Projetar e desenvolver um produto, envolve diversos processos distintos, desde o mapeamento da experiência do usuário, processos de pesquisa e descobrimento, e prototipação de toda o contato do usuário com a empresa – da comunicação do marketing a interface de usuário. Com intuito de compartilhar o conhecimento que venho adquirindo nos últimos anos de minha carreira, resolvi criar o Guia completo do Design de Produto, com dezenas de artigos escritos por mim (essa lista vai continuar crescendo)!
Ahh, e eles estão organizados por ordem de cronológica no estudo! Espero que gostem!
1. Os mapas de Experiência do Usuario (Design UX)
4 mapeamentos da experiência do usuário (UX)
Projetar e desenvolver um produto geralmente envolve uma grande equipe de pessoas, com diferentes experiências e antecedentes, que entendem as necessidades e comportamentos do usuário e até os processos componentes envolvidos – e juntas criar um produto que atenda as dores de seus usuarios. Esse entendimento comum geralmente é construído utilizando diferentes mapeamentos. Osmapeamentos da experiência do usuário compreendem e descrevem vários aspectos e processos associados a um produto. Você conhece os 4 tipos mais comuns? (1.626 palavras – 13 minutos de leitura).
O que é, e como fazer um Mapa de Empatia
Um Mapa de Empatia é uma visualização colaborativa usada para articular o que sabemos sobre um tipo específico de usuário. Externaliza o conhecimento sobre os usuários para 1) criar um entendimento compartilhado das necessidades do usuário e 2) auxiliar na tomada de decisões. (1.872 palavras – 13 minutos de leitura).
O que é o Mapa da Jornada do Cliente
Um Mapa da Jornada do Cliente é uma visualização do processo pelo qual uma pessoa passa para atingir uma meta. Os mapas de viagem são uma ferramenta UX comum. Eles vêm em todas as formas, tamanhos e formatos. Dependendo do contexto, eles podem ser usados de várias maneiras. Este artigo aborda o básico: o que é (e não é) um Mapa de Jornada do Cliente, terminologia relacionada, variações comuns e como podemos usar mapas de viagem. (4.436 palavras – 29 minutos de leitura).
O que é o Blueprint de Serviço
Os Blueprint de Serviço visualizam os processos organizacionais para otimizar como uma empresa oferece uma experiência ao usuário. O Blueprint de Serviço é a atividade de planejar e organizar os recursos de uma empresa (pessoas, objetos e processos) para (1) melhorar diretamente a experiência do funcionário e (2) indiretamente, a experiência do cliente. A blueprinting de serviço é a principal ferramenta de mapeamento usada no processo de design do serviço. (2.833 palavras – 20 minutos de leitura).
2. Processos de Design
3 processos de design de produto (e quando utiliza-los)
“Processo” tornou-se um termo mal visto, sinonimo de burocratico (confesso que eu sou uma dessas pessoas que via “processos” como um entrave ao desenvolvimento), mas usar um processo de design de produto testado e comprovado ao projetar produtos é uma maneira de obter melhores resultados. (2.273 palavras – 15 minutos de leitura).
Design Thinking: entenda como funciona o modelo
O Design Thinking é um processo de design iterativo utilizando pela maioria das grandes empresas, no qual procuramos entender o usuário, desafiar suposições e redefinir problemas na tentativa de identificar estratégias e soluções alternativas. (8.065 palavras – 54 minutos de leitura).
Design Sprint: o que é, e como aplicar no seu negócio
A metodologia Design Sprint é um processo de design, desenvolvida no Google a partir da visão de crescimento da cultura UX e da prática de liderança de design em toda a organização. O Design Sprint é uma metodologia comprovada para resolver problemas através do design, prototipagem e teste de idéias com os usuários. Segue seis etapas: Entender, Definir, Esboçar, Decidir, Protótipar e Validar. Algumas pessoas adicionar a etapa 0: planejar (eu sou uma delas). Uma Sprint pode variar de 1 a 7 dias de duração (8.555 palavras – 59 minutos de leitura).
Double Diamond: o que é esse processo de design
O “Double Diamond” é um processo de design criado pelo British Design Council em 2015. Ele Mapeia os estágios divergentes e convergentes de um processo de design, e descreve modos de pensar que os designers usam. O Double Diamond captura os pontos em comum do processo criativo entre as disciplinas e o divide em 4 fases distintas: Descobrir, Definir, Desenvolver e Entregar. (6.885 palavras – 46 minutos de leitura)
3. Tudo sobre Prototipação
Conheça os 5 tipos de prototipos
Existem vários tipos de protótipos desde que desenvolvemos software. No entanto, muitas coisas mudaram. A principal é que as ferramentas e técnicas que temos para desenvolver protótipos e testá-los se desenvolveram dramaticamente. De todas as diferentes técnicas de MVP, os protótipos estão entre os meus favoritos. Nesse artigo, vamos passar pelos 5 tipos de protótipos mais utilizados. Você sabe quais são? (1.586 palavras – 10 minutos de leitura).
4. Conhecendo seu usuário
O que é a Escala Likert e como aplica-lá
A Escala Likert, criada pelo Rensis Likert, é uma escala usada para é identificar a atitude das pessoas (entrevistados) em relação aos objetos de estímulo fornecidos, perguntando-lhes até que ponto eles concordam ou discordam deles. A escala é tipicamente uma escala de categoria de cinco respostas que varia de “discordo totalmente” a “concordo totalmente”. (4.185 palavras – 27 minutos de leitura)