Mapeamento de Conteúdo: como utilizar na sua estratégia

Mapeamento de Conteúdo

O Mapeamento de Conteúdo é uma ferramenta que tem como objetivo a definição de quais serão os conteúdos a serem produzidos na sua estratégia de inbound marketing- com as pautas, datas, palavras chave e etapa do funil, e as personas que serão impactadas com esses conteudos.


Uma das etapas mais importantes na criação da sua estratégia de conteudo é definir quais conteudos sertão desenvolvidos durante um certo periodo, as pautas desses conteudos e quais personas serão impactadas. Mas definir essa grande de conteudo pode ser uma tarefa Herculano, e manter tudo organizado é quase impossível.

É ai que entra o mapa de conteudo. O mapeamento de conteúdo foi se tornando cada vez mais importante com o passar do tempo, principalmente por ser referente à todo o conteúdo que será desenvolvido por uma empresa e quais serão seus resultados.

Com a criação do conteúdo, é possível compreender qual tipo de direcionamento que a empresa obterá com o tempo e qual caminho ela irá trilhar.

Veja a seguir e entenda o que é mapeamento de conteúdo e como identificar o valor deste tipo de idéia para o desenvolvimento de sua empresa.

O que é o mapeamento de conteúdo

Para entender melhor sobre o que é o mapeamento de conteúdo de uma empresa, é preciso compreender o que de fato é o mapa de conteúdo e, para ilustrar de maneira mais concreta, é preciso apenas pensar em um mapa convencional.

Todos os mapas existem devido apenas uma função, que é indicar a direção de algo ou algum lugar, para que o caminho percorrido esteja correto.

E, o mapeamento de conteúdo é considerado basicamente isto, pois este mapa está voltado para a direção em que a produção de uma empresa e seu conteúdo devem seguir para que os clientes consigam comprar seus produtos e serviços.

…O mapeamento de conteudo é a direção em que a produção de conteudo de uma empresa deve seguir…

O mapeamento de conteudo é diretamente relaciona a jornada de compra e o funil de vendas. Ao mapear a jornada do cliente que vai desde o conhecimento do problema até a decisão de compra, seu cliente em potencial esta consumindo conteúdos relevantes fornecidos pela sua empresa ( se você estiver fazendo uma boa estratégia de marketing de conteudo).

Funil de Vendas e a Jornada de Compra

Mas, quando estamos desenvolvendo a nossa estratégia de conteúdo, algumas perguntas sempre surgem:

  • Quais conteudos produzir em cada etapa?
  • Quantos conteúdos produzir para cada etapa do funil?
  • Quais conteúdos eu já publiquei no meu blog / canal de comunicação?

É ai que entra o mapeamento de conteudo (e seu artefato: o mapa de conteudo) Nele, nós documentamos todos os conteúdos que serão desenvolvidos em um período de tempo – mensal, trimestral, semestral. E as informações relacionadas a esses conteúdos, como:

  • Etapa do funil;
  • Palavra chave alvo;
  • Informações sobre a pauta como: tamanho do texto, quem é o redator responsável, data de publicação.

Benefícios do mapeamento de conteúdo

Como vimos acima, mapear o conteúdo de sua empresa, significa listar todos os conteudos que serão desenvolvidos, e as informações relacionadas a esses conteudos. Dessa forma, o mapa de conteúdo acaba se tornando uma das principais artefatos estratégias de marketing da sua empresa.

Mas, para ilustrar e entender mais ainda todos os benefícios que mapeamento de conteúdo pode trazer para sua empresa, veja a seguir alguns benefícios e entenda o que esta estratégia pode fazer pelos seus investimentos:

Cria a trilha de conteúdo da jornada de compra

Quando os conteúdos produzidos atendem as demandas dos clientes de forma efetiva, toda a jornada de compra que será percorrida acontece de forma mais natural e é muito possível que os clientes queiram voltar até sua empresa sempre que possível.

O mapa de conteúdo acaba sendo o principal responsável por alinhar todos os interesses do cliente e o que a empresa está disposta a produzir, sendo o principal recurso responsável pela jornada do cliente ou futuro cliente dentro dos interesses da empresa.

Maiores taxas de conversão de todo o mercado

Depois do investimento efetivo em uma estratégia de conteúdo e todo o seu planejamento, com o mapeamento realizado de forma correta, é possível que os resultados e desempenho dos canais de digitas da sua empresa aconteça de forma positiva, aumentando seu funcionamento.

Isto por que, todo investimento feito na estrutura de uma empresa e em seus métodos de acessar os clientes, devem estar diretamente ligados com o aumento considerável das taxas de conversão.

• Coerência da estratégia de conteúdo

Na maioria das vezes não é um conteúdo só que vai fazer alguém gostar da sua marca ou se interessar pela sua empresa. A estratégia de marketing de conteudo exige uma produção constante novos conteudos. Isso quer dizer que seu conteúdo precisa funcionar bem como um todo, não apenas de forma isolada.

Uma estratégia de conteúdo apresenta uma visão coerentes, que se relacionam bem entre si, faz muito mais sucesso que um planejamento que fala sobre assuntos completamente diferentes, sem relação um com o outro.

Etapas para criar um mapeamento de conteudo

Montar um mapeamento de conteúdo para sua empresa, pode ser uma tarefa fácil mas, não muito simples. Isto por que, o desenvolvimento desta estratégia deve ser pensado com cautela,  a fim de realmente trazer os bons resultados esperados.

Portanto, analise todos os passos a seguir e entenda como criar o mapeamento de conteúdo d forma efetiva, desempenhando o papel desta função da maneira correta:

Etapa 1 – Crie uma persona para sua empresa

A criação de persona é considera a primeira etapa para que o mapeamento de conteúdo funcione – toda empresa tem uma persona e ela que vai informar quais conteúdos que serão produzidos e qual tipo de clientes que esta empresa deseja atrair com seus negócios e produções.

Esta criação será uma das principais responsáveis por determinar os resultados de sua empresa, pois diz muito sobre o tipo de cliente que seu negócio deseja atrair e o que deve ser feito para que uma pessoa como está olhe melhor para a sua marca.

A criação da persona influi muito na forma como os conteúdos de sua empresa serão direcionados e como eles poderão ser criados, para que este tipo de pessoa se sinta atraído de maneira completa para tudo aquilo que sua empresa tem a oferecer.

Etapa 2 – Defina a jornada de compra

Após a criação de uma persona, voltada para todo o tipo de conteúdo que  sua empresa deseja criar, é preciso compreender qual a jornada de compra que o cliente poderá passar em sua empresa, para comprar seus produtos.

Geralmente, a jornada de compra pode ser classificadas em diferentes etapas, de acordo com seu desenvolvimento e sua evolução:

  1. A atração do cliente pelo conteúdo oferecido pela sua empresa: O primeiro contato entre o cliente, ou seja, a persona tem com a sua marca, é o responsável por despertar todo o interesse e definir se o caminho pela busca de mais informações acontecerá ou não;
  2. A consideração pelos produtos e todo o conteúdo produzido: Isto acontece depois a identificação da persona com todos os conteúdos de sua empresa e, depois disso, o cliente começa a pesquisar qual a forma de consumo e se compensa investir neste tipo de produção;
  3. Decisão final, tomada pelo cliente: Depois de passar por todas estas etapas, finalmente o cliente ou a persona decide que o produto oferecido pela sua empresa pode mudar sua vida de alguma forma e decide comprá-lo por fim.

Dessa forma, seguindo todos estes passos, é possível compreender o perfil de sua persona e tudo aquilo que ela procura, para entender melhor como a sua empresa é capaz de oferecer os melhores resultados para este tipo de pessoa,

Etapa 3 – Defina a quantidade e pautas dos conteúdos

Depois de analisar todos os passos que devem ser seguidos, é possível identificar tudo aquilo que sua empresa precisa para ter o melhor mapeamento de conteúdo, de acordo com todos os seus interesses. Nesse momento você precisa:

  1. Definir a quantidade de conteúdos que serão produzidos. Ao definir a quantidade de conteudos do seu mapeamento, leve em consideração a sua capacidade produtiva – o ideal é produzir ao menos 1 conteudo por semana. Lembre-se: consistência é melhor que intensidade.
  2. Definir a proporção de cada conteudo por etapa da jornada. Esse é um ponto muito importante. Na estratégia de conteudo o recomendado é focar em 80% dos conteudos produzidos serem na fase de atração (ou topo do funil) e 20% dos conteudos fundo de funil, ou conteudos falando sobre a sua empresa.
  3. Desenvolver as pautas do conteudo. Por fim, para cada conteudo crie uma pauta de acordo. Como citado anteriomente, essa pauta pode conter: titulo, estrutura do texto, palavra chave indexada, responsavel, data de publicação, etapa do funil, referências para o redator.

Nota: a construção da pauta é de vital importância para a redação de um bom texto. A lista de elementos citadas no ponto anterior não é exclusiva! Para saber mais sobre isso, leia o texto completo sobre a criação de pautas.

Etapa 4 – Crie o mapa de acordo com a criação de sua persona

A maneira mais usada e prática de registrar a sua estratégia, através de um documento formalizado, é elaborando uma pequena lista de todos os conteúdos que poderão ser úteis, de acordo com as etapas e fases de desenvolvimento de sua jornada de criação.

Titulo do ConteúdoO que é marketing de conteúdoO que é o inbound marketingComo começar uma estratégia de marketing de conteudoFerramentas para criar conteúdo
Etapa do FunilTopo do FunilTopo do FunilMeio do FunilFundo do funil
Palavra Chavemarketing de conteúdoinbound marketingcomo começar uma estratégia de marketingferramentas para criar conteúdo
ResponsávelHenrique HenriqueGabrielJoana
Data de Publicação03/05/202008/05/202012/05/202015/05/2020
Exemplo de Mapeamento de Conteudo Simplificado

Dica: você pode usar um simples excell ou tabela, com uma lista de todos os conteudos que serão desenvolvidos, lembrando que adicionar qual a etapa do funil o conteudo contempla e as pautas desse conteudo.

Erros na criação do mapeamento de conteudo

É comum que as empresas lamentam erros na hora de desenvolver seu mapeamento de conteudo mas, alguns destes erros podem ser os grandes responsáveis por arruinar todo o planejamento e marketing de uma empresa.

Mas, para evitar que danos sejam causados para o desenvolvimento de sua empresa, entenda melhor os erros que são mais cometidos e como evitá-los de forma completa:

Criar um publico-alvo, e não uma persona

Muitas pessoas não sabem, mas público alvo é completamente diferente da criação de uma persona e, este conceito pode não ser específico o bastante, com suas informações concretas, para que o mapeamento seja realizado com sucesso.

Dessa forma, tente sempre seguir o caminho certo a ser percorrido e não tente seguir atalhos, pois é preciso trabalhar de forma completa todo o marketing de sua empresa para que resultados possam ser visualizados.

Produzir conteúdos sem pensar na jornada do cliente

Um dos principais desafios de uma empresa, é pensar em todos os seus conteúdos e a forma com que eles serão passados para seus clientes, se preocupando em não oferecer um excesso de informações. Não adianta bombardear seus clientes com conteúdos, mas sim pensar na forma correta de oferecer conteúdos de qualidade para que eles possam ficar impactados de alguma forma.

A proporção ideal de produção de conteúdo é:

  • 80% para a etapa de atração (sem mencionar seu produto, só as dores da persona);
  • 20% divididos entre consideração e decisão.

A maioria das etapas de atração podem ser feitas sem que seja necessário citar o produto diretamente, induzindo seu cliente de forma positiva, sem deixar seu conteúdo cansativo e maçante.

• Tentar convencer quem já quer comprar

Depois que o cliente passar por toda a sua jornada de compra, o objetivo final é que ele esteja pronto para adquirir o produto oferecido e, nesse momento, o único papel da empresa é apresentar uma maneira simplificada de realizar isto da melhor forma possível.

Um grande erro das empresas, que tem se tornado muito comum, é oferecer uma série de conteúdos para as pessoas que  já estão convencidas de comprar seu produtos e não identificar que isto já havia ocorrido.

Conclusão

O mapa de conteúdo é um recurso utilizado para facilitar o desenvolvimento do trabalho de marketing de uma empresa e, por isto, deve ser sempre utilizado como um aliado.

Dessa forma, se você deseja se destacar e ter um grande diferencial em sua empresa em meio ao mercado, é preciso identificar qual a jornada que deve ser percorrida e quais as formas de estratégias podem ser utilizadas para que as pessoas se sintam impactadas de alguma forma por aquilo que você deseja oferecer.

O objetivo do mapa de conteúdo é exatamente isto, guiar as pessoas que tenham interesses em comum com aquilo que sua empresa pode oferecer, por todo o catálogo de produtos e os benefícios que investir em seu negócio possa lhe proporcionar.

Esta é uma estratégia muito utilizada e que pode acontecer de forma simplificada, basta ter em mente todos os objetivos e intenções de sua empresa, para com seus clientes, desenvolvendo conteúdos que sejam benéficos de alguma forma e ofereça algo de diferente.

Invista em seu mapeamento de conteúdo e sinta todas as diferenças de ter um plano de negócio e estratégia de marketing, podendo utilizar este recurso para alcançar tudo aquilo que você almeja como empresário, com todos os seu objetivos.