Inbound vs Outbound Marketing: qual a diferença

Inbound vs Outbound

Inbound vs outbound marketing é muito simples: no inbound marketing você produz conteúdo com intuito de atrair seu usuário até você, enquanto que no outbound marketing sua estratégia é voltada para a exposição dos serviços ou produtos oferecidos pela empresa


É graças ao Marketing que uma empresa pode ser vista, angariar novos clientes e crescer. Pois independentemente da qualidade do produto ou serviço, sem a publicidade adequada, fica difícil ser encontrado em meio a milhares de outras empresas do mesmo segmento.

Com o aumento do uso de tecnologias para comunicação e das mudanças de consumo, o Marketing também mudou e é sobre isso que iremos falar hoje. O Inbound vs Outbound são duas estratégias distintas de Marketing Digital. Elas têm sido estudadas, implementadas e melhoradas por empresas e agências diariamente.

O Outbound é bem parecido com o Marketing tradicional que já conhecemos e tem muito a ver com a publicidade que já vigora há muitos anos. Mas o Inbound se trata de uma metodologia recente e que ainda oferece algumas dúvidas, bem como, necessita de alguns testes antes de ser aplicadas em determinadas empresas.

O importante é que você entenda as diferenças entre ambas estratégias e saiba como empregar cada uma delas no seu negócio. Se o mundo e as relações de consumo mudaram, a sua marca não pode ficar para trás.


O Inbound Marketing e o Outbound Marketing são metodologias estudadas e aplicadas dentro de estratégias do Marketing Digital. Ambas possuem ferramentas utilizadas para vender produtos, gerar engajamento e criar uma boa visibilidade para a marca.

É notável que nos últimos anos (mais precisamente nos últimos 10 anos) o marketing tradicional perdeu espaço dentro da publicidade. Isso porque está havendo (rapidamente e irremediavelmente) uma mudança no comportamento das pessoas e isso interfere na postura dos clientes ou possíveis clientes.

Já não basta colocar outdoors de produtos por aí ou pagar milhões de reais por um anúncio na hora do Jornal Nacional. O público está cada vez mais online e muitos jovens não assistem TV aberta. Isso já é um fato: milhões de pessoas veem na Smart TV apenas YouTube e/ou plataformas de streaming.

A partir dessas mudanças, os publicitários e profissionais do Marketing, viram a necessidade de mudarem e readaptarem suas campanhas. Podemos notar que a partir do uso massivo da internet, surge o Marketing Digital. Ele vem nos últimos anos ganhando espaço e crescendo muito. Porém, os profissionais da área também passaram por mais uma reviravolta! Eles perceberam que só anunciar seus produtos era pouco.

Isso porque a imensa maioria das pessoas usa a internet para fazer pesquisas antes de comprar algo. Por exemplo: quem nunca deu um “Google” para saber sobre um hotel, sabonete ou celular? Foi a partir dessa constatação que surge no Marketing Digital uma estratégia específica: o Inbound Marketing.

Inbound Marketing

Processo Inbound Marketing
Processo Inbound Marketing

Falamos sobre “buscar no Google” antes de comprar algo, comparar preços e ver avaliações. Parece algo muito comum, mas isso só se tornou corriqueiro na última década. Os estudiosos do Marketing perceberam a necessidade de “fisgar” esse possível cliente e como isso deve ser feito de maneira sutil e já na hora de pesquisa online.

Por isso o nome: “Inbound Marketing” que seria algo como “Marketing de Atração”. Para que isso ocorra de maneira assertiva, é necessário atrair o seu possível cliente com conteúdo de qualidade. Você pode fazer isso com:

  • Blogs;
  • Vídeos;
  • E-mail marketing;
  • Copywriting;
  • Podcasts;
  • Newsletters;
  • Um bom trabalho de SEO + artigos bem escritos;

Mesmo que a pessoa não compre contigo em um primeiro momento, ela se lembrará da sua marca. Afinal, em um momento de dúvida você a orientou e a educou sobre determinado assunto. Essa pessoa que o Inbound Marketing deseja atingir é chamada de persona. A persona é uma espécie de “ciente ideal e desejável” pela marca.

Veja abaixo um exemplo de Inbound Marketing:

Suponhamos que você tenha um Pet Shop. Seu negócio vai bem, contudo, sua presença digital é baixa. Assim, você deseja ter muitos seguidores nas redes sociais e precisa gerar mais tráfego para seu site. Uma boa estratégia de Inbound Marketing seria algo como:

  • Criar um blog dentro do seu site sobre diversos temas importantes para donos de pets;
  • Fazer um canal no YouTube com vídeos semanais ou quinzenais sobre o estabelecimento, como é dado banho nos animais, a ala de internação ou hotelzinho (caso exista);
  • Fazer posts nas redes sociais sobre cada integrante da equipe: banhistas, tosadores, veterinários, etc.
  • Você pode pedir aos donos dos animais para fotografá-los após os banhos e divulgar nas redes;
  • Fazer entrevistas com profissionais da área e colocar no seu blog temas super relevantes aos donos de animaizinhos.

As pessoas se lembrarão do seu Pet Shop quando precisarem de algo relacionados a isso. Isso porque elas leram no seu site algo importante ou ainda porque viram as suas redes sociais sempre presente no feed.

Outbound Marketing

Em contrapartida, o Outbound Marketing já é mais parecido com o Marketing tradicional. Essa estratégia é voltada para a exposição dos serviços ou produtos oferecidos pela empresa. Dentre os principais exemplos de Outbound Marketing podemos citar os seguintes:

  • Outdoors em sites (ou banners);
  • Telefonemas;
  • Propagandas no YouTube, na TV e até no rádio;
  • Anúncios virtuais pelo Google AdWords;
  • Anúncios pagos pelo Facebooks Ads;

Algumas pessoas torcem o nariz para anúncios pagos. Mas saiba que investir uma graninha em anúncios pode te ajudar muito a alavancar os negócios bem como a gerar tráfego para seu site. Os anúncios pagos nas redes sociais podem te ajudar a gerar engajamento e conquistar seguidores.

Vamos ver um exemplo prático de estratégia de Outbound Marketing:

Vamos continuar no caso de um dono de Pet Shop. A estratégia de Inbound Marketing pode ser muito boa mas pode demorar um determinado tempinho até atingir com eficácia os clientes ideais. Seu site poderá ter ótimos copywriters, imagens e vídeos lindos, porém, tudo é perdido sem público.

É importante traçar uma boa estratégia Outbound Marketing aliada ao Inbound, como:

  • Ter anúncios pagos e impulsionados no Facebook e conteúdo relevante na sua página;
  • Anunciar em canais muito visualizados no YouTube;
  • Fazer panfletos para a comunidade onde está localizado o seu Pet Shop com promoções e indicar que acessem seu site para informações, ofertas e cupons de desconto;
  • Anunciar em jornais e rádios locais;

As pessoas notarão aquela empresa e terão acesso ao conteúdo bacana que está sendo desenvolvido. Você percebeu que existem algumas diferenças entre ambas estratégias do Marketing Digital? Que tal aprender a identifica-las e compreender as nuances de cada estratégia?

Diferença entre Inbound Marketing e Outbound Marketing

Deu para perceber que Inbound vs Outbound possuem características diferentes. Mesmo que ambos sejam voltados para o Marketing Digital. Falaremos abaixo sobre as 4 principais diferenças entre ambos e como identifica-las em campanhas ou na criação/divulgação de conteúdo. Confira!

• Comunicação

A comunicação no Inbound Marketing é mais educativa e voltada para atração. Ou seja, você não irá falar o que o cliente precisa comprar ou qual serviço é importante para ele. Em um primeiro momento, você irá expor respostas à possíveis dúvidas. Que tal voltarmos no exemplo do Pet Shop?

Suponhamos que um cliente buscou no Google: “como dar banho em cachorro em casa”. É importante que você tenha um artigo sobre isso no seu site. O cliente será informado sobre o assunto e terá suas dúvidas esclarecidas. No final do texto você pode:

  • Expor shampoos e demais produtos disponíveis para venda no seu estabelecimento;
  • Informar que os banhos na sua loja são excelentes e possuem ótimo custo-benefício;
  • Salientar para o leitor que você e sua equipe secam os animais corretamente e com a utilização de equipamentos modernos;
  • Enfatize que seu Pet Shop oferece serviço de buscar os animais e devolvê-los em casa (delivery).

Assim, mesmo que naquele dia seu leitor não leve o cachorro no seu Pet Shop, se lembrará de você depois. Já no Outbound Marketing você mostra o seu produto ou serviço e “vende” o seu peixe. Nesse caso, você promove a sua marca com a publicidade tradicional como anunciar em rádio e TV.

• Quem procura quem

Entender “quem procura quem” é fundamental para assimilar as diferenças entre Inbound vs Outbound.

  • No Inbound Marketing o cliente procura o prestador de serviço ou lojista;
  • Já no Outbound Marketing é o dono da empresa que vai ao encontro do cliente.

Tenha em mente que: no Inbound Marketing você precisa ser encontrado. Enquanto no Outbound Marketing você precisa encontrar o cliente. Acreditamos que assim fica fácil de entender, não é mesmo? 

• Custos e ROI

Os custos e o ROI (Return on Investment) ou Retorno sobre o Investimento variam de acordo com a estratégia de Marketing.

No Inbound Marketing você tem menos custos de investimento inicial. Mas seu site ou blog não terá uma audiência grande de um dia para o outro. Será necessário criar bons conteúdos, divulga-los e esperar. O ROI é mais lento, já seu público tende a ser consistente. Afinal, são as pessoas que sempre leem seus posts ou seguem as suas redes sociais.

Os custos com Outbound Marketing tendem a ser sempre maiores. Isso porque anúncios em TV, rádio, YouTube e outros canais são caros. Porém, o ROI é mais rápido. Isso porque os anúncios atingem milhares, às vezes milhões de pessoas de uma única vez;

Podemos de forma resumida, afirmar que:

  • Inbound Marketing: ROI lento + baixos custos;
  • Outbound Marketing: ROI rápido + altos custos.

Tipos de conteúdos

Vamos entender as diferenças entre os conteúdos de Inbound vs Outbound.

Conteúdos específicos de Inbound Marketing:

  • Copywriters: textos voltados para vendas de produtos, com gatinhos mentais e técnicas de persuasão;
  • Blogposts: artigos de variados tamanhos (sempre acima de 300 palavras) sobre temas relevantes dentro do nicho escolhido;
  • Podcasts: áudios bem gravados onde há detalhes ou explicações sobre possíveis dúvidas ou mesmo sobre serviços;
  • Reviews de produtos: espécie de artigos onde os produtos são detalhados com informações técnicas, avaliações dos clientes, etc.
  • E-mail marketing: e-mails disparados de forma pensada e com assuntos relevantes para aquele cliente. Não se trata de spam ou boots, combinado?
  • Vídeos: produção de vídeos para YouTube expondo serviços, produtos ou entrevistas com especialistas.

Conteúdos específicos de Outbound Marketing:

  • Panfletos: método já conhecido onde você coloca as principais informações sobre seu negócio, produtos e promoções;
  • Anúncios pagos no Google AdWords ou Facebooks Ads;
  • Divulgação da empresa através da mídia tradicional como TV e rádio;
  • Outdoors e banners em sites (publicidade paga na internet).

Dicas:

  • Mantenha as redes sociais da sua loja/empresa atualizadas;
  • Faça posts bacanas e relevantes. Pode ser diariamente ou 2 vezes por semana. O importante é que você atue e participe;
  • Aceite críticas e seja gentil aos comentários e avaliações dos clientes. Lembre-se de anotar tudo e sempre buscar melhorar;
  • Procure freelancers em Social Media, Marketing de Conteúdo e Redatores SEO. Esses profissionais podem te ajudar a preços acessíveis a construir boas estratégias de Marketing Digital.

Tabela comparativa inbound vs outbound marketing

Inbound MarketingOutbound Marketing
Marketing de atração (o cliente vem até a empresa)Marketing mais tradicional (a empresa vai em busca do cliente)
Criação de conteúdo para atrair o clienteAnúncios e propagandas sobre os produtos ou serviços
Custos mais baixos para produção de conteúdoCustos mais altos já que anúncios são caros
ROI (Retorno sobre o investimento) mais lentoROI (Retorno sobre o investimento) mais rápido
As pessoas que acessam o seu conteúdo tendem a ser clientes fiéis e indicarem o seu trabalho/marcaAqui você lança sua propaganda para milhares/milhões de pessoas e fica aguardando o retorno
Busca pela comunicação com o cliente e mostra desejo de ouvi-loComunicação unilateral: a marca fala ou expõe seu produto/serviço
Os conteúdos gerados querem educar a personaNão existe ideia de persona, apenas de público-alvo
Os conteúdos são feitos para gerar valor e tocar a pessoaOs conteúdos também são feitos para gerar valor e tocar a pessoa

Conclusão

Viu só como traçar estratégias de Marketing Digitalé muito importante para empresas e negócios? Mesmo que você seja um profissional autônomo ou microempreendedor, pense em expandir sua imagem no mundo virtual. Lembre-se que a internet funciona como uma vitrine, porém, aberta 24 horas por dia e 7 dias por semana. Use essa visibilidade a seu favor.

As pessoas podem acessar seus produtos, infoproduto ou serviços de qualquer canto do mundo. Se inspire nesse artigo e construa a partir de hoje estratégias de Marketing Digital para alavancar a sua marca com as metodologias aqui demonstradas.

A criação de estratégias de Marketing Digital e sua aplicação podem parecer complicadas ou mesmo difíceis em um primeiro momento, mas são essenciais para a prosperidade de qualquer empresa na atualidade. Não há como negar: o dinheiro, os serviços e compras em geral estão migrando rapidamente para o mundo virtual e acreditamos que esse é um caminho sem volta.

Você gostou do artigo de hoje sobre Inbound vs Outbound Marketing? Caso tenha dúvidas ou sugestões entre em contato conosco e deixe o seu comentário!