Mapa de Tópicos para as redes sociais – como criar um

Mapa de Topicos

Mapa de tópicos é parte da estratégia de marketing digital que tem por função agrupar temas que servirão de base para guiá-lo na produção de conteúdos que serão disponibilizados na sua estrategia digital.


Já não é mais novidade que as redes sociais são pilares utilizados para estratégia de marketing. Contudo não é qualquer informação que vai chamar a atenção do leitor para um negócio ou para uma marca.

Os conteúdos lançados precisam de temas diversificados que sejam úteis em algum momento para envolver o leitor de forma a fidelizá-lo. Ele sempre entrará no seu perfil ou no seu blog, por exemplo, se ele se identificar com os assuntos e conteúdos disponibilizados.

No entanto não é toda marca que consegue uma boa comunicação com seu público, isso pode acontecer por vários motivos, dentre eles:

  • Talvez o principal motivo seja o desconhecimento do perfil de suas personas. 
  • Muitas vezes não é tão simples formar um conteúdo que seja realmente relevante para as suas personas, precisa de um estudo aprofundado no perfil da persona e um bom planejamento estratégico.

A produção de conteúdos de qualidade ajuda a atrair, converter e encantar o público de maneira geral. Manter um blog atualizado, as redes sociais com um bom movimento, uma lista de e-mails aquecida, pode parecer um desafio. 

Para que você consiga montar um mapa de tópicos que vai te orientar na hora de formar conteúdos, preparamos esse post com detalhes. Assim você vai entender os motivos de investir em um e vai aprender como desenvolver o seu.

O que é um mapa de tópicos

Mapa de tópicos é parte da estratégia de marketing digital que tem por função agrupar, categorizar e organizar temas que servirão de base para guiá-lo na produção de conteúdos que serão disponibilizados no universo digital. Podemos utilizar o mapa de tópicos em diversas areas da estrategia, e em especial, nas publicações das redes sociais.

Através de um mapa de tópicos com temas assertivos sobre o seu negócio é possível organizar conteúdos mais relevantes para sua persona. Isso fará com que desperte seu interesse e a confiança nos conteúdos que estão sempre disponíveis, fazendo que o mesmo sempre retorne ao seu site, blog ou redes sociais para buscar por mais informações.

O mapa de tópicos é a formação de “lista” sobre conhecimentos da área em que seu negócio atua. É uma forma de ajudar a administrar informações e conhecimento para seu público em geral. Com ele, conseguimos combinar índices de base de conhecimento e depois que esses índices são criados e organizados fica mais fácil montar conteúdos de qualidade para atrair o público.

Mapa de Tópico - Nutricionista
Mapa de Tópico – Nutricionista

Você faz isso ao categorizar quais temas são atraentes para o nosso público e solucionam dores de sua rotina. Por exemplo, no caso de uma empresa de marketing, elas vão desde marketing de conteúdo até tecnologia e atualidades, tema de interesse mais geral.

Com a tecnologia e o mundo digital surgiu uma enorme quantidade de informações que estão disponíveis para acesso, e é difícil encontrar conteúdos que realmente sejam de qualidades.

Benefícios de criar um mapa de tópicos

Com a elaboração de assuntos macros você cria suas pautas com conteúdos mais direcionados. O mapa de tópicos pode ser seu aliado nesse momento trazendo benefícios como:

  • Organização e coerência de conteúdo;
  • Organização e direcionamento das pautas;
  • Auxilia na criatividade de seus posts;
  • Ajuda a aprimorar a experiência de público;
  • Auxilia o aumento de vendas;

O mapa de tópicos funciona como base para a elaboração de marketing de conteúdos, auxiliando o profissional/time de marketing a estabelecer um norte para planejar e definir temas de relevância para ser abordado em diversas plataformas digitais.

Dentre os principais benefícios, podemos nos aprofundar em 3 deles, que são os pilares de sua importancia:

  1. Baixo investimento. É uma estratégia fácil e simples de se elaborar e não demanda quase nenhum investimento financeiro, já que na maioria das vezes a empresa já tem um profissional responsável por cuidar de blogs e redes sociais, e que provavelmente já possui o estudo de sua persona.
  2. Gestão de conhecimento. Um mapa de tópicos é ideal para o seu negócio, pois ele serve como um guia visual que de forma rápida e prática vai guiá-lo na abordagem de temas para as suas postagens. Com essa vidualização macro da estrategia nós garantimos que não vamos repetir tópicos e vamos nos ater aos principais pontos.
  3. Conteúdos certeiros. O mapa de tópicos auxilia na elaboração de conteúdos certeiros por orientar a produção de marketing de conteúdos. Saber fazer a tutoria de seus conteúdos, em qualquer ponto da sua estratégia de marketing é essencial para atrair a atenção do público e engajar seus seguidores.

Mapa de tópicos vs Mapeamento de conteúdo

• Mapa de Tópicos

O mapa de tópicos é o agrupamento de temas para o planejamento e desenvolvimento do mapeamento de conteúdos, ele serve como um guia de conteúdos para não fugir do tema e propor conteúdos que realmente tenham a ver com seu nicho de mercado e com seu público potencial.

O mapa de tópicos pode ser encarado como parte intrínseca para o desenvolvimento de um bom mapeamento de conteúdos. Através de agrupamento de temas criados no mapa de tópicos é possível a elaboração de conteúdos mais certeiros.

• Mapa de Conteudo

Um mapa de conteúdo é uma ferramenta muito útil que tem como objetivo principal definir quais serão os conteúdos que vão ser produzidos e como trabalhá-los de acordo com as personas, possibilitando um direcionamento mais eficaz ao longo de todo o processo de atração de consumidores.

O mapa de conteúdos também oferece diversas vantagens para o empreendedor como impactar o público certo na hora certa apresentando o material para conduzi-lo na jornada de compra. 

Na personalização das estratégias de marketing com mais clareza se diferenciando das demais marcas que existem no mercado. Você pode dar novos ângulos aos assuntos que já são conhecidos, de forma a se diferenciar sem precisar fazer grandes esforços ou até mesmo grandes investimentos.

Elaborar estratégias que fazem mais sentido ao seu negócio e as suas personas vai ajudar que o seu conteúdo disponibilizado de forma digital agregue mais valor e funcione bem como um todo, com temas coerentes e que se relacionam melhor entre si, e não falar de assuntos diferentes sem relação um com o outro.

Em resumo: O mapa de topicos é o agrupamento dos temas que você irá abordar na sua estrategia, e o mapa de conteudo são as pautas de conteudos que serão desenvolvidas desses temas.

Etapas para criar um mapa de tópicos

Agora que já definimos o que é mapa de tópicos e você já entendeu o quanto ele pode trazer benefícios para o seu negócio, vamos te ensinar um passo a passo para você elaborar o seu.

Etapa 1 – Mapeie a sua persona

O primeiro passo é entender muito bem as suas personas. Conhecer com quem você está falando, o conceito de persona vai ajudar sua empresa a entender seu cliente e o que ele está precisando. Afinal, todo o conteúdo é elaborado visando atrair a atenção delas.

E para isso, não basta apenas estruturar sua Buyer persona com informações de faixa etária e profissão, por exemplo, apesar dessas informações serem de grande relevância, elas não dizem sobre o que sua persona busca nas redes sociais, sendo essa uma das informações base para elaborar um mapa de tópicos.

Além da Buyer Persona, você também não deve perder o foco e sua Brand Persona, pois é ela que estará dialogando com o público, é ela que se encontra na linha de frente.

Para guiar você em uma elaboração de mapa de tópicos mais assertiva você pode fazer algumas perguntas para seus leitores a fim de obter informações como:

  • Quais são os conteúdos mais acessados por sua persona no universo online, quais são os assuntos que ela “consome” online;
  • Quais conteúdos seu concorrente posta em redes sociais;
  • Quais tipos de conteúdos sua Brand persona deve falar sobre;
  • Quais os produtos que você precisa divulgar e vender;”

As respostas obtidas através desse questionamento você vai utilizá-las para produzir o seu mapa de tópicos. Você deve elaborar essas questões de forma a não haver falhas na identificação inicial para não prejudicar toda a sua estratégia que vem depois.

Etapa 2 – Estude as redes sociais que você vai atuar

Depois de saber os detalhes de suas personas, você deve estudar as suas redes sociais, que é onde você vai aplicar suas estratégias.

Chegando aqui pode ter surgido a dúvida se você deve criar um mapa de tópicos para cada mídia social que utiliza, na verdade você pode fazer somente um mapa que vai servir de guia para a sua estratégia, pois ele está relacionado com sua persona no geral.

Conhecendo melhor as redes sociais fica mais fácil saber qual tipo de assunto ou qual pauta você deve abordar em cada uma, o mapa de tópicos NÃO deve ser aplicado de forma genérica e geralmente serão abordados de maneira diferente para cada uma das mídias. Por exemplo:

  • No Instagram, que é uma plataforma mais acessada para entretenimento por aparelhos móveis como celulares e tablets, você deve procurar abordar assuntos mais rápidos e leves, como curiosidades e atualidades, usar mais formas visuais como fotos atrativas com legendas mais curtas.
  • No Linkedin, que é uma rede social utilizada para meios profissionais, você pode compartilhar e produzir conteúdos mais avançados e de empreendedorismo.

Você também pode estudar seus concorrentes, isso pode ser uma boa forma de ter uma base para começar. Você pode observar o que tem dado certo para ele e adaptar especificamente ao seu caso, e pode observar também o que não tem dado certo para não cometer os mesmos erros.

Nota: o mapa de tópicos esta sendo abordado nesse artigo como uma ferramenta para estruturar sua estrategia nas redes sociais, mas ele pode e DEVE ser utilizado em toda estratégia de marketing da sua empresa – dos conteudos produzidos, posts em redes sociais e comunicação geral.

Etapa 3 – Escolha os tópicos

Na hora da escolha dos tópicos você deve optar por 3 até no máximo 5 temas, baseados nos estudos que você já fez sobre as personas.

Você não precisa escolher mais de 5 temas, não caia nessa tentação, se não você pode perder o foco dos assuntos que são realmente mais relevantes e essenciais. Escolha seus temas e reúna-os em grupos de interesse.

Depois de tudo já planejado você pode colocar em prática seu mapa de tópicos:

  • Crie o mapa de topicos;
  • Para cada tema ou tópico elabore as pautas de conteudos que serão criados (aqui entra a pesquisa de palavras chave que irão gerar mais valor para seu usuario e atrair o maior trafego).
    • Lembre-se do funil de vendas e da jornada de compra do seu usuário – eles irão ajuda-los a pensar nos conteudos de cada etapa do funil;
  • Desenvolva o conteudo e crie seu calendario editorial – ele vai ajuda-lo a manter sua estratégia consistente. “Consistencia > intensidade“;
  • Depois de publicar os conteudos de cada topico, você precisa metrificar os resultados e adaptar sua estrategia.

Você deve buscar entender melhor o comportamento de seus consumidores e como eles buscam os produtos e serviços online. Uma ferramenta que pode ser útil é o Google trends, pois ele pode ajudar a mapear as melhores palavras-chave para as suas categorias, para tornar a navegação ágil e objetiva.

Importante: O primeiro mapa de tópicos, não significa que ele seja definitivo, você pode ir adaptando ele conforme os resultados que estão sendo obtidos. Confira sempre a performance de suas publicações e observe os tipos de conversas que eles tem gerado e seu engajamento, esteja atento ao desempenho de cada postagem.

Etapa 4 – Documente o mapa de tópicos

O mapa de tópicos é uma parte muito importante para gerir conhecimento para a sua estratégia utilizada em redes sociais e como um bom guia ele ajudará sua empresa por um bom tempo e servirá para muitas pessoas.

Depois de bem elaborado o mapa de tópicos e colocado em prática, é necessário que você documente as ideias utilizadas e os resultados obtidos. Você pode fazer isso já nas primeiras semanas e observar quais postagens tiveram melhor desempenho.

Com isso você vai compreender a progressão de suas estratégias desde o início, que é de grande ajuda para o futuro de sua empresa. Você já estará preparado para escolher e montar conteúdos estratégicos para sua marca em redes sociais.

Exemplos de mapa de tópicos

Para auxiliar na elaboração do seu mapa de tópicos, separei alguns exemplos de mapas de outras empresas.

Exemplo 1 – Nutricionista

Um nutricionista listou os principais tópicos para direcionar pautas para divulgar em suas redes da seguinte forma:

Mapa de Tópico - Nutricionista
Mapa de Tópico – Nutricionista

Repare que o primeiro tópico é o assunto principal, os demais temas são segundo plano, mas nem por isso de relevância menor, são assuntos que estão diretamente ligados à nutrição. É possivel notar que a nutricionista tem como foco de atuação area fitness com temas em exercicios fisicos, e em segundo nivel, suplementação.

A partir desses tópicos ele vai divulgar os seus serviços e oferecer para seu público os assuntos específicos e que são de seu interesse.

Exemplo 2 – Empresa de Marketing de Conteúdo

Uma empresa que dá consultoria para outras empresas na elaboração de marketing de conteúdos elaborou seu mapa de tópicos da seguinte forma:

Mapa de Tópico - Marketing
Mapa de Tópico – Marketing

Podemos observar que os temas foram categorizados desde marketing de conteúdos, que no caso é o produto da empresa em si, sendo este o tema principal, até o tópico de tecnologias e atualidades que são temas de interesse mais geral, de forma a ajudar a solucionar algumas “dores” de sua rotina.

São 5 assuntos que conseguem traduzir em conteúdo para o público e que de certa forma já estão presentes em sua vida.

Exemplo 3 – Empresa de Consultoria em SAP

No terceiro exemplo vamos mostrar como foi desenvolvido o mapa de tópicos de uma empresa de tecnologia que dá consultoria para a implantação de soluções SAP, lojas virtuais Magento e Woocommerce.

Mapa de Tópico - E-Commerce
Mapa de Tópico – E-Commerce

Os temas mais atraentes foram divididos em categorias para ajudar na solução de problemas de rotina em temas que abordam desde e-commerce, que é o principal serviço oferecido até cultura pop, que é um tema mais geral e de grande interesse do público, sobre séries e filmes do Netflix, livros e muito mais.

Uma loja virtual que vende produtos naturais pode elaborar um mapa de tópicos desta maneira:

  • Vida saudável –> bem estar e beleza –> alimentação –> receitas fitness –> emagrecimento

Outro exemplo pode ser esse de um mapa de tópicos para uma loja virtual de cosméticos:

  • Beleza –> saúde –> universo feminino –> produtos e marcas

Aqui podemos observar que nos dois últimos exemplos há alguns tópicos similares, porém a abordagem pode ser distinta. O exemplo da loja virtual de cosméticos optou por falar diretamente de alguns produtos e marcas que são comercializados na própria loja virtual focando no público feminino.

Nota: Nenhum desses exemplos passaram de 5 tópicos e a partir deles existem uma infinidade de pautas que podem ser elaboradas e que vão agradar diretamente o público desses empreendedores. Esses exemplos com certeza irão ajudar a incentivar sua criatividade na hora de montar o seu para a sua marca.

Conclusão

Toda empresa tem o desejo de alcançar o sucesso tanto em vendas como no reconhecimento do seu público por oferecer um produto ou serviço de qualidade. Mas as expectativas não param só aí, montar conteúdos informativos para o seu público é uma forma de encantá-los e fidelizá-los.

Use e abuse das ferramentas de marketing que estão disponíveis, estude a melhor forma de aplicá-las, na maioria das vezes são atitudes simples e fáceis que ajudam você a mudar o rumo de seus negócios para melhor, dedique um tempo para fazer isso que logo os resultados aparecerão.

Depois de entender um bom mapa de tópicos, estudo o mapeamento de conteúdos pois uma técnica complementa a outra.

Agora que você já entendeu a importância de um mapa de tópicos para a sua empresa, você pode usá-lo para dar mais dinamismo em suas redes sociais, criando categorias e conteúdos estratégicos, engajando seus clientes e aumentando suas vendas. Então, mãos à obra!