A formação de equipes de alta perfomance é muito mais do que atividades de união e happyhours. É sobre realizar grandes objetivos com pessoas com quem você pode contar. Aqui está um guia de como você pode unir sua equipe com algumas atividades.

A abordagem convencional baseada na “queda da confiança” (aquela brincadeira de cair e deixar outra pessoa te pegar) para a criação de equipes está quebrada . E quando digo “quebrado”, quero dizer “nunca funcionou em primeiro lugar”. Os jogos para unir equipes não apenas parecem inventados, eles não se traduzem no trabalho que sua equipe faz nem mudam a maneira como você trabalha em conjunto. E jogos que envolvem revelar suas esperanças, medos e desejos mais íntimos (eu sei, parece ainda mais aleatório) Geralmente saem pela culatra, fazendo as pessoas se sentirem  menos confortáveis.

A única coisa que os jogos em equipe fazem bem é fornecer uma distração ENORME da difícil tarefa de descobrir como fazer um ótimo trabalho juntos.

As atividades de formação de equipes funcionam?

Trabalhar bem em conjunto é o objetivo final das atividades para unir equipes. Isso não significa que as atividades de formação de equipe devam ser sérias e entediantes. Definitivamente, há espaço para diversão! Mas se você perder de vista o trabalho em si, basicamente criará um ambiente para as pessoas procrastinarem e levarem tudo na brincadeira. É por isso que recomendo atividades que ajudem os colegas de equipe a criar harmonia e agregar valor prático ao seu trabalho. 

Certamente, construir conexões significativas faz parte da equação. Se você está procurando ajudar um time recém-formado a se unir ou recuperar o ritmo de um time após um período difícil, seus instintos são claros. 

Transições são difíceis! Se você já fez parte de uma equipe que mudou de um estilo de trabalho tradicional para metodologias ágeis, sabe exatamente do que estou falando. Embora uma semana fora não seja a resposta, você também não pode ignorar o fator humano. 

No passado, os gerentes poderiam tentar superar sua equipe mantendo-os ocupados. Mas a eficiência implacável tem um custo. “Estamos esgotados”, diz o Dr. Jason Fox , ex-pesquisador da Universidade Murdoch e autor de How to Lead a Quest. “Paramos de ouvir, paramos de ter empatia.” O que, por sua vez, significa que estamos cegos para as necessidades de nossos clientes e uns dos outros.

Agora, os líderes da Atlassian e outras organizações prospectivas, como CultureAmp e Impraise, nutrem o moral construindo confiança e um sentimento de pertencimento, em grande parte graças à pesquisa realizada no Google: durante um período de dois anos, o Google estudou 180 de suas equipes e entrevistou mais de 200 funcionários. Eles descobriram que, acima de tudo, os membros da equipe precisam de segurança psicológica.

Por que a formação de equipes é importante?

Quanto mais seguros nos sentirmos arriscando e sendo vulneráveis ​​na presença de nossos colegas de equipe, mais (1) admitimos erros imediatamente, (2)fazemos as perguntas “estúpidas” (mas necessárias), (3)desafiamos as suposições, (4)compartilhamos informações e (5)propomos idéias que são tão loucas que eles pode funcionar – todos os principais ingredientes para a criação de uma equipe de alto desempenho.

Dica de leitura: como empoderar seu time de produto

Promover a segurança psicológica é um trabalho de equipe, mas começa com os gerentes. É importante treinar seus lideres para pedir abertamente ajuda, tentar novas abordagens e tratar falhas honestas como oportunidades de aprendizado. Você também pode deixa-los livres para compartilhar suas esperanças, medos e lutas, em qualquer grau em que se sintam confortáveis, mesmo quando não tem nada a ver com trabalho. Isso define o tom para toda a equipe.

A confiança é a base na qual todas as equipes de alto desempenho são construídas.

Brad Lande-Shannon, Amplificador de cultura

Construir confiança e o sentimento de “pertencimento” é um bom investimento. Apenas esteja preparado para construir medidas de longo prazo. Para equipes multidisciplinares cada vez mais popular, é ainda mais difícil. A composição da equipe muda de acordo com o projeto, com os membros preenchendo uma variedade de funções. É um modelo organizacional eficaz, mas há um problema: menos habilidades e experiências compartilhadas significam que leva mais tempo para criar confiança entre os colegas de equipe.

Conhecer-se em um nível pessoal leva mais do que uma rodada de “verdade ou consequencia” (brincadeira de adolescência). Isso acontece gradualmente através de brincadeiras casuais em nossas mesas, jogos de bola no almoço, jantares em equipe etc. E, é claro, trabalhando juntos em direção a um objetivo comum.

Isso significa trabalhar nas coisas certas na hora certa e colaborar da maneira certa. Mas como você  faz  isso exatamente?

11 atividades de formação de equipe

Atividades que constroem relacionamentos

1. Regras de engajamento

Esta é uma atividade de 30 minutos em que você aprende sobre os estilos de trabalho preferidos de seus colegas e estabelece algumas normas culturais para a equipe. (Por exemplo: “Fones de ouvido ligados = modo de trabalho profundo, portanto, não perturbe.”)

Quando executar: Execute esta atividade após formar uma nova equipe ou sempre que a associação da equipe for alterada. Também é útil quando os membros da equipe estão dando nos nervos um do outro, afetando o trabalho deles.

2. Monitor de Saude da Equipe

Semelhante às retrospectivas executadas por equipes ágeis em todos os lugares, mas com ênfase nas preocupações de alto nível. Sua equipe fará uma autoavaliação em oito áreas críticas para o alto desempenho, como se você possui as habilidades certas na equipe e identificará maneiras de sustentar pontos fracos. A avaliação baseia-se tanto no pressentimento quanto nos dados, por isso pode exigir que as pessoas dêem um salto de fé enquanto compartilham pensamentos abertamente com seus colegas de equipe. 

Quando executar: Execute esta atividade com uma cadência regular, geralmente mensal ou trimestral.

3. Stand-ups

Não apenas mais para equipes ágeis. Neste ritual de 10 minutos, os colegas de equipe compartilham seu progresso desde a última vez, seu plano para hoje e se estão bloqueados em alguma coisa. É uma ótima maneira de construir músculos em torno da comunicação aberta. Não se surpreenda se você perceber que as pessoas se oferecem para passar pela mesa de um colega de equipe para ajudá-lo a ficar também preso. 

Quando executar: Execute esta atividade diariamente.

4. “Dicebreakers”

Todos nós aparecemos nas reuniões apenas para descobrir que as principais pessoas estão atrasadas. Este é o momento perfeito para uma atividade de 2 minutos para conhecer você. Imprima e monte alguns dados com perguntar pessoas e profissionais e comece a rolar. 

Dica: As perguntas são pessoais, mas não muito  pessoais.

5. Fora do tópico

Ok, ainda não é uma peça oficial. Crie uma sala de bate-papo em grupo especificamente para compartilhar recomendações de livros / artigos / filmes, gifs de gatos, receitas etc. Defina as notificações o mais discretas possível, para que a sala não se torne uma distração. Faça isso a qualquer momento.


Atividades que constroem colaboração eficaz

6. Projeto Kick-off 

Parece chato, certo? Não precisa ser. Feito corretamente, o kick-off do projeto cria um entendimento compartilhado do que a equipe entregará e por que é importante. A chave é compartilhar a pré-leitura com antecedência e usar a reunião para interação. Uma dica é incluir atividades como elaborar um pitch de elevador para o projeto, identificar riscos e concordar com medidas de sucesso. 

Quando executar: Execute esta atividade quando tiver visualizado a entrega e estiver pronto para executar.

7. Retrospectivas  

Um ritual clássico de desenvolvimento ágil, adequado para qualquer tipo de equipe. O formato básico inclui uma discussão sobre o que correu bem, o que não correu e o que mudar (mas há muitas variações). É um espaço seguro para investigar os problemas que a equipe está enfrentando e apresentar soluções.

Quando executar: Execute esta atividade no final de cada sprint ou em uma cadência mensal.

8. Elevator Pitch

Esta atividade de 30 minutos pode ser focada em um projeto específico ou em sua equipe em geral. Usando um modelo, você articulará o que a equipe oferece, por que é importante, como é única e quem são seus clientes. É uma vitória maciça (e eficiente) para a construção de um entendimento compartilhado. 

Quando executar: Execute esta atividade no início de um novo projeto ou a qualquer momento que você precisar para reforçar o senso de propósito da equipe.

9. Metas, sinais e medidas

Por falar no senso de propósito de uma equipe … use essa técnica para alinhar-se com seu objetivo de alto nível, sinais que você ouvirá que indicam que você está no caminho certo e resultados mensuráveis ​​que indicam a você ‘ eu consegui. 

Quando executar: Execute esta atividade no início de grandes projetos, quando a liderança mudar ou quando formar uma nova equipe.

10. Sparring

Não entre em pânico: sparring em inglês significa “praticar”, não “lutar”. Apresente um trabalho em andamento a seus colegas de equipe e deixe-os sugerir maneiras de melhorá-lo. Esteja aberto a perguntas desafiadoras e dissidentes respeitosas – é aí que a mágica acontece. 

Quando executar: Execute esta atividade semanalmente, se possível.

11. Estrutura do problema 

Use esta atividade de 30 minutos para entender o objetivo da sua equipe ou projeto em um nível mais profundo. Você definirá o problema que está resolvendo, o impacto para os clientes, os contextos em que isso acontece e agrupará tudo isso em uma declaração de problema. Isso funciona especialmente bem com equipes multifuncionais. Quanto mais perspectivas, melhor. 

Quando executar: Execute esta atividade ao formar uma nova equipe ou no início de um grande projeto.

Prosperar, como uma equipe

Ao incorporar as atividade que eu listei aqui no seu trabalho diário, você pode formar uma equipe forte sem organizar um evento externo de grande orçamento. Agora, eu mentiria se dissesse que muitas vezes levei as equipes para fazer esporte juntos ou tomar uma (cervejinha) depois do trabalho. Eu aprendi que o time que joga junto permanece junto. Mas a diversão precisa parecer orgânica para ser valiosa – não forçada .

A iteração de como realizamos nosso trabalho juntos é o que permite que nossas equipes sejam ágeis, eficazes e coesas. Tudo se resume a contratar pessoas excelentes, convidando-as a fazer o melhor trabalho de suas vidas e dando-lhes flexibilidade para atingir todo o seu potencial.

Esse artigo e atividades foram desenvolvidas pela Athlassian. Você pode encontrar o texto aqui.