O guia completo para mentorias durante a carreira

Mentoria ao longo da carreira

Como construir relacionamentos eficazes de mentoria e obter os conselhos de que você precisa em cada estágio de sua vida profissional? Você vai encontrar nesse post um guia para mentoria na carreira.

Você já ouviu várias vezes o quão valiosos mentores são à medida que avança em sua carreira. Você ouviu os depoimentos de seus colegas. Você assistiu às palestras do TED. Você está convencido. Mas o que é menos claro é o papel da mentoria “neste” momento da sua carreira. Agora mesmo: se hoje você fosse procurar um mentor, saberia o que precisa do relacionamento?

Talvez. Talvez não. E você não está sozinho.

Assim como seus objetivos evoluem ao longo de sua carreira, o que você precisa de um relacionamento de mentor muda. Vamos examinar com quem você deveria conversar (e por quê) através das lentes de cinco marcos comuns da carreira.

Espere: mentores e coachs são a mesma coisa?

Não: eles não são as mesmas coisas. 

  • O coach: se concentra na mudança de comportamentos específicos ou no fortalecimento de habilidades específicas, a fim de atingir objetivos de carreira de curto prazo. Um coach pode até observá-lo no trabalho para identificar áreas de melhoria e ver como você está progredindo. 
  • O mentor / mentoria: é um relacionamento aberto e de alto nível. O mentor é uma fonte de sabedoria e apoio, visando o desenvolvimento da carreira a longo prazo.

A mentoria na carreira profissional

A mentoria no início de sua carreira

Parabéns! Você conseguiu seu primeiro emprego. Você está entusiasmado para se tornar um bom profissional e seus objetivos estão em um curto espaço de tempo (talvez de seis a 18 meses). Com tantas maneiras de brilhar, o mundo é seu. “No começo, quando você tem mais tempo e energia, é bom tentar dizer ‘sim’ às oportunidades como padrão”, diz Tim Ferriss , autor de “Tribo de Mentores”.

Nesta fase, a mentoria é para ajudar você a superar os obstáculos do dia-a-dia à medida que você explora e melhora. Um mentor também pode ajudá-lo a reconhecer quando você assumiu algo que, ao que parece, não é bom para você. Procure alguém que tenha desempenhado o mesmo cargo (ou um semelhante). Você provavelmente os encontrará dentro da sua empresa ou através do seu círculo social.

O que discutir com seu mentor / mentorado:

  • Aspectos do seu papel que são desafiadores e maneiras de melhorar nessas áreas;
  • Como se apoiar nos aspectos de sua função de que você gosta e é forte;
  • Várias caminhos e opções de carreira para pessoas em seu cargo;

A mentoria quando você estiver pronto para evoluir na carreira

Você sabe que está pronto para subir na carreira quando gosta de seu campo e sente um senso de propósito em relação ao seu trabalho, mas está começando a ficar entediado em sua função atual. Você conhece a direção geral para a qual está indo e notando projetos que ampliarão e aumentarão suas habilidades. O que você precisa é de alguém para ajudá-lo a alcançar essas metas de dois a cinco anos de carreira.

Seu mentor ideal está atualmente no cargo que você almeja (ou já esteve no passado) e ele tem um histórico de sair da zona de conforto – porque é exatamente isso que você está prestes a fazer. Cuidado com os mentores que prescrevem um plano passo a passo. “Qualquer pessoa que disser ‘você deve fazer isso exatamente como eu fiz’ deve ser vista com desconfiança”, diz Ferriss. Em vez disso, procure alguém que faça perguntas pontuais que o ajudem a manter o curso.

É um bom momento para procurar mentores externos à sua empresa que tragam uma nova perspectiva. Você os encontrará em eventos, encontros da sua rede de contados e em grupos relevantes do LinkedIn.

O que discutir com seu mentor / mentorado:

  • Objetivos de carreira de médio prazo e maneiras de chegar lá;
  • Como superar obstáculos comuns ao longo do caminho;
  • Pontos fortes que você pode construir ainda mais e áreas fracas que você precisa para reforçar;

A mentoria quando a vida te dá uma volta

Em algum momento de nossas carreiras, todos nós tomamos uma “rasteira da vida”. Às vezes, vem na forma de um grande fracasso. Outras vezes, nos arriscamos decidindo seguir o sonho de iniciar uma família ou nos mudar para outro país. De qualquer forma, agora você está envolvido em muita auto-reflexão, enquanto equilibra (e reequilibra) suas prioridades.

“É nesses tempos de adversidade que realmente descobrimos sobre nós mesmos – sobre nosso caráter e como queremos crescer”, diz Patrick Boland  consultor de liderança. Ele defende a procura de um mentor que o encontre onde você está e o ajude a reformular sua situação de maneira a destacar as oportunidades que ela traz enquanto ainda reconhece os desafios. Seu mentor ideal neste momento é alguém que apoia, mas é sincero o suficiente para responsabilizá-lo por seus objetivos.

O que discutir com seu mentor / mentorado:

  • Seus sentimentos sobre qualquer mudança que esteja acontecendo (sério. Não é hora de ignorar sua saúde emocional.);
  • Como você planeja avançar de onde você está e onde você espera estar quando sair deste período de transição;

A mentoria ao considerar uma mudança de carreira

O termo “mentor” vem da mitologia grega: em “A Odisséia”, Odisseu confia a proteção e a educação de seu filho a um de seus amigos mais queridos. O nome desse amigo? Você adivinhou: Mentor.

Atualmente, poucas carreiras se parecem com uma linha reta. Para muitas pessoas, mudar para um novo setor ou para uma função dramaticamente diferente é uma decisão delicada. Você pode se sentir desanimado com o seu setor em geral ou sentir que seu eu idealista do ensino médio ficaria decepcionado com as escolhas de carreira que fez até agora.

Quaisquer que sejam as razões, você precisa de um bom ouvinte, um ouvinte especialmente bom . Idealmente, alguém que já o conhece em um nível pessoal e que pode desafia-lo quando você não está sendo honesto consigo mesmo. O trabalho deles não é tomar a decisão por você, mas guiá-lo através do processo de tomada de decisão. “Os tipos de mentores que tendem a ser os mais úteis são os que não necessariamente dão uma resposta”, lembra Ferriss. “Eles simplesmente oferecem uma maneira melhor de encontrar a resposta.”

O que discutir com seu mentor / mentorado:

  • Suas razões para considerar uma mudança de carreira;
  • Os tipos de indústrias ou funções que falam com seus valores ou senso de propósito;
  • Seus objetivos em relação à mudança e como você saberá se fez a escolha certa;

A mentoria quando você está no topo

Ahh … você chegou no topo. Se isso significa que você possui um grande escritório, ou simplesmente ocupa uma função que o preenche com um senso de propósito e realização, você está começando a pensar no legado que deixará para trás. Mas não é hora de perder o contato com aqueles que estão no início da jornada.

Este é o ponto em sua carreira quando os profissionais mais jovens estão chegando para você para orientação (parece que o mundo girou, não é mesmo)! Se você abraçar esta oportunidade, poderá não apenas ajudar a moldar a próxima geração de profissionais, mas também promover sua própria carreira.

Em sua palestra no TED, a administradora Lauren Hoebee nos lembram que aqueles que estão no topo podem aprender muito com aqueles que estão começando. “Profissionais experientes se beneficiam de serem desafiados no ‘porquê’ ou de obter novas idéias sobre como trabalhar de maneira mais inteligente, e não apenas trabalhar mais ”, diz ela. “Ou apenas sendo treinado nas novas interfaces com as quais a geração está crescendo”. Então, de certa forma, seu mentor ideal, nesta fase, é na verdade seu mentorado.

O que discutir com seu mentor / mentorado:

  • Estabelecer um equilíbrio sustentável entre vida profissional e pessoal;
  • Ferramentas e tendências relevantes emergentes em seu setor;

Conclusão: pedir ajuda aumenta suas chances de sucesso

Não há necessidade de se sentir tímido ao abordar alguém com quem você ainda não tem um relacionamento. As pessoas gostam de ser úteis e compartilharão seus conhecimentos com praticamente qualquer pessoa que pedir. 

Dito isso, sair andando e perguntando parara qualquer posso “Ei, você quer seu meu mentor?” definitivo é estranho para ambas as partes. Em vez disso, invista tempo construindo relacionamentos a um ponto em que você se sinta à vontade para pedir conselhos de vez em quando. (“Ocasionalmente” é a idéia principal aqui. Se você se aproximar mais do que a cada dois meses, talvez seja hora de contratar um coach).

Não sinta que precisa começar do zero com um novo mentor toda vez que sua carreira entrar em um novo estágio. Uma única pessoa pode servir como um mentor eficaz por muitos anos. Se você tiver a sorte de ter um mentor como esse, não deixe de entrar em contato com eles em momentos de mudança.

Dica: Um bilhete/carta ou um pequeno presente para expressar sua gratidão também não vai mal.

Um relacionamento de mentoria não garante o sucesso na carreira, mas as pessoas de sucesso tendem a se envolver nelas. Eu descobri ao longo da minha carreira que um mentor informal para conversar é altamente correlacionado com melhor desempenho e melhor bem-estar. Coincidência? Provavelmente não.