Quando recebo uma oferta para ingressar em time de produto, passo os dias ou até semanas seguintes considerando muitos parâmetros diferentes (afinal, são muitos tipos de equipes de produto existentes). Eu vejo isso como uma decisão realmente importante, que afetará bastante minha vida, afinal, esse novo desafio vai ser o que vai definir minha vida profissional no curto prazo! Eu sempre levo em consideração algumas coisas:
- A primeira coisa que costumo considerar é a visão – a missão de longo prazo da empresa.
- A segunda coisa é geralmente a equipe – a personalidade, a ambição e as habilidades dos meus futuros parceiros.
- A terceira coisa mais importante para mim são minhas missões de curto prazo – os KPIs para cada sprint ou trimestre. O que impulsiona a equipe? O que a equipe pode alcançar no ano seguinte que significaria sucesso? O que a equipe mais discute nas reuniões internas? E como tudo isso se alinha com meus objetivos pessoais e ambição?
Achei interessante que a maioria das equipes seja muito diferente na maneira de trabalhar e pensar. Cada equipe avalia o sucesso a curto prazo de maneira diferente. Decidi fazer um pequeno detalhamento das características de cada tipo de equipe, para ajudar a mim e aos outros a fazer melhores escolhas no futuro.
Os tipos de equipes de produto
1. Equipe centrada no usuário
“Aperte o botão. Vai melhorar sua vida”
Uma equipe centrada no usuário é uma equipe que coloca seus usuários acima de todos os outros KPIs. O design da experiência do usuário é um valor importante na empresa. Muito tempo e esforço são aplicados nas soluções que serão as mais agradáveis para os usuários.
A equipe está ciente de seus usuários, suas necessidades, seus pontos negativos e a maior parte do “combustível” da equipe é usada para melhorar a satisfação geral e fazer com que os usuários amem mais o produto. Novas features são cuidadosamente examinados e adicionados apenas se agregam valor suficiente aos usuários.
Vantagens | Desvantages |
A boa satisfação do usuário pode ajudar no crescimento e retenção de clientes devido ao “boca a boca” entre os usuarios. | Ao trabalhar dessa maneira, às vezes é difícil medir o sucesso. Mesmo que muitos usuários gostem do produto, isso não significa que ele seja rentável e, eventualmente, poderá ser descontinuado por causa disso. |
2. Equipe centrada no crescimento
“Faltam apenas 9 horas para pressionar o botão!”
Uma equipe centrada no crescimento é uma equipe que procura principalmente números. As reuniões abertas da Sprint falarão muito sobre termos como Aquisição, Conversão, Engajamento e Retenção. O roadmap prioriza tarefas com maiores chances de impactar os números, e não necessariamente as melhores coisas para os usuários. Isso poderia ser feito melhorando o produto e agregando valor, mas também adicionando promoções, notificações por push, dentre outros mecanismos. Os funcionários são recompensados principalmente pelo seu sucesso em causar impacto nos números.
Exemplos: Booking.com, LinkedIn.
Vantagens | Desvantagens |
Se a empresa conseguir crescer, as novas features poderão ajudar na contratação de funcionários talentosos e ajudarão a criar melhores produtos e a avançar rapidamente em um estágio posterior. | A satisfação do usuário pode diminuir e facilitará a concorrência que é mais focado no usuário. |
3. Equipe centrada em features
“Veja todos esses botões que criamos para você.”
Uma equipe centralizada em features é uma equipe que tem muitas idéias novas que deseja criar. O roadmap tem prazos para cada feature, e o foco da equipe é enviar a feature discutido a tempo. As features geralmente vêm de solicitações dos usuários, demandas de stakeholder ou da equipe de vendas que deseja que recursos específicos sejam usados como ponto de venda.
Vantagens | Desvantagens |
A adição de features pode ajudar a equipe de vendas a atrair um novo público. | O fato de ter muitas features pode prejudicar a usabilidade do produto. Além disso, quando a equipe está sempre trabalhando em novos recursos, pode esquecer de melhorar outros aspectos do produto. |
4. Equipe centrada no Design
“Apresentando: Button X. Nosso melhor botão até agora.”
Uma equipe centrada no design é uma equipe que prioriza a beleza e o luxo de seu produto acima de tudo. Seu foco está no envio de produtos impressionantes. Os designers são altamente conceituados e passam muito tempo pesquisando, desenhando e desenhando.
Vantagens | Desvantagens |
Os usuários podem se tornar usuários avançados ou “fãs” e se tornar muito fiéis a todos os lançamentos atuais e futuros da empresa. | Um bom design geralmente não é barato. Se a massa não adotar o design – a empresa pode falhar. Além disso, a beleza pode vir à custa da usabilidade, o que diminuirá a satisfação do usuário. |
5. Equipe centrada na tecnologia
“Depois de pressionar o botão, nossos algoritmos de IA farão sua mágica”
Uma equipe centrada em tecnologia é uma equipe focada principalmente em melhorar e manter a tecnologia da empresa. Poderia gastar muito tempo refatorando o código, corrigindo bugs, mudando para uma estrutura melhor e, às vezes, pesquisando, e ultrapassando os limites das novas tecnologias. (Dica: aprenda como o gerente de produto pode falar a mesma lingua dos desenvolvedores)
Examples: Amazon, Google AI
Vantagens | Desvantagens |
produtos rápidos e estáveis podem levar a uma melhor satisfação do usuário. Além disso, às vezes essas empresas ajudam a mudar o mundo. | gastar muito tempo escrevendo códigos melhores para produtos simples que são “suficientemente bons” pode desacelerar a equipe. |
6. A equipe ingênua
“Bem … Nós construímos um botão. Isso meio que funciona. E agora?”
Uma equipe de produto ingênua é uma equipe que trabalha em um produto ou feautres sem um KPI claro de curto prazo. Alguém trouxe uma idéia que foi adotada pela equipe e agora as pessoas estão trabalhando para fazê-la funcionar.
Não se gasta muito tempo em pesquisa, design ou desenvolvimento. Geralmente é uma prática comum para validar idéias ou para uma equipe que se permite trabalhar em coisas criativas sem um objetivo claro em mente.
Examples: hackathon projects, early stage startups
Vantagens | Desvantagens |
a equipe pode ser criativa e se mover mais rapidamente. A ideia pode agregar valor a muitos – e pode ser monetizada e aprimorada em estágios posteriores. | resultado pode ser algo que as pessoas não precisam ou ser um produto de baixa qualidade que precisará ser repensado no futuro. |
Qual equipe de produto você deve se juntar?
A resposta não é preto e branco, afinal, existem muitos tipos de equipes de produto. Se você é um designer de produto, provavelmente ficaria muito feliz em uma equipe centrada no usuário ou centrada no design, e muitos desenvolvedores provavelmente prefeririam uma equipe centrada na tecnologia.
Isso significa que você não deve ingressar em equipes que não são obcecadas por sua paixão? Não. As equipes podem, e precisam mudar, de acordo com o estágio em que estão. Acho que geralmente um bom equilíbrio entre UX, Design, Tecnologia e Crescimento é importante e pode ser alcançado com as pessoas certas, com o maior foco sendo o mais importante. coisa para a empresa no estágio atual.
Além disso, como membros da equipe, temos o poder de influenciar os outros. Por exemplo, mesmo que minha maior paixão seja a experiência do usuário, e entrei para uma equipe que se preocupa principalmente com a tecnologia – como designer da equipe, posso usar minhas habilidades e experiência em comunicação para demonstrar os valores de ser mais centrado no usuário.
A pergunta mais interessante a ser feita, na minha opinião, não é “como escolher dentre os tipos de equipes de produto”, mas quem são as pessoas com quem você trabalhará todos os dias e estarão atentas às coisas que considera importantes.
Se você for um gerente de produto e estiver lendo esse artigo, eu tenho uma ultima dica: é papel do gerente tirar o melhor de cada integrante, permitindo que todos contribuam da melhor forma, e criando um ambiente agradável e de alto desempenho. Chamo isso de empoderar seu time! Se quiser saber mais sobre isso, eu escrevi um artigo que pode te ajudar