O feedback dos colegas é tão importante para o crescimento e desenvolvimento de sua carreira. Mas, qual é a melhor maneira de pedir feedback no trabalho? A maioria das empresas possui pelo menos um processo anual de análise de desempenho, mas, na realidade, a melhor maneira de crescer e aprender continuamente com suas experiências no trabalho é obtendo feedback regularmente. 

Kim Scott, ex-executivo do Google e agora autor do best-seller Radical Candor , passou anos pesquisando como podemos dar e obter melhores feedbacks no trabalho. Em um artigo anterior, falo sobre os  elementos de Kim sobre Radical Candor , mas hoje vou abordar algumas maneiras práticas pelas quais você pode melhorar ao dar (e receber) feedback em seu trabalho. 

Como pedir feedback no trabalho

1. Receber

Se você quer ser bom em dar feedback, também precisa ser bom em obtê-lo. Lembre-se do velho ditado: “Não faça se não puder aguenta-lo”?

Você precisa se sentir à vontade para pedir feedback à sua equipe ou aos subordinados diretos e, ao fazer isso, ajuda a estabelecer uma cultura em que o feedback não seja algo a ser temido, mas uma parte normal do trabalho em equipe . Uma das maneiras pelas quais Kim recomenda obter feedback é no final de um 1-on1. Quando você faz: 

  • Abrace o desconforto. Seu colega de equipe pode não querer necessariamente dar um feedback quando você o solicita, mas aceite o desconforto e deixe a oportunidade em aberto. Uma maneira pela qual Kim recomenda fazer isso é pedir feedback, calar a boca e contar até 6. Você receberá algo em troca do silêncio.
  • Ouça com a intenção de entender, não de responder. É simples e difícil ao mesmo tempo.
  • Recompense a sinceridade. Agradeça à pessoa por compartilhar seus comentários. Especialmente se fosse uma palavra difícil para você ouvir, o mais importante é que você a ouviu.

2. Oferecer

Se você quer ser uma pessoa que dê um bom feedback, precisa praticar! E lembre-se, é prática , então você irá falhar ao longo do caminho. Basta ter essas coisas em mente para ajudá-lo:

  • Dê mais elogios do que críticas. Lembra daquela parte das pessoas lembrando mais feedback negativo do que positivo? Mantenha o reforço positivo acima.
  • Seja humilde. Todo mundo é tendencioso; sua leitura em todas as situações não é 100% precisa. Lembre-se disso ao oferecer seu feedback.
  • Seja útil. Compartilhe sua intenção de ser útil.
  • Faça imediatamente. Não há razão para adiar quando você está tentando ajudar alguém.
  • Não faça isso sobre personalidade. É muito difícil mudar sua personalidade, é mais possível mudar seu comportamento.
  • Faça pessoalmente. Ou converse por vídeo, se você não puder se encontrar pessoalmente.
  • Criticar em particular, elogiar em público.

Bonus: Como dar feedback para gerentes sem parecer agressivo.

3. Avaliar

“A sinceridade é medida não na sua boca, mas no ouvido da outra pessoa”

Kim Scott

Uma das coisas mais verdadeiras sobre o feedback é que é tudo diz “respeito a seu público” (quem esta recebendo). Realmente não importa o quão bem você acha que fez compartilhar um feedback, se o ouvinte se sentir magoado ou atacado – isso passa a ser responsabilidade sua. Uma boa maneira de avaliar seu feedback é usar a estrutura do Radical Candor e perguntar às pessoas como o feedback que você ofereceu foi para eles. Compartilhar essa estrutura com sua equipe fornece a todos um vocabulário compartilhado para oferecer um bom feedback.

4. Incentivar

Ter um processo de feedback saudável no local de trabalho não é algo que acontecerá naturalmente. É preciso de alguém para lutar por isso, como você, para incentivar as pessoas a responder e se comunicar bem umas com as outras. Especialmente se você estiver em uma posição de liderança e houver pessoas que o procurem com queixas ou busquem conselhos, insista “na sinceridade em conjunto”. Algumas dicas:

  • NÃO deixe as pessoas falarem mal umas das outras para você.
  • Pergunte se alguém tentou resolver isso diretamente.
  • Sugira que eles escalem o problema juntos.

Dica de leitura: muitos lideres tem a ótica de que tudo esta indo bem na sua empresa / time! Mas pesquisas mostram que a impressão da gerencia é muito distinta da dos funcionários. O que sua equipe não esta te contando? (E porque?)

Conclusão: faz parte da condição humana

Agora, você pode estar pensando: “isso é bom para algumas empresas, mas minha empresa é diferente. Isso nunca funcionaria aqui. Isso pode muito bem ser verdade; toda cultura da empresa é única.”

Mas Kim nos lembra que é universalmente humano valorizar o amor e a verdade . Não importa como é a sua cultura de trabalho, lembre-se de que a sinceridade é medida no ouvido do receptor; portanto, encontre seus colegas de trabalho onde eles estão, especialmente considerando o contexto comercial em que você trabalha.

É preciso que uma empresa inteira dê um bom feedback; portanto, compartilhe essas idéias com sua equipe, ajude-as a aprender sobre a estrutura e comece a ter melhores conversas. 

Lembre-se: um dos objetivos é conseguir melhorar a comunicação no ambiente de trabalho!

Dica final: eu sei como é difícil dar feedback para sua gerencia! Sempre ficamos com aquele medo de sermos mal interpretados e arriscar nossa posição! Mas lembre-se: gerente de produto moderno, QUEREM receber feedbacks!