Os estilos de comunicação e as diferenças entre eles causam muito estresse. Veja como navegar pelos quatro estilos principais de comunicação no trabalho.
As diferenças entre os estilos de comunicação geralmente causam mais agonia do que realmente precisam.
Compreender os diferentes estilos de comunicação e prestar atenção em quais estilos nossos colegas de equipe melhor se relacionam, pode melhorar nossas habilidades interpessoais, construir confiança e nos ajudar a realizar mais com menos frustração.
Embora nos beneficiemos do trabalho com pessoas com habilidades e tipos de personalidade diversos , às vezes parece que navegar pela dinâmica interpessoal é o imposto que pagamos por ter as pessoas certas na sala. Mas há outra maneira de pensar sobre isso.
Compreender nossas diferenças – especialmente na maneira como nos comunicamos – é realmente um investimento. A recompensa? Relações mais fortes no local de trabalho, que são um dos principais preditores do envolvimento dos funcionários e, portanto, da produtividade. Sem mencionar que uma comunicação mais eficaz com nossos colegas de trabalho ajuda bastante na redução do estresse.
Leitura complementar:como melhorar a comunicação no local de trabalho
Estilos de comunicação são influenciados por características comportamentais
Existem alguns frameworks para entender os estilos de comunicação. Faça uma pesquisa rápida no Google e você encontrará os quatro clássicos: assertivo, agressivo, passivo-agressivo e passivo. Mas estes dizem respeito a como uma pessoa se comunica, mas não diz nada sobre o que funciona melhor quando se trata de comunicação. Além disso, o espelhamento de um comunicador passivo-agressivo provavelmente não resultará em interações construtivas no local de trabalho.
Ao descobrir como você pode se comunicar efetivamente com alguém, é importante entender seu estilo pessoal mais amplo. Eles são diretos? Analítico? Sociável? Traços comportamentais nos mostram como as pessoas respondem às informações, o que, por sua vez, nos ajuda a prever como conversar de uma maneira que fortalece o relacionamento.
O perfil DiSC fornece uma estrutura útil para nossos propósitos. Por meio de uma ferramenta de auto-avaliação, o DiSC categoriza seu estilo principal como Dominante, Influenciador, Firme ou Consciente. A maioria das pessoas tem tons de cada, mas vamos nos concentrar no estilo principal.
Os estilos de comunicação
• Como se comunicar com tipos “dominantes”
As pessoas que têm um estilo pessoal “dominante” (conhecido em frameworks semelhantes como “diretor” ou “motorista”) adoram ação e estão focadas nos resultados. Eles preferem pensar no cenário geral e deixar os detalhes da implementação para outras pessoas – há uma boa chance de que seu chefe seja predominante dominante. Paciência e sensibilidade estão ao alcance de um comunicador “dominante”, mas requerem algum esforço.
Dica de leitura: quem é o gerente de produto. (e como se tornar um).
Algumas coisas a ter em mente ao se comunicar com os “dominantes”:
Tente…
- Vá direto ao ponto e fique por dentro do assunto.
- Esteja preparado para responder às perguntas de acompanhamento imediatamente, para poder responder com confiança.
- Espere que eles sejam decisivos e bastante francos.
Evitar…
- Levar para o pessoal a franqueza, as perguntas de acompanhamento e / ou a impaciência.
- Fazendo promessas que você não pode cumprir.
- Esperando que eles se abram sobre seus planos para o fim de semana
Os dominantes são frequentemente realizados, excitáveis e adoram um bom desafio. Eles são os que você deseja recrutar para o seu projeto “moon-shot” que está participando.
• Como se comunicar com os tipos de “influenciadores”
Pessoas com o estilo pessoal de “influenciador” (conhecido em frameworks semelhantes como “iniciador” ou “socializador”) são as clássicas “bons com pessoas”. Eles são amigáveis, otimistas e sempre ligadas as últimas tendências. Eles prosperam em relacionamentos interpessoais, o que os torna ótimos colaboradores. Uma palavra de cautela, no entanto: foco e acompanhamento a longo prazo não são seus pontos fortes, então é melhor envolvê-los em sprints de colaboração mais curtas.
Algumas coisas a ter em mente ao se comunicar com os “influenciadores”:
Tente…
- Aproxime-se deles de maneira casual e mostre seu senso de humor;
- Coloque detalhes e fatos por escrito para que eles reflitam após uma conversa verbal;
- Espere que eles sejam um pouco otimistas demais com as idéias, bem como com suas próprias habilidades e as habilidades daqueles que as rodeiam;
Evitar…
- Diminui-los ou ser grosso com eles;
- Tentando limitar a conversa ou sufocar a liberdade de expressar idéias e emoções;
- Esperar que eles se aprofundem com você nos detalhes.
Os influenciadores se esforçam para ser emocionalmente honestos e são rápidos em confiar nas pessoas ao seu redor. Se você está tentando reformular a cultura de sua equipe, um influenciador pode ser o parceiro perfeito.
• Como se comunicar com tipos “estáveis”
As pessoas que têm um estilo pessoal “estável” (conhecido em frameworks semelhantes como “relator” ou “harmonizador”) enfatizam a cooperação e são aversas a perturbar o grupo. Eles valorizam a consistência, a estabilidade e a lealdade. Você geralmente os encontrará em funções de suporte, customer success, ou no suporte técnico de TI. Eles podem se adaptar rapidamente quando necessário, mas precisam de algum incentivo extra ao longo do caminho.
Algumas coisas a ter em mente ao se comunicar com “firmies”:
Tente…
- Pratique a escuta ativa e confirme que você os ouviu resumindo o que eles acabaram de lhe dizer.
- Aproxime-se deles com uma vibração relaxada e quebre o gelo reconhecendo uma contribuição recente que eles deram.
- Espere que eles peçam detalhes.
Evitar…
- Apressando-os a tomar uma decisão.
- Supondo que eles apóiam uma ideia 100% apenas porque não expressam oposição.
- Esperando que eles intuam prioridades e prazos – é útil se você os especificar.
Os estáveis são pessoas equilibradas que gostam de estar em um ambiente cooperativo, onde todos compreendem seus papéis e responsabilidades. Se sua equipe estiver em turbulência, uma probabilidade constante não liderará o esforço para restaurar a normalidade, mas será um forte aliado.
• Como se comunicar com tipos “consciente”
Pessoas do estilo pessoal “consciente” (conhecidas em frameworks semelhantes como “analisador” ou “pensador”) priorizam a precisão e valorizam a competência. Eles aproveitam a oportunidade para demonstrar seus conhecimentos e desenvolver novas habilidades – exatamente o tipo de pessoa que você provavelmente encontrará em uma função de engenharia, ciência de dados ou analista. Eles não são hostis, por si só, mas provavelmente não vão conversar sobre planos para o fim de semana ou se voluntariar para organizar um jantar em equipe.
Dica de leitura:como gerentes de produto podem falar a mesma lingua do time de engenharia
Algumas coisas a ter em mente ao se comunicar com os tipos “conscientes”:
Tente…
- Forneça o máximo de detalhes possível, organizado da maneira mais sistemática.
- Dê a eles expectativas claras e espaço para trabalhar de forma independente (elas são realmente boas nisso!).
- Espere que eles verifiquem duas e três vezes todas as informações relevantes antes de tomar uma decisão.
Evitar…
- Enquadrar o feedback ao seu trabalho como uma “crítica”.
- Respondendo a eles emocionalmente – use palavras como “saber” ou “pensar” em vez de “sentir”.
- Esperando que eles entrem em uma conversa de bate-papo.
Tipos conscientes não são apenas cautelosos, mas altamente sistemáticos. Eles são a pessoa com quem você deseja fazer parceria na avaliação de riscos ou na execução de um pré-mortem para o projeto que você está prestes a lançar.
Navegar nos estilos de comunicação não é complexo
Pensando bem, muitas (se não a maioria) das interações estressantes que tive foram causadas em parte por uma incompatibilidade nos estilos de comunicação. Da mesma forma, as interações mais eficazes que tive com os colegas de trabalho apresentaram um nível de formalidade confortável, linguagem corporal complementar e um sentimento geral de que “nos entendemos”.
Comunicar-se com os colegas de equipe de uma maneira que ressoe com eles é uma via expressa para criar confiança. É uma maneira de dizer “eu te vejo por quem você é, e eu te protejo”. E adivinha? Eles vão te apoiar também.
Dica final:Os 4 tipos de feedback (3 para evitar e 1 para almejar). Afinal de contas, se você quer melhorar a sua comunicação entre os membros da equipe, nanda como começar, sabendo como fornecer e receber bons feedbacks.
Ahhh aproveitando, se você não sabe pedir feedback no ambiente de trabalho, comece por aqui.