O que é Gerenciamento de Produto? (e o que não é)

O que é gerenciamento de produto? (e o que não é)

Um dos motivos pelos quais a pergunta “O que é gerenciamento de produto?” Surge com tanta frequência (mesmo vinda de empresários experientes), é que o gerenciamento de produtos abrange uma ampla área de responsabilidades. Inclusive, o papel em si normalmente significa coisas muito diferentes em diferentes organizações.

Aqui está a resposta mais sucinta que encontramos para a pergunta “O que é gerenciamento de produtos?”: O gerenciamento de produtos é a prática de impulsionar estrategicamente o desenvolvimento, o lançamento no mercado e o suporte e aprimoramento contínuos dos produtos de uma empresa.

O gerenciamento de produtos é a prática de impulsionar estrategicamente o desenvolvimento, o lançamento no mercado, o suporte e aprimoramento contínuos dos produtos de uma empresa.

Obviamente, essa é uma explicação altamente abstrata do papel. Então, o que é gerenciamento de produtos? O que o trabalho realmente implica?

O que é gerenciamento de produtos?

O dia a dia dos profissionais de gerenciamento de produtos podem incluir uma grande variedade de tarefas estratégicas e táticas. Contudo, a maioria dos gerentes (PM) ou dono do produtos (PO) não assume todas essas responsabilidades. Na maioria das empresas, pelo menos algumas delas pertencem a outras equipes ou departamentos.

Mas, de um modo geral, a maioria dos profissionais de produtos passa a maior parte do tempo concentrada nas seguintes responsabilidade:

  • Realização de pesquisas: os profissionais de gerenciamento de produtos (gerentes de produtos, dono do produto) realizam pesquisas constantes com intuito de obter conhecimento sobre o mercado da empresa, sobre seus usuários e concorrentes.
  • Desenvolvem estratégias: quando obtêm informações suficientes do setor, os profissionais de produto moldam esse conhecimento em um plano estratégico de alto nível para seu produto – incluindo metas e objetivos, uma visão geral abrangente do produto em si e talvez um roadmap aproximado. (Dica: Encontre tempo para a estrategia do seu produto!)
  • Comunicando os planos: agora que eles têm um plano estratégico de trabalho – que eles normalmente desenvolvem usando um roadmap de produtos -, os profissionais do produto apresentam esse plano para os principais interessados ​​em sua organização: executivos, investidores, sua equipe de desenvolvimento etc. Esses profissionais de produtos irão comunicar com suas equipes multifuncionais ao longo de todo o processo de desenvolvimento.
  • Coordenando o desenvolvimento: supondo que eles tenham recebido uma “luz verde” para avançar no plano estratégico de seus produtos, os profissionais de produtos coordenarão as equipes relevantes – marketing, desenvolvimento de produtos etc. – para começar a executar o plano.
  • Atuando no feedback e na análise de dados: finalmente, depois que o produto for construído, testado e apresentado ao mercado, o profissional do produto aprenderá (por meio da análise de dados e solicitando feedback direto dos usuários), o que funciona, o que não funciona e o que adicionar em seguida. Eles trabalharão novamente com as equipes relevantes para incorporar esse feedback nas iterações futuras do produto. (Dica: conheça 5 fontes de idéias para o roadmap do produto)

O que NÃO é gerenciamento de produtos?

Uma responsabilidade que as pessoas geralmente assumem que pretence ao gerenciamento de produtos ( mas, em um ambiente de negócios ideal, não deveria) – é gerenciar os detalhes diários do desenvolvimento de um produto. Como descrevi em outro post sobre a diferença entre gerenciamento de produtos x gerenciamento de projetos, esse é o papel de um gerente de projetos.

Como você pode ver nas áreas de responsabilidade descritas acima, o gerenciamento de produtos é uma função estratégica. Os gerentes de produto têm a tarefa de determinar a razão geral de existência de um produto – o “Por quê?”

O gerenciamento de produtos é uma função estratégica.

  • Eles também são responsáveis ​​por comunicar os objetivos e planos do produto ao restante da empresa.
  • Eles precisam garantir que qualquer pessoa envolvida com qualquer aspecto do produto, esteja trabalhando em direção a um objetivo organizacional compartilhado.

O gerenciamento de produtos abrange um grande conjunto de responsabilidades estratégicas, e portanto, não deve ser responsável pelos detalhes no operacional do processo de desenvolvimento. Esses elementos táticos podem incluir o acompanhamento de cada item que está sendo construído, o monitoramento das respectivas cargas de trabalho dos desenvolvedores ou o acompanhamento do andamento de negociação de vendas.

É por isso que as empresas inteligentes separam essa função e a atribuem ao gerente de projeto o foco mais taticamente, deixando o gerente de produto livre para se concentrar na estratégia de nível superior.

Conclusão: tudo relacionado a estratégia

Ultimamente, minha resposta à pergunta “O que é gerenciamento de produtos?” é que a função é tudo que é relacionado a estratégia. Os gerentes de produto desenvolvem a estratégia do produto e comunicam (de forma persuasiva) essa estratégia. Depois, garantem que todas as decisões relacionadas ao desenvolvimento, marketing etc. reflitam e apoiem a estratégia.

Dica: Para apresentar de forma eficaz seu plano, uma boa idéia é criar um roadmap de produto. Fazer uso desse recurso visual é crucial para comunicar tanto o planejamento de curto prazo (mais tático, para o time de desenvolvimento), quanto o planejamento estratégico de médio e longo prazo (nível estratégico, para o time de executivos). Utilize ferramentas como o ProductPlan ou Roadmunk para facilitar esse processo.

Se você estiver interessado no que torna um profissional de gerenciamento de produtos eficaz e bem-sucedido, continue lendo os artigos da seção de “gestão de produtos”. Lá, eu falo sobre frameworks de priorização de features, melhores práticas e como você pode criar um produto de sucesso.