O roadmap é uma das ferramentas mais importantes para um gerente de produto. Ele comunica as metas e a estratégia do produto, ele ajuda a convencer os stakeholders a aprovar um novo produto, motiva a equipe a começar a trabalhar no novo desafio, e ajuda a manter todos focados nas prioridades certas durante todo o processo de desenvolvimento. Isso tudo se você não cometer erros na criação do roadmap.
Fazer o roadmap do produto é complicado (não tente subestimar essa tarefa). Tudo que citei anteriormente é o melhor cenário para um PM! Se você fizer (e utilizar) tudo corretamente o roadmap te permite a fazer essas coisas, mas apenas se o gerente de produto fizer tudo corretamente, compartilhar as informações e entender as principais armadilhas.
9 erros na criação do roadmap do produto
1. Tratar o roadmap do produto como um documento (concluído)
Documentos são escritos, salvos e concluídos. Mas no contexto do roadmap, com mercados e realidades competitivas e as demandas do usuário (e da empresa) mudando rapidamente, você não pode tratar o roadmap como um documento finito.
Muito pelo contrario. O roadmap é uma visão estratégica do seu produto – a visão do futuro da sua empresa. Dessa forma, é imporante revisar o roadmap regularmente para garantir que o seu trabalho ainda esteja alinhado com as realidades do mercado.
Dica de leitura: aproveita e leia o artigo sobre o prazo ideal do roadmap do produto. (spoiler: recomendo criar o roadmap com um prazo de 6 a 12 meses).
2. Indo direto para os detalhes
O roadmap do produto é uma ferramenta estratégica e é melhor utilizada para mostrar a visão macro do produto – o que e o porque irão trabalhar nessas iniciativas.
Um erros na criação do roadmap que vejo a maioria dos PM iniciantes cometer é pular a etapa de planejamento estratégico (visão do produto) e ir direto para o detalhamento do que vai ser feito: a documentação das features, o cronograma e quem são os responsáveis.
Não me entenda mal: esses detalhes são importantes! Mas quando você esta criando o roadmap do produto, o que você deve mostrar é a visão de médio e longo prazo do produto – motivo de estar criando, métricas, problemas que irá resolver, etc.
Dica: quando estiver criando, o ideal é criar 2 roadmaps: o de curto prazo (6 a 12 meses), onde você vai listar as iniciativas que serão feitas, e um roadmap de longo prazo, onde você vai listar a estratégia e visão do produto.
3. Priorizar o roadmap apenas com seu instinto / “”feeling
OK, eu entendo, você é um gerente de produto experiente e já sabe o que precisa ser desenvolvido. Mas lembre-se: você não pode criar o roadmap de produto de sucesso apenas com seu “feeling”. Você precisa de dados para corroborar sua intuição.
Existem diversas coisas que você pode fazer: pesquisa de mercado, estudar a persona, realizar pesquisas e coleta de dados, para que você de as decisões que tomar o suporte necessário.
Dica: Se você não conseguir encontrar dados suficientes – se tudo o que você tem é uma lista de features e não tem idéia de como priorizá-los – julgue-os entre si por um conjunto consistente de fatores, como custo de construção e potencial de satisfação do cliente .
4. Não estar pronto com dados
Esse ponto é relacionado ao ponto anterior – mesmo se você pesquisou minuciosamente seu produto, seu mercado e sua persona, seu roadmap ainda será uma combinação de arte e ciência. Optar por priorizar uma features em detrimento de outra, é, em última análise, uma decisão subjetiva.
Mas como citado anteriormente, não cometa o erro de não ter dados pontos quando um stakeholders te perguntar em uma apresentação: “Por que você está escolhendo desenvolver essa funcionalidade primeiro?”
Dica: Torne uma prática comum levar todos os dados relevantes que informaram suas decisões sobre o que está nesse roadmap para as reuniões. Quando alguém perguntar, você estará pronto para defender suas decisões com evidências baseadas em dados.
5. Desenvolvendo o roadmap sozinho
Gerente de produto iniciantes, porque são considerados o “dono do produto” (não confundir com o cargo de PO da metodologia Ágil), acham que devem planejar toda a estratégia sozinhos. E esse é um grande erros na criação do roadmap porque ao fazer isso, você esta “míope” para o problema e visão do restante da empresa.
Quando fazem isso, e acredite em mim quando falo sobre isso porque já cometi esse erro diversas vezes, perdem todas as outras valiosas informações de negócios disponíveis em todas as áreas da empresa. Ao fazer isso, eles não ontem todos os beneficios que óticas distintas do time de desenvolvimento, marketing e vendas podem trazer (para citar algumas)
Lembre-se: o time de produto cria o roadmap, e não o gerente de produto.
Dica: Faça o desenvolvimento de roadmap ser um processo colaborativo. Converse com o maior número possível de pessoas na empresa e as diversas idéias para criar a estratégia do produto.
6. Não alinhar o roadmap com os objetivos da empresa
AHHHHH o erro numero 6! Como ele é grave e comum!! Quando estamos criando o roamdp do produto, precisamos lembrar: ele não existe “sozinho” (ou pelo menos, não deveriam). Eles PRECISAM estar alinhandos com o objetivos de negocio da empresa!
Por exemplo, se o objetivo atual da diretoria / empresa é um aumento na participação do mercado sem correr muitos riscos, e você decide criar um produto completamente novo, você estará indo de encontro direto aos objetivos da diretoria e dificilmente seu roadmap será aprovado.
Dica: antes de começar a criar um novo roadmap (ou atualizar um existente), entenda os objetivos de curto, médio e longo prazo da empresa, e garanta que plano esteja alinhado com esses objetivos.
7. Compartilhando a visualização errada do roadmap com seu público
Quando você começa a desenvolver um roadmap do produto, seu objetivo é comunicar a sua visão (lembre: a visão do time e da empresa) com diversos stakeholders: o time de vendas vai querer ver, sua equipe de desenvolvimento precisa ver, e, é claro, você vai precisar mostrar para sua diretoria e receber aprovacão da visão e do budgets.
Um dos erros mais comuns, é preparar apenas um roadmap, ou visão do roamap e compartilhar com todos os diferentes stakeholders. Em vez disso, desenvolva seu roadmap de forma a destacar facilmente os principais detalhes que irão ingressar cada um deles
Dica: o time de vendas vai querer saber quais features ele vai poder anunciar para os futuros clientes, o time de desenvolvimento vai querer saber quais épicos eles irão trabalhar no curto prazo, e a diretoria vai querer ver a visão que você tem para o produto / empresa.
8. Criando um roadmap visualmente chato
Ta, esse não é um erro capital, mas como eu considero que o design é um do pilares que todo gerente de produto deve ao menos ter conhecimento, escolhe adicionar.
Você já participou de uma apresentçãod e budget, quando alguém estava apresentando uma planilha de custos e retorno? Vcoê sabe do que eu estou falando: é chato e um pouco entediante. Nós simplesmente não associamos o planilhas à emoção ou inspiração.
Mas se os gerentes de produto desejam que os stakeholders se empolguem, e mais importante, se comprometam com o plano criado, esse roadmap precisa ser fácil de entender e agradável de se ver.
Dica: para fazer um roadmap bonito e que você consiga mante-lo atualizado, eu recomendo fortemente que você utilize uma ferramenta especializada. Existem diversas, como productplan, craft.io, roadmunk, e o meu preferido: productboard;
Dica: o roadmap do seu produto é uma ferramenta de comunicação e persuasão. Desenvolva-o com esses objetivos em mente – torne-o colorido, limpo e fácil de entender rapidamente.
9. Definir expectativas irreais no seu roadmap
O roadmap não deve ser uma lista simples de tarefas e prazos para entregar. Mas você vai precisar adicionar esses detalhes para garantir que sua equipe de desenvolvimento posso desenvolver qualquer iniciativa listada no seu roadmap.
Um erro comum que os gerentes de produto comentem, é focar em quais temas devem ser priorizados e não garantir que a equipe possa realmente executar as tarefas que as feature demandam.
Dessa forma, ao desenvolver o roadmap, comece reunindo informações importantes de todos os setores da empresa para garantir que seu planejamento seja realista. Como por exemplo, a descrição em detalhes do que vai precisar ser feito, métricas importantes, impedimentos, orçamento alocado, ações do marketing, dente outros.
Dica: ao definir um roadmap agressivo, lembre-se de reunir todos os detalhes necessários para informar como você pretende executa-lo.
Então, como você deve desenvolver um roadmap?
Se você chegou até aqui, agora você sabe os principais erros na criação do roadmap e o que NÃO deve ser feito. Então vamos passar brevemente em algumas dicas de como você deve criar-lo:
- Comunique claramente a visão estratégica do seu produto;
- Defina seu público e adapte seu roadmap para eles
- Priorize seu roadmap por temas estratégicos
- Permaneça flexível e abra espaço para alterações no seu roadmap; (elas com certeza irão acontecer).
Espero que tenha gostado desse artigo! Se quiser saber mais sobre o assunto, eu escrevi diversos outros posts como esse, inclusive sobre o que é o roadmap do produto (para caso você tenha ficado um pouco perdido) e como criar um roadmap equilibrado (spoiler: um para planos de curto prazo e outro para objetivos de longo prazo).