A Cultura Corporativa (ou cultura empresarial, cultura da empresa, cultura organizacional) pode ser definida como um conjunto de valores, metas, atitudes e práticas compartilhadas que caracterizam uma empresa.


Algo me ocorreu recentemente: depois de tudo que estudei sobre diferentes aspectos da cultura corporativa, nunca tive tempo para definir com precisão o que é ou por que é uma ideia que precisa estar no centro da a identidade da sua empresa.

Parafraseando Peter Drucker “A cultura devora a estratégia, de café da manhã”. O seu alerta é justamente para o fato de que muitos líderes costumam subestimar o poder de uma cultura corporativa saudável.

A cultura corporativa é um chavão de RH com uma diferença. Originalmente alcançando as noticias em 2017, ganhando impulso em todo o Reino Unido e se espalhando pelo mundo, a cultura corporativa está mudando a maneira como pensamos sobre o trabalho e nos exorta a considerar como podemos conduzir os negócios para melhor. 

Então, vamos nos aprofundar no básico sobre o que é a  cultura da empresa  e por que ela é tão importante.

Breve história da cultura corporativa

A conscientização da cultura corporatival ou empresarial em empresas e outras organizações surgiu na década de 1960. O termo se desenvolveu no início dos anos 80 e se tornou amplamente conhecido nos anos 90. 

A cultura corporativa foi usada durante esses períodos por gerentes, sociólogos e outros acadêmicos para descrever o caráter de uma empresa. Isso incluía (1) crenças e comportamentos generalizados, (2) sistemas de valores para toda a empresa, (3)estratégias de gerenciamento, (4) comunicação e relações com funcionários, (5) ambiente de trabalho e atitude. 

Até 2015, a cultura corporatival não foi criada apenas pelos fundadores, gerentes e funcionários de uma empresa, mas também foi influenciada pelas culturas e tradições nacionais, tendências econômicas, comércio internacional, tamanho da empresa e produtos.

Existem vários termos relacionados às empresas afetadas por várias culturas, especialmente na esteira da globalização e da crescente interação internacional do ambiente de negócios atual. Como tal:

  • o termo cultura cruzada se refere à “interação de pessoas de diferentes origens no mundo dos negócios”; 
  • choque cultural  refere-se à confusão ou ansiedade que as pessoas experimentam ao conduzir negócios em uma sociedade diferente da sua; 
  • e o choque cultural reverso é frequentemente experimentado por pessoas que passam longos períodos no exterior em busca de negócios e têm dificuldade em se reajustar após o retorno.

Para criar experiências positivas entre culturas e facilitar uma cultura corporativa mais coesa e produtiva, as empresas costumam dedicar recursos, incluindo treinamento especializado, que aprimora as interações comerciais entre culturas.

Mas afinal, o que é uma cultura corporativa?

Qualquer cultura corporativa – desde a menor das startups até as empresas globais que estão no Fortune 500 – resume a maneira como os funcionários se sentem sobre o trabalho que realizam, as pessoas com quem fazem e as etapas coletivas que estão tomando para impulsionar ainda mais esse trabalho. 

Dado que um terço da vida média das pessoas é gasto no trabalho, é lógico que os indivíduos se importam com onde e com quem passam esse tempo. 

“A cultura da empresa é a promessa que você faz aos seus candidatos e funcionários sobre o ambiente em que eles podem esperar trabalhar e os valores sobre os quais sua empresa opera”. 

Katie Burke, Hubspot

A cultura corporativa é influenciada por uma série de elementos intangíveis – declaração de missão da empresa, valores , crenças e atitudes fundamentais – e refletida em uma variedade de fatores físicos, como ambiente de trabalho, benefícios dos funcionários, eventos sociais e de caridade e até mesmo horário comercial. 

Nota: mas até você os colocar em ação, são apenas palavras no papel. De fato, os valores essenciais podem impactar negativamente a cultura se não forem respeitados. Os funcionários verão isso como a empresa prestando serviço público e deixando de cumprir seus próprios padrões.

A cultura corporativa da empresa também é influenciada por outros elementos mais tangíveis refletida em seu código de vestimenta, horário comercial, configuração do escritório, benefícios dos funcionários , rotatividade, decisões de contratação, tratamento de clientes, satisfação do cliente e todos os outros aspectos das operações .

Nota: As mesas de pingue-pongue, cerveja na chopeira, e mais beneficios podem ser ótimas, desde que elas representem o que seus funcionários realmente se importam, mas vantagens e benefícios não substituem a forte cultura da empresa.

Freqüentemente, a cultura corporativa é implícita, não definida expressamente, e se desenvolve organicamente ao longo do tempo a partir das características cumulativas das pessoas que a empresa contrata. Sua resiliência deve ser baseada em princípios firmes ou valores da empresa que ajudarão a cultura a permanecer fiel ao que é mais importante, mesmo quando ela mudar. 

Você notou que a cultura corporativa é uma mistura sutil e complexa que envolve mais do que apenas quem você contrata e as vantagens e benefícios que você oferece. Mas lembre-se: não se trata apenas de como a administração define a cultura. Cada membro de uma empresa e/ou organização acaba influenciando-a. 

É realmente importante que as empresas definam a cultura da empresa com a contribuição de seus funcionários. Caso contrário, torna-se um jogo de telefone sobre o que quero dizer ou o que você quer dizer com algo como humildade (outro valor da empresa)”

Katie Burke, Hubspot

Elementos da cultura corporativa

De acordo com Katie, algumas das maneiras pelas quais a cultura é vivida são influenciadas por três camadas sobrepostas: global, local e equipe.

1. Cultura global

Essa é a cultura abrangente de uma empresa. É a visão geral, composta pelos valores, princípios e ambiente de trabalho em que você e todos os seus funcionários se apegam. A cultura global é tipicamente identificada e defendida pela liderança, mas idealmente vivida por cada funcionário. Na HubSpot, sua cultura global é claramente descrita em seu Código de Cultura.

Opinião: a cultura da Hubspot é uma das mais incríveis, concisas e bem pensadas dentre as grandes empresas Eu recomendo que vocês, que estão estudando sobre cultura, leiam! 

2. Cultura de localização

Se sua empresa possui mais de um escritório, você tem uma cultura de localização. Katie diz: “Isso tem a ver com muitas informações: a localização física do escritório (a cidade, o estado e o país em que se encontra), o idioma local falado e os feriados, costumes e características desse local”.

Dica: Especialmente para aqueles que desenvolvem cultura em nível global, é importante não tentar ajustar a mesma cultura exata em todos os locais, mas permitir que a cultura se ajuste aos costumes locais.

3. Cultura de equipe

No nível menor e mais pessoal, você tem a cultura das equipes que compõem sua empresa. Com seus diferentes membros, estágios de desenvolvimento e funções, cada equipe terá seu ritmo e forma de relacionamento únicos.

A importância da cultura na empresa

A importância da cultura da empresa vai muito além da vibe do seu escritório. Do recrutamento à retenção e ao desempenho, a cultura da empresa afeta todas as facetas do seu negócio.

Esse tipo de cultura positiva, enraizada na autenticidade, pode trazer vários benefícios para empregadores e funcionários, incluindo:

  1. Maior produtividade, já que com menor estresse no local de trabalho e melhor envolvimento dos funcionários, as pesquisas vinculam uma forte cultura da empresa ao aumento da produtividade. Os funcionários tendem a gostar de trabalho quando suas necessidades e valores são consistentes com os do local de trabalho. Eles tendem a desenvolver melhores relacionamentos com colegas de trabalho e são ainda mais produtivos.
  2. Melhor recrutamento e retenção de funcionários – cultura é importante para atrair talentos e manter os funcionários atuais por perto. 47% dos candidatos a emprego ativo citam a cultura da empresa como o principal motivo para procurar trabalho, e as culturas tóxicas no local de trabalho levaram 20% dos funcionários dos EUA a deixar o emprego nos últimos cinco anos.
  3. Uma pesquisa constatou que empresas com culturas fortes tiveram possui um melhor desempenho com um aumento de quatro vezes no crescimento da receita. 

Como é possível notar a cultura da empresa é ótima para o funcionário, mas também é importante para os empregadores, porque os trabalhadores que se encaixam na cultura da empresa provavelmente não serão apenas mais felizes, mas mais produtivos. Quando um funcionário se encaixa na cultura, é provável que também deseje trabalhar nessa empresa por mais tempo

Mas como pode isso? Certamente salários competitivos e grandes benefícios são o que realmente interessa aos candidatos a emprego, certo? Bem não.

Vamos dar uma olhada em algumas estatísticas que destacam a importância da cultura da empresa. 

  • 66% dos candidatos a emprego consideram a cultura de uma empresa e valorizam o fator mais importante ao considerar as oportunidades de carreira (fonte) . Quer recrutar os melhores talentos? É melhor que a cultura da sua empresa seja uma prioridade.
  • As empresas que gerenciam ativamente sua cultura possuem retenção de funcionários 40% maior (fonte)Cultura é mais do que atrair talentos. Ele também desempenha um papel enorme na retenção de seus melhores desempenhos.
  • Apenas 28% dos executivos dizem entender a cultura de sua organização (fonte) . Os candidatos se preocupam com a cultura. Os funcionários se preocupam com a cultura. Não é hora de seus executivos levarem a sério o assunto?
  • Organizações com culturas fortes apresentam taxas de engajamento de funcionários 72% mais altas do que aquelas com culturas fracas (fonte)A cultura da empresa influencia o envolvimento dos funcionários, o que afeta diretamente o desempenho.
  • Equipes altamente engajadas superam seus pares em 10% nas avaliações de clientes, 21% em produtividade e 22% em lucratividade (fonte)Simplificando, trabalhadores engajados são trabalhadores produtivos e trabalhadores produtivos são trabalhadores lucrativos.
  • Infelizmente, apenas 13% dos funcionários se identificam como envolvidos com seu trabalho (fonte)Muitas poucas empresas estão se beneficiando de todas essas vantagens associadas a uma força de trabalho altamente envolvida.

Elementos de uma cultura corporativa forte e fraca

• Elementos de uma cultura forte

Como mostrado anteriormente a cultura corporativa é uma prioridade entre os candidatos a emprego, o economista-chefe da Glassdoor, Dr. Andrew Chamberlain, diz às organizações que “priorizem a construção de uma cultura forte e de sistemas de valores” para melhorar os esforços de recrutamento e as taxas de retenção.

Lembre-se de que uma cultura vencedora é construída em torno de um conjunto de valores e de uma missão central em que a empresa acredita e segue. Abaixo estão alguns princípios fundamentais de uma forte cultura da empresa. 

Lembre-se de que sua lista pode parecer diferente dependendo dos valores e objetivos da sua organização.

  • Inclusividade. Desde executivos de C-level até o mais novo contratado, todos os funcionários devem se sentir valorizados e importantes, dentro e fora do escritório. Mais do que isso, a cultura da sua empresa deve priorizar e celebrar a diversidade de seus funcionários . 
  • Paixão. Faça o trabalho que você ama e contrate pessoas que amam o trabalho que você faz. Colocar a paixão no centro das atividades profissionais da sua organização ajuda a criar uma cultura de trabalho positiva que motiva e incentiva os funcionários a se apresentarem nos níveis mais altos.
  • Oportunidades de desenvolvimento profissional. Proporcionar aos funcionários oportunidades de aprimorar ainda mais suas habilidades sinaliza para os candidatos a emprego que a cultura da sua empresa não apenas valoriza seus indivíduos, mas se preocupa com eles o suficiente para fortalecer seus pontos fortes. Você não está apenas pagando um salário, está investindo em seus funcionários.
  • Transparência. Ninguém gosta de sentir que está sendo deixado de fora, especialmente os funcionários. Se houver um assunto comercial urgente que afeta diretamente seus funcionários, traga-os para a tomada de decisão assim que possível.
  • Comunicação. Criar uma cultura de comunicação aberta dentro do escritório incentiva os indivíduos a se manifestarem quando estão insatisfeitos, o que dá à liderança a oportunidade de abordar preocupações, em vez de forçar a empresa a embaralhar e substituir funcionários. Uma “política de porta/mesa aberta” demonstra que as opiniões dos funcionários são valorizadas.

• Elementos de uma cultura fraca

O melhor teste decisivo da cultura da sua empresa é perguntar para seus funcionários o que acham. Para quantas pessoas você pedir, provavelmente terá tantas respostas diferentes sobre o que a cultura corporativa da empresa significa para elas. No entanto, você deve ser capaz de discernir alguns pontos em comum que indicarão insatisfação e áreas a serem aprimoradas. 

“Não ser intencional quanto à cultura cria um terreno fértil para comportamentos tóxicos e maus hábitos que se tornam difíceis de quebrar. A cultura é essencial para uma equipe feliz e um produto forte. Por que não garantir que você faça certo da primeira vez?

Shannon McDonnell, diretor de operações da Yaro

Aqui estão três indicadores de uma má cultura da empresa que não exige uma pesquisa de funcionários.

  1. Você prioriza vantagens. Embora os amemos, as vantagens não constituem a cultura da empresa. Em vez disso, eles devem ser vistos como um subproduto da cultura que você intencionalmente trabalhou para criar. 
  2. Você ainda segue o modelo de “ajuste cultural” (Fit Cultural). Longe estão os dias de procurar funcionários que se encaixem perfeitamente na cultura da sua empresa. Agora, os recrutadores estão mais preocupados em contratar “adições culturais” – indivíduos que não apenas compartilham os valores e missão da empresa, mas também aprimoram a experiência geral dos funcionários. 
  3. Seus esforços foram interrompidos após a elaboração de uma lista de valores fundamentais . Descrever os principais valores da sua empresa é simplesmente o primeiro passo para criar uma cultura vencedora da empresa. A maioria do seu trabalho braçal deve ser dedicada à implementação e adesão aos seus valores. Os funcionários precisam saber que podem contar com a empresa – se a liderança promete uma cultura da empresa centrada no desenvolvimento profissional e não entrega, os funcionários começarão a desconfiar do gerenciamento.

Importante: As chances são de que, se você estiver esperando o ajuste perfeito, você deixará os papéis vitais em aberto por muito tempo. No entanto, é importante ter em mente que um indivíduo cujos valores não se alinham com os da sua empresa provavelmente ficará infeliz e buscará um emprego alternativo.

Construindo uma boa cultura corporativa

Criar uma cultura de trabalho positiva não é pouca simples, mas é algo que qualquer organização pode realizar.

Uma pergunta que surge repetidamente na conversa sobre cultura corporativa é: de quem é esse trabalho? A resposta curta é: de TODOS! É claro que a liderança ainda desempenha um grande papel. Define o tom. Quando os líderes são portadores de padrões, torna a cultura muito mais aparente. 

Mas o mais importante é capacitar as pessoas a resolver problemas e inovar a cultura, em vez de esperar que a gerência o faça, o que faz com que todos sintam que possuem a cultura. O que você pode fazer para inicio o desenvolvimento da cultura da sua empresa:

1. Estabeleça os valores essenciais da empresa

Disse isso antes, mas vale a pena repetir: os valores essenciais são apenas palavras no papel até serem colocados em ação. Quando praticados, os valores centrais se tornam mais que palavras. Eles se tornam a pedra angular de uma cultura saudável da empresa.

2. Defina as metas de cultura da empresa

Toda empresa tem um objetivo, e não, não estamos falando sobre seus KPIs trimestrais. Estamos falando da idéia fundamental por trás da sua empresa. A razão pela qual foi fundada em primeiro lugar. Como você comunica esse objetivo tem um grande impacto na cultura da empresa. 

Os objetivos podem parecer grandiosos, mas são projetados para falar com as pessoas em um nível mais profundo. Eles não são recitações literais do que a empresa faz, mas mensagens aspiracionais que definem para o que a empresa está trabalhando. Quando os objetivos de uma empresa se alinham com os de seus funcionários, grandes coisas acontecem.

3. Envolva toda a sua equipe

A atitude geral da força de trabalho de uma organização é um dos principais impulsionadores da cultura corporativa. Acertar as coisas macro ajuda muito a promover uma atitude positiva, mas nunca assuma que é suficiente. Algumas etapas proativas podem ajudar a garantir que atitudes – e produtividade – permaneçam altas:

  • Certifique-se de  demonstrar apreço por tudo que sua equipe faz. Todo mundo está ocupado, e pode ser fácil ignorar as pequenas coisas, mas um pouco de apreciação é importante.
  • Descubra o que motiva seus funcionários e ofereça a eles as oportunidades que procuram. Oferecer à sua equipe oportunidades de buscar o que os motiva pode manter os funcionários envolvidos e atitudes saudáveis. Bonus: entenda o poder de um time de produto empoderado.
  • Até os melhores funcionários precisam de ajuda de tempos em tempos, por isso, certifique-se de oferecer bastante suporte. Seja profissional ou pessoal, provar que você está presente para sua equipe quando eles precisam de você é uma das coisas mais importantes que um líder pode fazer.

40% dos trabalhadores dizem que colocariam mais energia em seu trabalho se fossem reconhecidos com mais frequência. Portanto, lembre-se de reconhecer as pessoas por suas contribuições. Incentive todos na sua empresa a expressar sua gratidão um pelo outro

4. Siga as práticas recomendadas da cultura da empresa

Quando chegar a hora de implementar as idéias e iniciativas de cultura da sua empresa , faça isso deliberadamente. Assim como as atitudes, as práticas de uma empresa são como você consegue fazer a coisas andarem.

Um ambiente que permita que as pessoas se comportem com comportamentos que não estejam alinhados com a cultura da empresa gerará um desempenho inferior entre os funcionários mais fracos e descontentamento entre os funcionários mais fortes. Felizmente, existem várias etapas que você pode executar para evitar esse problema:

  1. Comece definindo um exemplo. Simplificando, a maneira mais fácil de garantir que as práticas de seus funcionários estejam alinhadas às expectativas é garantir que eles vejam seus líderes incorporando essas práticas todos os dias.
  2. Reforce o tipo de comportamento que você deseja ver. Também não estamos falando de recompensas financeiras aqui. O simples reconhecimento de funcionários que respeitam a cultura da empresa pode ter um enorme impacto no comportamento (e na cultura).
  3. Certifique-se de fornecer muitos feedbacks .Você não pode esperar que os funcionários modifiquem seu comportamento se não souberem que há um problema. Dar um feedback honesto pode ser desconfortável, mas é fundamental para uma cultura saudável.

Dica de leitura: como dar e receber feedbacks

5. Lidere pelo exemplo

Quando os líderes não conseguem defender a cultura, as coisas desmoronam. Pesquisas mostram que os maus gerentes são um dos principais motivos pelos quais os funcionários se demitem. Isso significa que os líderes precisam agir em alinhamento com os valores culturais da empresa. Afinal, se uma organização diz que prioriza o equilíbrio entre vida profissional e trabalho, mas os chefes estão enviando e-mails às 2 da manhã, esse valor não passará de uma brincadeira. 

Ahhh se o relacionamento com seu gerente for difícil, não se desespere, você pode (e deve) dar feedbacks para eles! Você pode encontrar mais sobre isso aqui.

Conclusão: cultura é a nova moeda

Eu diria que a maioria dos brasileiros não tem o luxo de escolher seus empregadores com base na cultura da empresa; eles pegam o trabalho que conseguirem e, às vezes, se tiverem sorte, conseguem encontrar algo que se encaixe bem com sua personalidade e seus objetivos de crescimento contínuo.

Um de nossos trabalhos como gerentes e lideres é criar um ambiente onde seus colaboradores se sintam bem e seguros para trabalhar. A felicidade pode vir de dentro, mas a satisfação no trabalho começa com os empregadores se preocupando com as pessoas sob sua responsabilidade.

É bastante claro que os empregadores desejam obter o melhor retorno para seu investimento- ou, nesse caso, o melhor retorno de um novo contratado. Mas pense no contrário: além de um salário, o que seus funcionários estão saindo dessa troca?

É uma pergunta que vale a pena perguntar uma vez que você percebe que a cultura da empresa é tão importante quanto um salário.

Principais pontos do conteúdo:

  • A cultura corporativa refere-se às crenças e comportamentos que determinam como os funcionários e a gerência de uma empresa interagem.
  • A cultura corporativa também é influenciada por culturas e tradições nacionais, tendências econômicas, comércio internacional, tamanho da empresa e produtos.
  • As culturas organizacionais, moldadas intencionalmente ou organicamente, atingem o cerne da ideologia e prática de uma empresa e afetam todos os aspectos de um negócio.