O que o PM deve fazer nos primeiros 90 dias de empresa

Você acabou de entrar na sua empresa - saiba aqui o que você precisa fazer para ter sucesso nos primeiros 90 dias.

O que o PM deve fazer nos primeiros 90 dias

Quando você inicia uma nova posição de gerenciamento de produto, seus primeiros 90 dias de empresa são cruciais para o sucesso no novo desafio. Seus colegas de trabalho não esperam que você apresente uma nova estratégia de produto ou comecem a criar roadmaps, mas você precisa começar a ganhar contexto o quanto antes.

Mas você enfrentará essas responsabilidades, e muitas outras, em breve. Portanto, ajudaria se você tivesse um plano estratégico desde o primeiro dia para aprender o máximo possível, construir credibilidade com sua equipe e se preparar para fazer contribuições reais.

Os primeiros 90 dias de empresa

Mas como deve ser esse plano? Como você deve equilibrar seu tempo? Você deveria se concentrar mais em aprender os detalhes técnicos e logísticos de como sua empresa cria produtos ou em seu mercado e personas de cliente?

Criei esse guia do que fazer nos primeiros 90 dias de empresa para ajuda-lo nesses desafios.Você notará sobreposição entre as prioridades nos vários estágios abaixo. Isso é intencional e estratégico. Por exemplo, nas primeiras semanas, você fará muitas perguntas básicas que o ajudarão a acelerar o seu aprendizado.

Mas no segundo estágio de seu período de aceleração – o período de 30 a 60 dias – você ainda fará perguntas. Aqui, porém, as perguntas que você fará serão mais detalhadas, à medida que você se familiarizar com seu mercado e produtos.

Dica: fazer perguntas inteligentes nesta fase pode ajudá-lo a construir relacionamentos com sua equipe.

Plano de 90 dias para novos PMs

• Primeiros 30 dias: aprenda, aprenda, aprenda.

Durante o primeiro mês, sua meta é adquirir conhecimento e compreensão nas áreas estratégicas mais importantes de seu trabalho. Este processo significa aprender sobre o seu mercado, seus usuários, os concorrentes do seu produto, as habilidades e limitações da sua equipe e a cultura da sua empresa.

CONVERSE COM AS PESSOAS. Assim que você puder agendá-los, comece a conversar com as pessoas certas. Incluindo: outros gerentes de produto, desenvolvedores, vendedores, a equipe de marketing, equipe de sucesso do cliente, e claro, os usuarios e clientes do seu produto.

USE O PRODUTO. Invista tempo usando os produtos que supervisionará (isso é óbvio). Você precisa aprender sobre o seu produto de cima a baixo, do ponto de vista da experiência do usuário. Se não, como pode esperar melhorá-lo?

ESTUDE O MERCADO. Você também vai querer usar esses primeiros dias para estudar seu mercado. Aprenda o que puder sobre os produtos de seus concorrentes, incluindo o que os usuários dizem sobre eles.

FAMILIARIZE COM O PRODUTO. Nos primeiros 30 dias, você deve se familiarizar com as ferramentas de gerenciamento de produtos que sua equipe usa para realizar seu trabalho. De software de roadmap a aplicativos de colaboração, em breve você estará usando essas ferramentas regularmente.

ENTENDA AS MÉTRICAS. Finalmente, você vai querer saber quais métricas de produto sua empresa tem usado para avaliar o sucesso e como o produto se saiu de acordo com essas métricas.

• Dias 31-60: construir relacionamentos e credibilidade

Se você passou grande parte de seus primeiros 30 dias reunindo-se com membros de sua equipe multifuncional, isso é ótimo. Você já começou a desenvolver relacionamentos com as pessoas de cuja ajuda você precisará para conduzir produtos de sucesso.

Nesta próxima fase de seu novo trabalho, você vai querer começar a construir esses relacionamentos e desenvolver sua credibilidade como gerente de produto.

LIDERE OS RITUAIS E PROCESSOS. Agora é a hora de começar a agir, demonstrar o que você aprendeu e mostrar liderança. Por exemplo, você pode executar a próxima sessão de planejamento de sprint de sua equipe. Você pode não ter todas as respostas estratégicas ainda, mas você pode mostrar à sua equipe que está ficando mais rápido e que pode ajudar a manter o progresso deles nos trilhos.

MANTENHA O RELACIONAMENTO COM A LIDERANÇA. Também é uma boa ideia procurar proativamente o chefe de produto da sua empresa ou seu supervisor direto. Eles podem ajudá-lo a identificar prioridades estratégicas de curto prazo para você começar a trabalhar.

INTERAJA COM A EMPRESA E OUTROS PMs. Aproveite a vasta quantidade de conhecimento e generosidade de outros Gerentes de Produto. Junte-se a grupos online, fóruns de gerenciamento de produto e outras comunidades dedicadas a melhorar a sabedoria compartilhada entre a comunidade de PM.

Dias 61-90: experimente e inove

Nesta fase, você deve continuar a fazer muitas das coisas que começou no primeiro e no segundo mês no novo trabalho – incluindo pesquisar seu mercado, familiarizar-se com seus produtos, suas métricas de sucesso e ter conversas produtivas com as partes interessadas.

Mas agora também é hora de fazer um trabalho real em seu produto.

COMECE A PENSAR NA ESTRATEGIA. Seus primeiros passos para tomar decisões estratégicas sobre seu produto devem ser pequenos. Você pode encontrar os processos certos para trabalhar com sua equipe e ter certeza de que todos estão se comunicando com clareza – antes de tentar fazer qualquer movimento estratégico significativo.

TRABALHA EM PEQUENAS FEATURES. Reúna-se com sua equipe e identifique uma pequena nova feature, ou aprimoramento, que você pode trabalhar em conjunto do início ao fim, mas que não prejudicará o produto existente.

DESENVOLVA PROCESSOS. Depois de determinar o que essa pequena iniciativa será, você pode desenvolver todos os processos que usará em projetos muito maiores posteriormente. Você pode estabelecer uma cadência para reuniões de sprint, por exemplo, e a maneira mais eficaz de compartilhar prioridades do roadmap.

Este exercício também permitirá que você observe sua nova equipe em ação e aprenda os estilos de comunicação de todos e os processos preferidos de trabalho. E a melhor parte é, quando você terminar os primeiros 90 dias de empresa, você terá enviado uma funcionalidade real para o seu produto.


Parabéns. Você superou o primeiro grande obstáculo de qualquer PM em um novo emprego: trabalhar com uma equipe multifuncional para lançar algo no mercado.

Agora você está pronto para sua próxima iniciativa. Bem-vindo ao seu novo time!