Introdução: como incentivar a leitura do seu artigo

Introdução

Introdução é o trecho do seu artigo que irá introduzir o assunto que será desenvolvido ao longo do texto. Além de introduzir o assunto do texto, ele tem como objetivos, chamar a atenção do leitor e estimular a leitora total do artigo.


Saber como fazer uma boa introdução é primordial para a realização de um bom texto, pois é a partir do inicio de um conteúdo, que o leitor irá decidir se realmente vale a pena continuar ou não.

Mas, esta pode parecer uma tarefa desafiadora no início, porém, ao decorrer deste texto você irá perceber que existem algumas técnicas e passos que poderão ser seguidos para que uma boa introdução seja feita e seu texto comece da maneira correta.

Veja a seguir e entenda tudo o que você precisa saber para fazer uma boa introdução e prender a atenção de seus leitores na primeira parte de seu texto. Continue lendo e saiba mais!

O que é a “introdução” do seu texto?

Para começar a compreender como desenvolver uma boa introdução, é preciso saber mais à fundo sobre o que esta parte do texto se refere.

Podemos conceituar a introdução como um trecho que irá introduzir sobre o assunto do tema que será desenvolvido ao longo do texto e, por isto, ela deverá ser bem escrita e chamar atenção de seus leitores de alguma forma.

Portanto, para compreender este conceito, primeiro vamos exemplificar o que NÃO é considerado uma introdução:

  • Começar o texto repetindo o título, pois isto pode soar de forma repetitiva e já mostra para o leitor algo que já foi visto;
  • Iniciar a leitura de forma muito teórica, voltando para o início dos tempos, de forma desgastante, deixando a leitura chata;
  • Citar um pequeno resumo de todo o texto, pois dessa forma o leitor poderá perder o interesse no desenvolvimento do restante do conteúdo que você deseja passar.

Com estes exemplos, é possível compreender da melhor forma como não se deve iniciar um texto e o que evitar em uma introdução, evitando que seu texto seja desinteressante logo no início.

Partindo deste ponto, é possível considerar então que a introdução deve ser a parte em que o leitor deverá ser contextualizado, ou seja, deverá compreender sobre o que o texto irá falar apenas de acordo com o tema. 

Para desenvolver um pequeno texto para sua introdução, é possível trazer informações que serão abordadas ao longo do texto, instigando o leitor e deixando-o curioso para saber mais sobre o assunto que será falado. Outros fatores que sua introdução deve cumprir:

  • Contextualize o leitor: A introdução é um ótimo lugar para contextualizar o leitor sobre qual será o assunto que vai ser abordado ao longo do texto.
  • Traga alguma informação relevante: Como um dos objetivos é prender a atenção do leitor, o recomendado é que você mostre um valor logo no começo do seu texto.
  • Instigue: Gerar um senso de curiosidade no leitor, fazendo com que ele tenha o interesse de continuar a leitura total do texto (ao invês de parar na introdução)
  • Seja breve: Por exemplo, imagine que sua introdução possui 10 parágrafos de 6 linhas cada um, dificilmente o leitor vai querer ler – e continuar, no seu texto.
  • Revele os benefícios de continuar a leitura: Um ponto muito importante, mostre os beneficios e o que ele vai encontrar ao longo do texto. Novamente, lembre-se que você precisa gerar valor para que ele termina a leitura.
  • Torne o texto escaneável: Permita que o leitor faça uma leitura dinâmica da introdução, e que a partir dela ele se interesse pelo conteúdo. Isso pode ser feito colocando a informação mais importante em negrito ou trazendo links relevantes.

Os principais elementos de uma (boa) introdução

Depois de compreender como uma boa introdução é feita e qual a sua devida importância para a formação de seu texto, é preciso analisar detalhadamente quais são seus elementos. Estes fatores irão definir e guiar na formação de sua introdução, sendo uma possibilidade para a criação de seu conteúdo de forma mais simplificada e acessível.

Confira os principais elementos que devem compor uma boa introdução e entenda qual o caminho que deverá ser percorrido para o desenvolvimento do início de seu texto:

• Gancho (Hook)

O gancho é um elemento que serve para atrair o leitor para o texto, chamando sua atenção e mostrando que o conteúdo pode ser interessante para ele.

Para desenvolver um gancho de qualidade, é preciso instigar a curiosidade do leitor e mostrar que o assunto poderá acrescentar de alguma forma sua vida.

Dica: Geralmente, alguns escritores costumam elaborar frases marcantes, que mostrem que o conteúdo do texto irá abordar algum tema, sem revelar exatamente o que será falado.

Transição

Depois de desenvolver o gancho de sua introdução, é preciso passar para a parte da transição, que é uma espécie de estímulo que será dado ao leitor, para que sua atenção se prenda ao restante do conteúdo.

Portanto, na parte da transição, é preciso trazer informações que falem um pouco sobre o que será abordado ao longo do texto, explicando de forma sucinta o título, sem revelar o conteúdo em si.

Dica: Uma boa técnica é falar um pouco sobre o tema do texto na ordem em que as informações irão surgir, organizando a leitura e mostrando uma espécie de guia sobre o conteúdo.

Tese

A tese é o elemento que irá concluir o desenvolvimento de sua introdução, ou seja, é a última chamada que deve ser feita para o leitor, lembrando da relevância de todo o conteúdo que será falado ao longo do texto. Por isso, utilize frases assertivas e objetivas, deixando o leitor confortável para seguir com a leitura e instigando ainda mais seu interesse pelo tema.

Dica: Uma boa forma de realizar a sua tese é “Continue lendo”, pois com isto, o leitor poderá se sentir convidado de forma gentil à seguir com a sua leitura e saber mais sobre todas as informações que poderão estar presentes ao longo de seu texto.

Como fazer uma boa introdução

Apesar de não existir uma regra a ser seguida para desenvolver a introdução ideal, é preciso ter algumas coisas em mente que poderão ser responsáveis pela sua boa formação.

Com isto, você terá um norteamento para seguir e desenvolver de forma ideal suas informações, mantendo a estrutura de sua introdução e fazendo com que seu conteúdo seja interessante aos olhos do leitor.

Veja quais pontos devem ser levados em consideração e comece a estruturar sua introdução de forma ideal:

Tenha sua persona em mente

O conteúdo de seu texto deverá ser destinado à um tipo de publico especifico, utilizando sempre itens que chamem atenção e que despertem o interesse destes leitores, para que as pessoas sintam interesse em continuar com a sua leitura.

Por isto, é muito importante compreender os interesses e objetivos de sua persona, conhecendo quais são os temas que eles desejam conhecer e todos os problemas que poderão ser resolvidos ao longo da leitura.

Dessa forma, além de apresentar o problema em si, é muito importante falar de forma breve como a leitura do texto poderá de alguma forma trazer algum tipo de solução ou informação relevante, que seja capaz de mudar a vida do leitor de alguma forma.

Dê destaque para o problema em si e vá mostrando para o leitor, de forma amigável, como a leitura poderá trazer esta solução, aproximando as pessoas de seu tema principal.

Defina o tema do texto

O tema de seu texto deverá ser lembrado à todo momento, mostrando sempre ao leitor quais serão os benefícios de se adentrar nas informações do texto e de ganhar todo o conhecimento que seu conteúdo poderá trazer.

Caso o contrário, o leitor poderá se sentir desinteressado ou até mesmo perdido, não compreendendo o motivo real de seguir com a sua leitura.

Pense na linguagem que irá utilizar

Uma boa linguagem faz com que o texto demonstre empatia para com seus leitores, mostrando que de alguma forma ele é bem vindo em seu texto para conhecer os conteúdos e entender sobre tudo aquilo que será passado.

Para desenvolver uma boa linguagem na introdução, é preciso sempre se lembrar de qual será a linguagem do restante do texto e manter este seguimento, deixando o conteúdo padronizado para o tipo de desenvolvimento que você deseja passar.

Por isto, é preciso analisar muito bem a persona e entender quem serão seus leitores, para saber bem qual a sua forma de comunicação e a maneira com que eles gostariam de que um assunto fosse representado.

Contextualize o leitor

Contextualizar os leitores é muito importante, pois é dessa forma que as pessoas poderão se situar sobre o assunto que será desenvolvido ao longo do texto.

Portanto, neste passo da introdução, é preciso listar o que será passado ao longo do conteúdo, podendo ser apresentado de outras palavras. O ideal é demonstrar o conteúdo do texto, fazendo com que o leitor comece a se familiarizar com todas as informações.

Tenha em mente o objetivo do conteúdo que será passado

É preciso lembrar que cada texto possui um tipo de objetivo diferente e isto deverá ser apresentado de forma bem específica, a fim de mostrar como o desenvolvimento das informações que serão lidas a seguir é único e representativo.

É muito importante mostrar ao leitor o que ele irá conseguir ao final de sua leitura e tudo o que o texto poderá agregar em sua vida de alguma forma, pois só assim as informações poderão ser realmente relevantes para quem inicia a leitura em seu conteúdo.

Tamanho de seu texto

A introdução deve ser compatível ao tamanho de seu texto, por isto, é preciso focar em uma introdução que seja breve e objetiva, trazendo todos os elementos essenciais e levando o leitor imediatamente para o conteúdo que será abordado.

Conclusão

Uma boa introdução é a peça chave para que os leitores se interessem sobre o conteúdo listado ao longo do texto, permitindo que a visibilidade de seu conteúdo aumente de forma considerável.

E, dessa forma, é preciso seguir com cuidado toda a sua estruturação e desenvolver um inicio para seu texto que corresponda com o restante do conteúdo que será abordado. E sempre se atente à linguagem utilizada e aos objetivos das personas que deverão ser alcançadas.

Escrever é um ato que deve ser praticado, para que a estruturação de seu texto seja praticada da melhor forma e a linguagem seja aprimorada, para atingir diversos tipos de públicos diferentes.