Os roadmaps e planos de lançamento são ferramentas importantes para um gerente de produto, mas têm objetivos muito diferentes e não devem ser confundidos. Um roadmap de produto comunica a visão geral de alto nível da estratégia de um produto, enquanto um plano de lançamento é um documento tático projetado para capturar e rastrear as features planejados para um próximo release.

Por que você precisa de roadmaps e planos de lançamento

Roadmap do ProdutoPlano de Lançamento
Comunicar o “Porque”Detalhar “o que”
Engloba 1 ano ou maisEngloba alguns meses
Complartilhado com stakeholdersTipicamente é um documento interno para o time de produto e engenharia
Mostra a visão macro. Sumario visualLeva a estrategia e um plano de ações

O roadmap do Produto

Um roadmap de produto deve servir como um resumo visual de alto nível dos objetivos e expectativas estratégicas do produto.

Se construído corretamente, o roadmap pode ser uma ferramenta valiosa por vários motivos:

  • pode ajudar um gerente de produto a apresentar seu plano de maneira convincente para seus acionistas/executivos, para ajudar a garantir sua aprovacão (e compartilharem a mesma visão).
  • pode ajudar um gerente de produto a comunicar a visão e os objetivos estratégicos do produto às equipes da empresa.
  • pode ser um recurso útil ao qual a equipe pode consultar durante o desenvolvimento do produto, para garantir que eles ainda estejam executando o plano traçado.

Dessa forma, o roadmap deve conter apenas detalhes de nível estratégico – principais temas, épicos e objetivos de produtos.

O roadmap deve conter apenas detalhes de nível estratégico – principais temas, épicos e objetivos de produtos.

O plano de lançamento

Obviamente, você e seu time de produtos precisarão traduzir a estratégia de alto nível do seu roadmap em um plano de ação baseado em features, aprimoramentos e correções específicos a serem construídos. É aqui que um plano de lançamento entra em jogo.

Observação: o kit de ferramentas do gerente de produto também deve incluir um backlog do produto, para capturar e priorizar todas as tarefas diárias. Mas, para nossos propósitos aqui, focaremos apenas o plano de lançamento.

O plano de lançamento comunica as features e aprimoramentos previstos para o próximo lançamento do seu produto (ou os próximos lançamentos). Portanto, ele atua mais como um plano de projeto, dividindo as grandes idéias em projetos menores nos quais sua equipe pode progredir.

É assim que o roadmap do produto e o plano de lançamento podem ser usados ​​juntos para um planejamento eficaz do produto. Quando você cria o roadmap do produto e obtém a aprovação das partes interessadas, pode começar a transformar: os grandes temas que planejou – “Oferecer um portal de autoatendimento para os clientes” – em features e benefícios específicos que serão adicionados ao seu plano de lançamento: “Processamento de cartão de crédito”, “Front end de comércio eletrônico”, “Treinamento e integração no aplicativo” etc.

Exemplo de roadmaps e planos de lançamento

Exemplo de um roadmap de produto

Exemplo de um roadmap de produto
Exemplo de um roadmap de produto

Este exemplo de roadmap, desenvolvido no aplicativo Web do ProductPlan, foi projetado para comunicar os vários objetivos estratégicos do produto – como melhorar o desempenho, aumentar a satisfação do cliente, aumentar a receita, otimização interna e melhorar a segurança.

Você pode ver todos esses objetivos e suas correspondentes na legenda no painel do lado direito. Esse código de cores ajuda cada grupo envolvido (web, celular, marketing) a ver rapidamente como as iniciativas nas quais eles estão trabalhando se alinham aos objetivos maiores da empresa.

Mas, como você pode ver, todos esses são temas e idéias de alto nível: “Novo console de administração”, “Suporte à nuvem” etc. O que o gerente de produto precisará fazer a seguir é convertê-los em um nivel de granularidade maior e mais acionáveis – e os coloque no plano de liberação.

Exemplo de um plano de lançamento

Exemplo de um plano de lançamento
Exemplo de um plano de lançamento

Este exemplo de plano de lançamento, também desenvolvido usando o aplicativo ProductPlan, é dividido em quatro sprints de cerca de duas semanas cada, com marcos representando os dias de lançamento esperados. As barras representam as principais iniciativas para cada sprint, codificadas por cores para indicar o nível de prioridade.

Conclusão – Você precisa criar ambos

O gerente de produto possui diversas responsabilidades, desde a criação da estratégia, a comunicação com varias stakeholders, o gerenciamento dos diversos times, e principalmente a criança de roadmaps. Mas porque isso é tão importante? Porque o roadmap é o documento que vai comunicar para todos (e eu digo todos mesmo), o caminho que o produto vai levar no curto, médio e longo prazo.

Dica (para a vida): A comunicação adequada é a chave para todos os relacionamentos. (Isso é especialmente verdade quando estamos comunicando com diversos stakeholders diferentes) Portanto, aproveita para fazer os 2 roadmaps! Além de divertidos, eles irão ajuda-los no sucesso do seu produto.