Você está escalando sua equipe de produtos. PARABÉNS! Sua empresa está fazendo algo certo se você precisar contratar mais profissionais. Mas contratar leva tempo e você precisa fazer um bom onboarding do Gerente de Produto para que ele(a) consiga começar a produzir o mais rápido possível!
Nesta postagem, discutiremos algumas coisas que devemos e não devemos fazer durante nas primeiras semanas. Mas antes, vamos revisar algumas estatísticas do setor. Esta pesquisa ilustra por que é tão importante ter um processo de onboarding para seus gerentes de produto (ou quaisquer novo funcionários).
A importância do onboarding do Gerente de Produto
Como mostram os dados de uma pesquisa realizada sobre novos funcionários, um plano estratégico de onboarding do gerente de produto (integração) é essencial para sua equipe de produto.
- Até 20% da saída de funcionários ocorre nos primeiros 45 dias.
- Seis meses depois de começar um novo emprego, quase um terço dos funcionários procura outro emprego.
- Normalmente, leva de seis a oito meses para um novo funcionário atingir a produtividade total.
- Os funcionários de empresas com programas de onboarding mais longos obtêm proficiência total 34% mais rápido do que aqueles com programas mais curtos.
- A satisfação do gerente aumenta 20% quando seus funcionários passam por um programa formal de onboarding.
Se você contratou os gerentes de produto certos, verdadeiros empreendedores, eles próprios podem descobrir o que fazer nos primeiros dias. Mas você não pode contar com isso como sua estratégia para onboarding do gerente de produto.
Você precisa adotar uma abordagem proativa e desenvolver um plano estratégico para deixar seus novos gerentes de produto atualizados. Aqui estão algumas coisas que devemos e não devemos fazer.
6 dicas para fazer o onboarding do Gerente de Produto
1. Alinhe as expectativas de curto e longo prazo
Considere outra estatística: 60% das empresas não conseguem definir marcos ou metas para novas contratações. Seus novos gerentes de produto não entrarão pela porta no primeiro dia sabendo as prioridades de sua empresa ou o que você espera deles.
Como Heddy Stern, da PivotalLabs, aponta, a gestão de produtos não é uma posição totalmente definida. A função pode significar coisas diferentes em empresas diferentes.
Uma maneira de tornar o onboarding mais eficaz é conversar imediatamente com seus novos gerentes de produto e dar a eles algumas expectativas e métricas concretas a serem buscadas. Isso significa que parte do seu processo será desenvolver metas específicas – e tê-las prontas antes que eles comecem o primeiro dia.
2. Dê ao PM o contexto das pessoas e do produto.
Outro componente importante do onboarding do Gerente de Produto é familiariza-los com toda a sua equipe e seu produto.
Contexto do Produto:
Forneça acesso imediato a todas as informações e ferramentas relevantes. Isso inclui o próprio produto, com o qual ele deve começar a usar no primeiro dia, se possível. Mas também deve incluir acesso a pesquisa de produto, informações de uso, campanhas de marketing anteriores e, claro, o roadmap e o backlog do produto.
Contexto das pessoas:
O contexto das pessoas em sua empresa é tão importante quanto desenvolver uma compreensão de seus produtos. Os gerentes de produto precisam lidar com equipes e departamentos em toda a organização. Quanto antes seu novo gerente de produto puder conhecer todos e saber quem faz o quê, melhor.
3. Emparelhe o novo PM com um existente (se aplicável)
Se você já tem uma equipe de produto instalada, uma maneira de acelerar o processo de onboarding é deixar seu novo contratado acompanhar um de seus gerentes de produto atuais.
Isso dará ao novo PM a chance de ver como as coisas realmente funcionam na sua empresa – como as reuniões acontecem, como suas equipes multifuncionais trabalham juntas, como as decisões estratégicas são tomadas, etc.
4. Deixe o novo PM acompanhar outros departamentos.
Você pode sentar-se com um novo contratado e explicar como o setor de vendas vende o produto, como a equipe de desenvolvimento funciona e como funcionam os seus sprints. Mas nada supera realmente ver essas coisas acontecerem em primeira mão.
Portanto, se você puder fazer isso – sem perturbar o fluxo de trabalho de nenhuma das suas equipes, exponha seus novos gerentes de produto a essas áreas da empresa o mais cedo possível. Permita que eles participem das ligações de vendas e passe algum tempo observando a operação da equipe de desenvolvimento.
5. Faça o novo PM usar o seu produto no primeiro dia.
Dar aos novos contratados algum tempo com seus produtos imediatamente pode ajudar a acelerar o processo de onboarding por vários motivos.
- No primeiro dia, os novos gerentes de produto provavelmente estão pensando na sua empresa e no produto apenas de forma abstrata. Isso pode fazer com que todo o resto do trabalho pareça nebuloso. Se você puder fazer com que eles usem seus produtos imediatamente, isso lhes dará uma noção mais concreta das coisas.
- Utilizar o produto antes que eles tenham a chance de falar com todos sobre ele pode ajudar a fornecer uma visão imparcial. Portanto, peça a eles que registrem suas primeiras idéias sobre os produtos à medida que os usam. Isso os ajudará a ter uma do que eles precisarão fazer, ao longo do tempo, para melhora-lo.
6. Esteja presente para seu novo gerente de produto – SEMPRE
Finalmente, cada vez que você contratar um novo gerente de produto (ou qualquer profissional), você deve planejar estar acessível durante as primeiras semanas ou mesmo meses para responder a perguntas e ajuda-la em situações difíceis.
Você também deve reservar algum tempo a cada dia no início para discutir as observações, impressões, insights, preocupações do seu novo contratado – o que quer que seja. Isso pode realmente ajudar vocês dois.
- Seu novo gerente de produto terá alguém para trocar ideias e pensamentos,
- Você ganhará a nova perspectiva de alguém que está vendo seus produtos e seus negócios.
Erros comuns ao realizar o onbarding
Agora que examinamos algumas das práticas recomendadas, vamos revisar rapidamente algumas armadilhas a evitar. Erros como esses são parte do motivo pelo qual tantos novos funcionários começam a procurar emprego poucos meses após iniciarem uma nova função.
• Falando do tático muito cedo
Seu gerente de produto recém-contratado precisa de tempo para processar muitas informações sobre seu produto, seu mercado e sua empresa. Não se apresse com uma lista de tarefas e metas agressivas.
• Improvisando o processo de onboarding
Você não pode levar um novo gerente de produto pelo escritório fazendo apresentações e depois dizer: “Boa sorte”. Você precisa de um processo documentado que possa ser usado repetidamente com as novas contratações.
Comece com as etapas que sugerimos acima e personalize o processo para sua empresa. Mas não tente improvisar ou deixe seus novos gerentes de produto resolverem tudo sozinhos.
• Não revisar periodicamente o processo de onboarding
Onboarding não é uma ciência exata. Você deve torná-lo o mais sistemático possível, mas então você deve reexaminar seu processo de vez em quando para ver o que funciona e o que você pode melhorar.
Se você está levando o gerenciamento de produtos a sério – e DEVERIA – trazer o seu quinto gerente de produto deve ser muito mais eficiente do que trazer o primeiro.
• Deixar o processo de onboarding para uma pessoa.
Seus novos gerentes de produto precisarão trabalhar em estreita colaboração com muitas pessoas na empresa. Além disso, a função de gerenciamento de produtos afeta estrategicamente toda a organização. Por esses motivos, você não deseja limitar a integração do gerenciamento de produtos a uma única pessoa.
Em vez disso, ao contratar um novo gerente de produto, crie um conjunto compartilhado de responsabilidades entre as equipes e departamentos apropriados, onde todos têm a função de fazer com que esse novo colaborador acelere.
Conclusão
Trazer um novo gerente de produto a bordo é um grande passo. Isso afetará a dinâmica de sua equipe, e se você fizer isso direito, o ajudará a tornar seus produtos existentes e futuros mais bem-sucedidos. Mas o sucesso final de seu novo colaborador dependerá muito de quão bem você os apresenta à empresa e às suas novas funções.
Portanto, antes de realizar uma nova contratação, reserve um tempo para desenvolver um plano inteligente e sistemático para onbording do Gerente de Produto.