O time de produto moderno, com foco no desenvolvimento de um produto que atenda dores dos clientes alinhados com os objetivos da empresa, é composto por um time multidisciplinar – de desenvolvedores a designers, com ajuda do time de venda, marketing e suporte. Sabendo que pode ser dificil liderar um time como esse e com intuito de compartilhar o conhecimento que venho adquirindo nos últimos anos de minha carreira, resolvi criar o Guia completo sobre o Time de Produto, com dezenas de artigos escritos por mim (essa lista vai continuar crescendo)!

Ahh, e eles estão organizados por ordem de cronológica de estudo! Espero que gostem!

1. Integrantes do time de produto

Gerente de Produto: o que é, e como se tornar um

Muitas vezes me perguntam o que é um gerente de produto. O que eles fazem? De onde eles vêm? Qual sua formação? Quais suas habilidades? Nesse artigo eu descrevo um pouco sobre o cargo e suas responsabilidades na empresa (e como lider). (4.980 palavras – 33 minutos de leitura).

O gerente de produto em um time multidisciplinar

Você ficaria surpreso ao saber que, nos primeiros dias do SCRUM, o gerente de produto não tinha muito espaço? Ou que algumas versões anteriores do Guia SCRUM recomendaram que não permitissem que o gerente de produto falasse durante as reuniões diarias? Claramente, o papel do gerente de produto em um time multidisciplinar ágil evoluiu bastante nas últimas décadas desde que surgiu a estrutura de gerenciamento de projetos. Mas ainda há falta de consenso sobre como deve ser exatamente o papel de gerente de produtos em uma equipe multifuncional. (736 palavras – 6 minutos).

Designer de produto: o que é, e quais suas atividades

Não importa se você é um gerente de produto que acabou de contratar ou um aficionado pela profissão e quer se tornar um melhor Designer, o importante é reconhecder que a maneira como os produtos são criados mudou drasticamente nos últimos anos e novos processo de design de produto são uma parte crítica disso. Mas antes de falarmos sobre os atributos importantes da função moderna de designer de produtos, vamos discutir o que é um Designer de Produto. (3.119 palavras – 19 minutos de leitura).


2. Caracteristica do time de produto

12 caracteristicas de um time de alta perfomance

À medida que uma equipe de produtos cresce de um ou dois colaboradores individuais para uma equipe maior e mais diversificada, é preciso algum trabalho para garantir que todos estejam preparados para o sucesso. Diferentes personalidades, estilos e expectativas podem criar experiências inconsistentes para os outros ao lidar com o time do produto.Mas você sabe quais as caracteristicas de um time de alta perfomance? (1.954 palavras – 13 minutos de leitura).

Quais os 6 tipos de equipes de produto

Quando recebo uma oferta para ingressar em time de produto, passo os dias ou até semanas seguintes considerando muitos parâmetros diferentes (afinal, são muitos tipos de equipes de produto existentes). Eu vejo isso como uma decisão realmente importante, que afetará bastante minha vida, afinal, esse novo desafio vai ser o que vai definir minha vida profissional no curto prazo! Decidi fazer um pequeno detalhamento das características de cada tipo de equipe, para ajudar a mim e aos outros a fazer melhores escolhas no futuro. (1.317 palavras – 11 minutos de leitura).

6 exemplos de equipes de produtos – Amazon, Apple…

As equipes de produtos resolvem problemas – problemas que nunca foram resolvidos antes. Portanto, as equipes de produtos devem ser altamente competentes para gerar criar grandes produtos. Infelizmente, não existe uma fórmula testada e comprovada que garanta equipes de alta performance – empresas diferentes usam abordagens diferentes – mas saber o que funcionou no passado ajudará o CEO e o líder de negócios a construir equipes de sucesso e uma cultura para sustentá-las. (2.572 palavras – 17 minutos de leitura).

Time de produto vs time de feature

Este artigo vai irrita-los (sinto muito por isso), mas o grau de ruído e confusão em torno do papel do “produto” nas empresas de tecnologia está apenas piorando. Tenho visto esses problemas e comportamentos problemáticos se institucionalizando em palestras, programas de treinamento e certificações para pessoas de que trabalham com produto. Você deve estar se perguntado “Qual é a confusão que esta acarretando tanto problema?”. Indo direto ao ponto: é a diferença entre time de produto vs time de feature. (2.256 palavras – 14 minutos).

Um time de mercenários ou missionários

Uma das minhas citações favoritas em nossa indústria vem por meio do lendário VC, John Doerr, onde ele argumenta que “precisamos de equipes de missionários, não de mercenários”. Esse ponto captura muito e vai direto ao ponto. coração da característica mais importante de líderes fortes, organizações fortes e equipes fortes de produtos. Mas e você, prefere: mercenários ou missionários? (833 palavras – 6 minutos de leitura).

Como empoderar o time de produto

Você já parou para pensar sobre: quais são as habilidades e técnicas usadas pelos melhores times de produtos nas melhores empresas de produtos para resolver problemas de tecnologia difíceis? Eu particularmente adoro esse tópico e, entre os vários riscos (valor, usabilidade, viabilidade e viabilidade técnica), os vários frameworks para lidar com esses riscos e as muitas técnicas qualitativas e quantitativas para testar esses protótipos, há muito a dizer. Mas então, quão a melhor forma de empoderar o time de produto? (3.654 palavras – 23 minutos de leitura).

Times de produto com visão de futuro pensam “de tras para frente”

Você provavelmente já ouviu o velho ditado: “sucesso não é um destino, mas uma jornada”. Claramente, o autors da frase não era gerente de produto. As equipes de produtos não são avaliadas por pegarem a “estrada sinuosa” e “aplaudidas pelos muitos passos dados” – mas sim, pelos resultados. No entanto, muitas vezes somos tão consumidos com o processo, a rotina e o ciclo interminável de construção que podemos esquecer que nada disso importa se o resultado final não atingir nossos objetivos. É por isso que times de produto com visão de futuro pensam de “tras para frente.” Quer aprender a fazer isso? (2.017 palavras – 13 minutos de leitura).


3. Como e quando escalar o time

Qual o tamanho ideal do time de produtos

Conseguir a luz verde para contratar gerentes de produto é quase sempre um bom sinal. Isso significa que sua empresa está crescendo, amadurecendo ou diversificando sua oferta. Significa mais “poder de fogo”, pois o time atual (ou a falta dele) não é mais capaz de lidar adequadamente com o gerenciamento de produtos como está. Esse momento, também representa uma oportunidade e ao mesmo tempo uma duvida: qual o tamanho ideal do time de produtos? (1.913 palavras – 13 minutos de leitura).

Quando escalar o time de produto

Quando você se pergunta se é hora de escalar o time de produto, você tem o que chamamos de problema de alta qualidade. A necessidade de adicionar recursos de gerenciamento de produtos provavelmente significa que seu produto está tendo sucesso. Mas isso também significa que você pode estar lutando para dar a seus produtos a atenção estratégica e os conhecimentos necessários para continuar crescendo. Em vez de falar sobre o tamanho ideal do time de produtos, abordaremos alguns sinais observáveis ​​de que é hora de pensar em contratar. (1.526 palavras – 10 minutos de leitura).

3 estruturas de um time de produto

Escalar uma equipe de produto bem-sucedida exige mais do que contratar novos gerentes de produto. Você precisa considerar a visão macro – como todos os indivíduos da sua equipe trabalharão juntos? e como você pode ajudá-los a operar de forma eficiente e sem fricção? É aqui que a importância de saber como estruturar seu time de produto. Dar à sua equipe pelo menos alguma estrutura à medida que você expande ajudará a garantir que sua organização divida funções e habilidades da maneira mais eficaz possível. Nesse artigo vou listar as 3 estruturas de time um de produto mais comuns. (1.362 palavras – 9 minutos de leitura).

Como desenvolver gerentes de produto

Quando você começa a gerenciar e desenvolver gerentes de produto pela primeira vez, é forçado a seguir uma curva de aprendizado gerencial mais acentuada do que em outras funções. Isso ocorre porque (geralmente) o PM que você vai gerenciar já é experiente, devido ao fato de que ele geralmente iniciam sua atuação na area após o sucesso em outras disciplinas ou empreendendo. (3.395 palavras – 21 minutos de leitura).


4. Os times trabalhando juntos

Como os times de vendas e marketing criam o roadmap

Os gerentes de produto têm o ônus de serem ouvintes atentos. Nós temos que manter ficar atentos a um conjunto diversificado de informações, filtrando o que é importante em meio a tanto ruído, para construir uma direção estratégica e, fazer mudanças calculadas no roadmap do produto sem muita disrupação – constantemente reavaliando se as escolhas que fizemos para o produto são as corretas à medida que novas informações se tornam disponíveis. Em meio a tanto ruindo, você pode construir um roadmap de sucesso com ajuda do times de vendas e marketing. (1.480 palavras – 10 minutos de leitura).

O alinhamento entre vendas e produto

O alinhamento entre vendas e o produto precisa ser baseada em definições compartilhadas de sucesso e em um processo acordado de colaboração. Sem essas coisas, o relacionamento recua para os estereótipos magnéticos de ambos os setores: (1) as equipes de produtos acham que as equipes de vendas farão, dirão e venderão qualquer coisa para ganhar dinheiro, (2) as equipes de vendas acredita que as equipes de produtos construirão algo interessante, exceto as que realmente ganham dinheiro. (910 palavras – 7 minutos de leitura).

Time de design e engenharia trabalhando juntos

O que cria ou quebra uma equipe de produtos? Princípios de design fortes são um. Um roadmap claro e equilibrado é outro. Mas um dos aspectos mais importantes, ainda que esquecidos, de todas as grandes equipes de produtos, são os relacionamentos entre os designers e engenheiros de sua equipe. Mas, você sabe porque é tão importante o time de design e engenharia trabalharem juntos? (1.355 palavras – 10 minutos de leitura).