Quando escalar o time de produto

Quando escalar o time de produto

Quando você se pergunta se é hora de escalar o time de produto, você tem o que chamamos de problema de alta qualidade. A necessidade de adicionar recursos de gerenciamento de produtos provavelmente significa que seu produto está tendo sucesso.

Mas isso também significa que você pode estar lutando para dar a seus produtos a atenção estratégica e os conhecimentos necessários para continuar crescendo. Em vez de falar sobre o tamanho ideal do time de produtos, abordaremos alguns sinais observáveis ​​de que é hora de pensar em contratar.

Nesse artigo vou falar sobre alguns sinais de que talvez seja hora de escalar seu time de produtos. Também discutiremos alguns pontos de inflexão comuns ou marcos do produto quando geralmente faz sentido contratar. Por fim, irei sugerir algumas coisas a fazer antes de escalar o time. Assim, quando chegar a hora, você saberá que está tomando a decisão certa.

3 sinais de que é hora de escalar o time de produto

1. Você encontrou o Product Market Fit

Um sinal de que você pode precisar escalar sua equipe de produtos é que você não é mais seu cliente.

Em outras palavras, sua startup/empresa começou quando você criou uma solução para um problema que você enfrentou. Você queria solucionar um único problema com este produto, um problema que conhecia intimamente porque afetava você. E funcionou. Você entendia bem seu usuário, porque você era essa pessoa.

Porém, à medida que seu produto se torna mais bem-sucedido e mais clientes se conectam, você encontra uma lista cada vez maior de necessidades e solicitações de usuários que não pode mais validar ou gerenciar. Hora de contratar um gerente de produto dedicado para ajudar a impulsionar estrategicamente o produto.

Bonus: conforme sua empresa cresce, você vai receber solicitações de novas idéias de vários locais. Conheça-la as principais fontes de idéias para seu roadmap.

2. Seu gerente de produto esta estressado.

Os gerentes de produto são dedicados e trabalhadores. Os bons gerentes fazem tudo ao seu alcance para defender seus produtos e mantê-los bem-sucedidos.

Mas esses poderes são limitados. Não é incomum os gerentes de produto responsáveis ​​por produtos de rápido crescimento se sentirem sobrecarregados. Muitos dados para analisar. Muitos clientes para entrevistar. Muitas solicitações para priorizar. Muitos detalhes de desenvolvimento para acompanhar. Se o gerente de produto parecer cada vez mais estressado, talvez seja hora de contratar alguns reforços.

3. Você está pronto para crescer sua linha de produtos.

Digamos que você tenha um gerente de produto dedicado, excelente, que ajudou a levar o seu produto principal dessas sessões iniciais de brainstorming do quadro branco para um lançamento bem-sucedido do mercado. Isso é incrivel.

Mas se a sua empresa estiver pensando em criar outro produto, primeiro você deve garantir que o produto tenha seu proprio lider – um gerente de produto dedicado – antes de dar mais luz ao projeto. A enorme quantidade de trabalho necessária para validar, desenvolver, iniciar e gerenciar um produto totalmente novo pode ser mais do que o gerente de produto existente pode suportar.


3 marcos de negocio que é hora de escalar o time de produto

Mesmo que você não encontre os cenários específicos que acabamos de descrever, à medida que sua empresa cresce, ela atinge outros marcos ou pontos de inflexão. Você não deseja entrar em uma nova fase de crescimento com uma equipe insuficiente. Durante essas transições, faça uma pausa e pergunte a si mesmo se chegou a hora de dimensionar sua equipe de produtos.

1. A empresa cresceu e você não pode mais gerenciar com eficácia o produto.

Escrevi anteriormente que os fundadores não devem ser gerentes de produto (pelo menos por muito tempo). Sabemos que muitas vezes é necessário para um empresário atuar como gerente de produto no desenvolvimento inicial dos produtos da empresa. Ao iniciar uma startup, especialmente se você está inicializando o projeto e não possui muito dinheiro de investidores no começo, isso faz sentido.

Mas, por várias razões, um fundador / executivo deve fazer a transição para fora da função principal de gerenciamento de produtos.

Se você perceber que sua startup está crescendo, são ótimas notícias. Isso significa que você fez algo certo com seu produto (provavelmente muitas coisas). Ao mesmo tempo, isso significa que você precisa compartilhar pelo menos as responsabilidades estratégicas de gerenciamento de produtos com um gerente de produto dedicado. Dessa forma, você pode cuidar de outras importantes funções executivas e garantir que seu produto continue recebendo a atenção que ele merece.

Dica: agora que você vai contratar um novo gerente, adicionei alguns aprendizados para os gerentes de produto

2. Você muda de um único produto para uma plataforma.

Outro marco que sugere que é hora de escalar o time de produto é se sua empresa decidir deixar de oferecer um único produto para uma plataforma mais ampla.

Sob um modelo de plataforma, você precisará de diversos conjuntos de habilidades de gerenciamento e conhecimentos em diferentes tipos de funcionalidade para abranger as novas linhas de produtos. Isso significa que, mesmo que você já tenha um gerente de produto dedicado, considere adicionar mais alguns a sua equipe.

3. Seu produto está entrando em uma fase de crescimento.

Entre os cinco estágios do ciclo de vida de um produto, o segundo estágio – crescimento – é frequentemente considerado o mais importante. O estágio de crescimento representa a chance de uma empresa estabelecer a posição de mercado de seu produto, além de aumentar as vendas e a lucratividade.

O estágio de crescimento também representa um novo conjunto de desafios, como garantir que o produto possa suportar sua crescente base de usuários e que as equipes de vendas e suporte possam atender ao aumento do nível de solicitações recebidas.

Nesse estágio, você pode precisar descarregar parte dessa responsabilidade do seu gerente de produto existente – que se dedica à funcionalidade do produto e atender às necessidades do usuário – e contratar um gerente de produto de growth para enfrentar esses novos desafios estratégicos.


O que fazer antes de contratar mais gerentes de produto

Obviamente, mesmo que você veja um ou mais dos sinais que discutimos até agora, contratar mais gerentes de produto pode não fazer o sentido mais estratégico. Primeiro, você precisa se certificar de que qualquer desafio que você esteja enfrentando realmente provenha da falta de pessoal.

Uma avaliação das funções e responsabilidades de sua equipe atual pode revelar que você pode resolver seus problemas deslocando as pessoas, priorizando suas cargas de trabalho ou substituindo algumas, em vez de simplesmente aumentar seu time de produtos. Você deve se perguntar:

– “Temos as pessoas certas nos papéis certos?”

Talvez você não tenha um gerente de produto dedicado, mas você tenha uma pequena equipe de marketing, e um desses membros da equipe é realmente um gerente de produto experiente. Você poderia mudar essa pessoa para uma função de gerenciamento de tempo integral, em vez de contratar uma nova pessoa?

– “Nossa equipe de produtos existente está pronta para a tarefa?”

Os líderes empresariais geralmente precisam contratar mais pessoas porque a equipe existente parece sobrecarregada. Isso pode ser devido a uma carga de trabalho que está crescendo além de sua capacidade, mas também pode resultar do fato de a equipe existente não ser suficientemente forte. Nesse caso, pode ser necessário substituir um gerente de produto com desempenho insatisfatório ou inexperiente por um mais capaz.

– “Estamos usando nosso time de produtos da maneira mais eficiente possível?”

Se você examinar as prioridades e a carga de trabalho de time de produtos, poderá descobrir que elas estão se concentrando nas coisas erradas. Talvez seu gerente de produto tenha sido pego analisando dados ou gastando muito tempo ingressando em reuniões de vendas. Esses esforços podem valer a pena, mas talvez eles também estejam impedindo o gerente de produto de dedicar tempo suficiente ao trabalho com a equipe de desenvolvimento.

E talvez seja por isso que seus desenvolvedores estão reclamando que o gerente de produto não está acessível o suficiente para eles. Talvez você não precise contratar outro gerente de produto – você só precisa ajudar seu gerente de produto atual com habilidades de gerenciamento de tempo.


Conclusão: Escalar o time de produto somente quando chegar a hora

Não contrate por contratar. Você precisa ter certeza de que a expansão é a decisão certa e isso exige uma análise cuidadosa da sua situação. Você precisa inclusive tentar entender qual o tamanho idéal do time de produto para sua empresa.

Você precisa ter certeza de que a expansão é a decisão certa e isso exige uma análise cuidadosa da sua situação.

Quando você achar que é hora de escalar o time de produto, “dê um passo atrás” e examine as equipes existentes da sua empresa e como elas gastam seu tempo. Você pode perceber que seu desafio não é ter uma quantidade insuficiente de pessoas, mas uma alocação incorreta dos recursos existentes.

Se você determinar que sim “é hora de escalar o time de produto” , convém adotar uma abordagem estratégica e inteligente para atrair esses novos recursos.

Dica final: a coisa mais importante que aprendi durante minha carreira como gerente de produto, é construir um time de produto empoderado, ou seja, um time que consegue contribuir livremente na construção e decisões estratégicas do produto. Quando for escalar o seu time, não se esqueça disso!