Novo Benefícios do governo – Telefone Popular. Saiba mais

Esse Programa Social que proporciona aos cidadãos acesso à telefonia fixa em condições especiais e saiba como funciona.

Novo Benefícios do governo – Telefone Popular. Saiba mais

O Programa Telefone popular, criado com o objetivo de beneficiar os cidadãos com renda baixa inscritos no Cadastro Único, viabilizando o acesso a telefonia fixa.

O auxílio oferece uma tarifa acessível e viável aos cidadãos, que depende dos impostos de prestação da concessionária arrecadados de maneira diversa para os estados e regiões, variando um valor mensal de R$13 a R$15 reais.

Como funciona o Telefone Popular?

O sistema de telefonia fixa disponibiliza até 90 minutos por mês, que não são acumulativos e não incluem ligações para celulares, interurbanos e ligações internacionais. Para a realização de ligações desse tipo é necessário adicionar créditos em lotéricas ou nas lojas das empresas.

Como solicitar o benefício?

Para a solicitação do benefício Telefone Popular é fundamental que o responsável pela família esteja inscrito do Cadastro Único com os dados atualizados do endereço e referências a respeito da renda e possua o CPF válido. Ademais, é preciso que o responsável pela família entre em contato com a concessionária telefônica responsável da sua região e informe os dados pessoais como o NIS- Número de Identificação Social e o CPF.

É importante destacar que caso o CPF não conste no CadÚnico, deverá ser informado o Título de Eleitor ou o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) para aqueles que se declaram indígenas.

Entretanto, caso não consiga finalizar a inscrição e o atendimento não for concluído, consulte e compareça ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com documentos pessoais em mãos para se inscrever e ou regularizar o cadastro único e ser realizada a entrevista de conferência de documentos para que, desse modo, seja confirmado e comprovado o seu direito ao benefício.

Contatos das concessionárias:

Os telefones de atendimento das concessionárias já estão disponíveis para contato. Após a solicitação para o benefício, a operadora irá consultar os dados junto ao CadÚnico e, em caso positivo, o atendimento deverá ser realizado pela empresa em até 7 dias.

  • 10312 – CTBC Telecom
  • 10314 – Oi Região 2 (antiga área de atendimento da Brasil Telecom)
  • 10315 – Telefônica/Vivo
  • 10331 – Oi Região
  • 10343 – Sercomtel