você só precisa inserir os dados como: Nome, Endereço e Telefone nos campos correspondentes, e a própria ferramenta enviará de forma automática essas informações para todas as plataformas de listagens que você escolher. Essa ferramenta, inclusive, ajuda a revisar e a monitorar, bem como atualizar as suas informações depois.

• Backlinks Quebrados

O foco dessa estratégia é identificar um link quebrado em algum lugar e denunciá-lo aos administradores (também conhecidos como webmasters ), e fazer a substituição deste link pelo link do seu conteúdo, se for no mesmo nicho.

A forma mais simples de realizar essa proeza é procurar os links quebrados dos seus concorrentes. De primeira, pode parecer um trabalho um pouco chato e monótono, porém, se for corretamente aplicada, essa estratégia vai fazer uma boa diferença.

Você pode fazer isso seguindo 2 passos simples:

  1. Utilize a ferramenta SEMrush e execute essa auditoria de backlinks inserindo o domínio da concorrência. Basta selecionar a aba Achados e perdidos e filtrar os resultados.
  2. Depois que você descobrir quais são os backlinks quebrados, você deverá entrar em contato com a fonte e pedir para substituir esses backlinks quebrados do seu concorrente pelo seu link.

• Menções sem links

É muito possível que você esteja sendo mencionado em muitos sites na rede mesmo sem que haja a presença dos backlinks para seu o site. Essa estratégia tem como foco entrar em contato com os administradores dos sites que fazem menção ao seu site e pedir a eles que então incluam o link.

Como executar a tatica:

  1. Utilize a ferramenta LBT para encontrar de forma rápida essas menções da sua marca que não possuem link logo na aba Prospects. 
  2. Para contatar os proprietários, escolha o site que você deseja acessar e mova-o para a aba In Progress.

Nota: Existem várias outras ferramentas que podem te ajudar nessa tarefa também, vale a pena pesquisar com qual você se adapta melhor.

• Links recíprocos

Essa é com certeza a estratégia mais controversa e polêmica no Link Building porque o Google lida com ela de maneira ambígua e isso pode te prejudicar nas buscas. 

Criar links recíprocos é basicamente criar um link para o site de alguém em troca de um link para o seu site.

Mas por que isso pode prejudicar sua posição no ranqueamento? Porque, quando utilizado em excesso, o Google pode interpretar como uma tentativa de manipular os ranqueamentos. Por isso, cuidado ao fazer esse tipo de ação, e nunca se esqueça: (1) não exagere no numero de links, (2) siga as melhores práticas listas anteriormente, (3), e sempre adicione links relevantes para seu usuario.

Conclusão

Agora você já entende como funciona a estratégia de link building e como ela é importante para você conseguir um bom posicionamento no ranking dos motores de busca.

O Link Building é um recurso para quem quer ter mais acessos em seus sites, e com isso demonstrar mais autoridade e confiança para os usuários e atrair novos clientes.

Sempre avalie o perfil de links antes de adicioná-los em seu site, procure por parcerias e linkagens para melhorar seus backlinks e mostre para o Google que você é uma autoridade no assunto e por isso deve ser bem posicionado.

Use essas dicas para melhorar o posicionamento de sua empresa na web e trazer bons resultados.