Heading Tags: H1, H2, H3… como usa-las corretamente

Heading Tags

Heading Tags, são marcações no texto para definir os títulos e subtítulos e usados para organizar e hierarquizar o conteúdo de uma página da web. Essas tags são organizadas em uma hierarquia, que segue um padrão definido que vai do H1 ao H6, onde H1 representa o título principal da página.


Você se lembra de algo ao ver esses símbolos: <H1>, <H2>, <H3>, <H4>…? Pode até parecer, mas não estamos falando de química, são códigos usados em HTML, os códigos utilizados para estruturar e construir uma página de site, as Heading Tags.

Para você entender melhor você pode abrir um novo documento de Word, e criar um texto e colocar títulos e subtítulos, selecionando na barra da página inicial, na guia estilos, titulo 1 (H1-título principal), título 2 (H2- subtítulo), título 3 (H3-subtítulo) e assim por diante.

O título de um texto não pode ser visto apenas como uma simples frase escrita de forma diferente, com uma fonte maior do que no resto do texto, mas também como caracteres expressados em códigos que serão interpretados pelo editor e assim será definida toda a hierarquia de um texto.

A utilização das Heading Tags é de grande importância e agrega muito valor aos textos, ainda mais quando o assunto é SEO, onde elas são realmente importantes para a estrutura de uma página na web.

Um dos elementos principais para melhorar a experiência de navegação é uma boa organização da página de um site. Dessa forma, uma página organizada, bem estruturada, dividida em partes com título e subtítulos torna a leitura mais agradável para qualquer leitor que acessá-la.

Nesse post vamos falar sobre elementos que facilitam a leitura dos usuários e dos robôs de algoritmos

O que são as heading tags

Heading Tags são marcações no texto para definir os títulos e subtítulos e usados para organizar e hierarquizar o conteúdo de uma página da web. Através deles o usuário vai se guiar e conseguir entender o assunto do conteúdo e predefinir quais parágrafos vai merecer mais atenção.

Ao fazer uma leitura rápida sobre eles é possível tomar a decisão de continuar lendo o conteúdo ou não, por isso, dar mais atenção a esse detalhe e fazer uma organização com mais capricho no texto pode influenciar nessa decisão do seu leitor. (você pode ter notado que no começo desse post tem um menu que reflete as heading tags desse texto)

O termo tags significa etiquetas, são marcações geralmente feitas em palavras-chave, que servem como um organizador de conteúdos para web, elas podem influenciar no ranqueamento das páginas de busca da web e formam uma estratégia que possibilita destacar na página de um site o tema do conteúdo de maior relevância, criar uma estrutura hierárquica e melhorar o posicionamento.

As Heading Tags são trabalhadas através de recursos de programação HTML, esses recursos são utilizados para destacar os títulos e subtítulos de um texto através de um padrão definido (H1, H2, H3, …).

O H1 é a abreviação do termo em inglês de Header 1, que significa Cabeçalho 1, logo, sendo este o mais importante, dessa forma o H1 possui maior destaque, uma fonte maior, e geralmente ele é o elemento de texto mais visível na página de um site. 

Da mesma forma que as palavras negritadas de uma página, a tag H1 é um elemento importante que o Google utiliza para verificar o assunto principal, que será abordado em um conteúdo, e o título de um texto conceitualmente define o tema de todo conteúdo.

Trabalhar com Heading Tags nas páginas é possível apresentar um texto de leitura mais agradável, promove uma melhor execução de SEO, promovendo seu site nos motores de busca, aumentando o número de visitantes e consequentemente de conversões.

A hierarquia das heading tags e como utilizá-las

Essas tags são organizadas através de uma hierarquia, seguindo um padrão de código que vai do H1 ao H6 (são 6 Heading Tags), seguindo uma lógica de relevância, onde o H1 apresenta o título principal do conteúdo e por isso tem maior relevância até o H6 que pela lógica tem menor importância.

Para entender melhor, observe a seguinte estrutura: 

  • H1 (cabeçalho 1)
    • H2 (cabeçalho 2)
    • H2 (cabeçalho 2)
      • H3 (cabeçalho 3)
        • H4 (cabeçalho 4)…

Essa estruturação do texto com as Heading Tags é um dos meios mais utilizados pelos buscadores para identificar o assunto principal de um conteúdo. 

As Heading Tags H2 e H3 referem-se aos temas que vem na sequência, geralmente utilizadas em subtítulos de um texto, através deles é possível abordar com maior profundidade o tema do texto, ou seja, o que o título (H1) promete. 

Para ficar ainda mais fácil de entender essa estrutura, suponhamos que o tema principal seja pães:

  • <H1> Pães
    • <H2> Pães de forma
    • <H2> Pães de forma integrais
      • <H3> Como fazer pães
        • <H4> Pães de milho

A estruturação começa com um tema macro presente em H1, ou seja, o título do texto, assim o tema vai sendo desenvolvido em uma sequência de abordagens sobre o título, nos subtítulos, explicando o assunto.

Podemos ver no exemplo que a tag H2 é um tema que dá sequência para o título de H1, e assim por diante, e quando necessário pode ser desenvolvido até H6.

Para explicar melhor, em H2 geralmente é apresentado a descrição de um produto e caso necessário o texto pode ser separados em seções, adicionando mais de um H2, como no exemplo. o H3 permite trazer outro tema relacionado. 

Agora é importante saber como usá-las, e aqui a maior dica é pense de maneira organizada e tente estruturar colocando em ordem de relevância os temas principais que você deseja abordar, para entender melhor, você pode seguir o passo a passo:

  1. Passo 1: como a principal Heading Tag é o H1 nele deve ser abordado o tema principal, que é o título.
  2. Passo 2 : em seguida utilize H2 para um subtítulo, com um tema que dá sequência ao H1.
  3. Passo 3: as próximas Heading Tags devem dar continuidade aos argumentos da sequência, sempre em ordem de relevância.

É difícil existir a necessidade de utilizar todas as Heading Tags, até porque, como já falado, a hierarquia envolve relevância, nem todo assunto exigirá o uso de todas, e elas podem repetir se isso fizer sentido no texto (como no exemplo foram utilizados 2 <H2>).

Também, quanto maior o número de Heading Tags menor será a relevância podendo atrapalhar a estratégia de SEO.

Para que as Heading Tags sejam capazes de cumprir suas funcionalidades, algumas dicas são importantes:

  • Utilizar a palavra chave em H1 e H2, isso facilitará a identificação do tema pelos mecanismos de busca;
  • É recomendável não utilizar mais de um H1;
  • Deixe seu H1 com uma média de 20 a 70 caracteres, o título não deve ser muito grande;
  • Não utilize H1 com imagens (logomarca, ilustrações,etc), o SEO só analisa conteúdos de textos;
  • Sempre obedeça a hierarquia para manter a sequência do texto, ou seja, abaixo de H1 deve vir sempre H2, estaria errada a sequencia H1 – H2 – H4 – H6, por exemplo;
  • Você pode personalizar a aparência das tags com o uso de CSS (Cascading Style Sheets);

Como utilizar corretamente as heading tags

Entender como funcionam as Heading Tags vai ajudar a aplica-las corretamente no texto. Para utiliza-las corretamente algumas práticas devem ser evitadas, dessa forma:

Fique atento na utilização de palavras-chave

Por mais que pareça óbvio o benefício de utilizar palavra-chave no título, em H1, essa é uma prática que requer moderação, caso contrário pode trazer resultados opostos do esperado, já que o Google pode penalizar um site baseado em seus termos e condições de uso.

Procure não repetir Heading Tags em páginas diferentes

Utilizar o mesmo título em conteúdos diferentes não é uma prática recomendada, pois cada conteúdo deve ser tratado de forma única para não confundir o usuário, que pode se deparar com duas páginas no mesmo resultado de busca.

Utilize apenas um H1 por página

É recomendado utilizar apenas um H1 por página focada na palavra-chave, assim fica claro para o Google qual a palavra-chave mais importante do texto.

Você pode fazer as seguintes perguntas para ajudar na organização e usar corretamente as Heading Tags:

  • Qual é a ideia principal do título do texto?
  • Quais os elementos fazem parte da ideia principal?
  • Esses elementos podem ser subdivididos em outros elementos para melhorar a experiência e facilitar o entendimento dos usuários?
  • Qual ordem de relevância para apresentar esses elementos para o usuário?

Depois de ter em mente as respostas para essas perguntas você terá a estrutura do texto montada com os elementos que serão usados no título e ao longo do texto.

No H1 inserir a palavra-chave da ideia principal, em H2 com palavra-chave e elementos da ideia principal, H3 para subdividir os elementos para facilitar o entendimento pelo usuário e também para os robôs, criando uma estrutura muito coerente e organizada.


Utilizar corretamente as Heading Tags pode trazer benefícios variados, e é extremamente importante para o ranking dos motores de busca.

Ao utilizá-las é possível observar que a página possui conteúdos com diferentes níveis de relevância e são classificados com o uso das tags. Classificando os níveis em hierarquia de relevância (título e subtítulo), os motores de busca vão conseguir determinar o assunto principal de uma página.

Com o tema localizado pelos buscadores a sua página passa a ser apresentada como resultados de busca feitos por um usuário.

Vale ressaltar que as tags são elementos fundamentais para o posicionamento de uma página nos resultados de busca. Isso possibilita que os usuários que buscam por determinada palavra-chave encontre o seu conteúdo.

Conclusão

Neste post tentamos esclarecer o conceito de Heading Tags, como é feita a estruturação de sua hierarquia e como utilizá-las corretamente, tanto por no aspecto de usabilidade como no ponto de vista da estratégia de SEO.

Nos motores de busca as Heading Tags são componentes fundamentais para proporcionar uma experiência melhor na navegação do usuário e por isso apresentam um grau de importância maior para o ranqueamento. 

Em resumo com uma boa organização e estruturação da sua página os usuários e os robôs (algoritmos) vão interpretar mais facilmente as informações mais importantes do conteúdo da página, contribuindo muito para alcançar os primeiros lugares nos resultados de busca.