Escolher o prazo ideal do roadmap do produto pode ser desafiador, mesmo para gerentes de produto experientes. Imagina a situação: você encontra um roadmap de produtos que se estende por 10 anos, qual seria a utilizadas dos itens listados para daqui 5 anos, 7 anos? Realmente, eles não seriam nada uteis, afinal de contas, o roadmap do produto é um documento vivo que esta em constante evolução.
Agora considere o oposto. E se o roadmap contemplasse somente os próximos 15 dias? A primeira coisa que você deve ter se perguntado é: mais cade o planejamento estratégico do trimestre? do ano? Realmente, um roadmap do produto precisa ter esses itens.
Isso significa que quando falamos do roadmap do produto, precisa ter um prazo ideal – im período de tempo não tão curto que não possa dar uma visão estratégica mas também não de tão longo prazo, que os itens não farão mais sentido.
O prazo ideal do roadmap do produto
De acordo com o relatório de planejamento feio pela ProdutPlamn , para a maioria das equipes de produto o prazo ideal é entre 6 a 12 meses.
Entre a maioria dos respondentes – mais de 500 profissionais de produtos em vários setores – o prazo mais comum para o roadmap é de um ano, seguido de 4 a 6 meses, e o terceiro prazo mais comum é um roadmap planejado para 2 a 3 meses.
Obviamente, esses prazos variam consideravelmente de acordo com o setor. Como você pode ver no gráfico abaixo, a indústria que planeja seus roadmap de produtos o mais distante possível é a manufatura.
Isso não é uma surpresa, quando você considera que essas organizações estão produzindo produtos físicos que precisam de prazos mais longos. E nesse caso, ajustar seus roadmap é bem mais complicado que a maioria dos outros mercados.
Pelo mesmo motivo, como você também pode ver no gráfico abaixo, as empresas de software relatam alguns dos prazos médios mais curtos do roadmap. As empresas de tecnologia, principalmente em empresas SaaS geralmente precisam ajustar sua estratégia e planejamento do produto com mais frequência do que a maioria dos outros tipos de empresas. Isso é especialmente verdade se equipe de produto e desenvolvimento utilizam algum tipo de metodologia de desenvolvimento Ágil.
Citando um amigo meu ue trabalha como gerente de marketing de produto: “enquanto planejamos uma estratégia de três anos, o desenvolvimento ágil realmente permite apenas que você tenha um roadmap acionável por 3 a 6 meses. A chave é ajustar seu roadmap atual em relação ao plano de três anos para entender o progresso.”
Importante: na pesquisa, surgiu uma estatística que indica que as equipes de produtos que mantêm seus prazos de cronograma menores relatam uma priorização de feature melhor do que aquelas que planejam mais adiante. Equipes com prazo do roamdpa do produto entre 4 a 6 meses alegaram ter 20% mais sucesso de priorização do que as equipes que planejam mais de 3 anos.
O idéal é atualizar SEMPRE seu roadmap
Outro fator importante (se não mais importante) a ser lembrado ao determinar o prazo do roamdap de seu produto é com que frequência você o atualizará.
Quanto maior o tempo do cronograma do seu roadmap, maior a probabilidade de os itens planejados no futuro se tornarem imprecisos, desatualizados ou simplesmente irrelevantes. Mas mesmo que você mantenha o prazo do seu roadmap relativamente curto – digamos, planejando apenas 6 meses -, ainda será necessário revisar esse plano estratégico de vez em quando para garantir que sua equipe esteja executando no ritmo certo e que o próprio plano ainda faça sentido.
Como você pode ver no gráfico abaixo, a pesquisa constatou que a cadência de atualização mais popular entre todas as equipes de produtos é mensal. Entre as equipes que relatam as maiores taxas de sucesso, a frequência de atualização mais comum é semanal (36%).
Por que os prazos do roadmap do produto são importantes
Então, por que os prazos e as datas são elementos importantes a serem incluídos no roadmap do produto? De acordo com a pesquisa, os profissionais de produto listaram “ajudar a planejar e priorizar” o desenvolvimento de seus produtos como o segundo motivo mais importante para ter um roadmap.
Aqui está um detalhamento da porcentagem de gerentes de produto que usam principalmente roadmap para alcançar os seguintes objetivos:
Em outras palavras, para muitos gerentes de produto, ter um roadmap de produtos sem prazos para ancorar seus planos e priorizar suas iniciativas tornaria esses roadmap menos úteis para ajudá-los a orientar o progresso de seus produtos.
Mas o seu roadmap precisa de uma linha do tempo? Eu acredito que sim, no sentido de que você sempre vai ancorar seus planos estratégicos em prazos (mesmo que sejam apenas estimativas aproximadas).
Mas muita vezes a resposta pode ser não principalmente ao definir os planos estratégicos de alto nível do roadmap com sua diretoria ou se optar por compartilhar alguns detalhes do roadmap com o público.
Dica de leitura: como compartilhar o roadmap com os stakeholders.