Intertítulos são frases com poucas palavras, utilizada para separar assuntos no interior de um texto. É uma ferramenta textual que serve para organizar a leitura, com o objetivo de instigar o leitor a prosseguir com o texto. 


As pessoas que procuram por conteúdos na internet desejam obter uma resposta que seja rápida e direta, que não tome muito o seu tempo. Vamos imaginar um cenário: uma pessoa precise fazer uma pesquisa na internet sobre determinado assunto. Essa pessoa abre 2 sites:

  • Na primeira aba que ela abre em seu navegador, encontra um texto grande e corrido, sem divisões e sem imagens.
  • Na segunda aba que ela abre, encontra outro texto que também seja grande, mas bem dividido e organizado, um texto mais limpo e bem estruturado.

Qual dos dois modelos de textos ela vai dar preferencia para continuar sua pesquisa?

A chance desse leitor abandonar a primeira aba é grande, já que a primeira impressão que esse tipo de texto passa é que a leitura vai ser maçante e pesada. Um bom texto é aquele que é visualmente atraente e bem estruturado, que vai desenvolver com qualidade o que o titulo propõe. 

Por isso, antes da produção de um conteúdo para web, é importante conhecer os conceitos de escaneabilidade e intertítulos. São técnicas simples que você pode adotar para que sua redação seja atrativa envolvendo o leitor até o fim do texto.

O objetivo é facilitar a leitura, para que o leitor consiga adquirir a informação necessária de forma rápida e precisa com um texto bem encorpado. Nesse texto vamos aprender a produzir conteúdos com bons intertítulos, mais atraentes e evolventes, entendendo melhor os conceitos que abordaremos no decorrer deste post.

O que são intertítulos

Os intertítulos, ou subtitulos são ferramentas utilizadas na produção de um texto que serve para dividir em blocos os diferentes assuntos que envolvem o tema do título. Com o objetivo de facilitar a vida dos visitantes que procuram por uma leitura fácil, rápida e envolvente.

Dessa forma, a criação de bons intertítulos consegue: (1) auxiliar a otimização da leitura da sua redação, (2) torna-la mais dinâmica e direta para o leitor, e principalmente para quem está buscando por uma informação isolada.

E se o leitor, por algum motivo, precisar interromper a leitura por um momento, ao retornar vai encontrar facilmente o trecho do texto onde ele parou. Isso não acontece com um texto longo e sem divisão e pode levar o leitor a desistir de prosseguir com o texto.

Por isso, é preciso que o texto cumpra a proposta do título e seja desenvolvido de forma mais segmentada e fluída, e assim como o título, os intertítulos devem seguir a proposta que ele precisa cumprir, ou seja, você deve desenvolver seu texto com profundidade sendo fiel e sustentando o assunto abordado. 

Importante: quando pensamos na estrutura de SEO e do HTML, os intertiulos normalmente começam a partir da tag H2 e indo (normalmente) até a tag H4.

Intertítulos e a escaneabilidade

Como citado anteriormente, os intertítulos são expressões composta de poucas palavras que serve para dividir o texto em blocos e que facilitam a escaneabilidade do público. Mas antes dar dicas de como criar bons intertítulo, vamos entender o que é a escaneabilidade

O que é a escaneabilidade

Escaneabilidade é quando o leitor simplesmente passa os olhos no texto ao girar o botão de rolagem do mouse ou da página, sem necessariamente ler o conteúdo, procurando informações que serão abordadas ao longo do texto.

Para fazer um texto com boa escaneabilidade existem alguns critérios que precisam ser observados e adotados para melhorar a estrutura do seu texto, garantido que o leitor tenha uma boa experiência ao perceber que o conteúdo é adequado a sua pesquisa com uma simples “passada de olhos”.

Os critérios são simples e fáceis de ser aplicados, acompanhe:

  1. Escreva parágrafos mais curtos, utilizando no máximo 5 linhas para seu desenvolvimento;
  2. Divida o seu texto com bons intertítulos;
  3. Insira elementos não verbais ao longo do texto, como imagens, por exemplo;
  4. Use bullet points para formar listas e deixar o texto mais dinâmico;
  5. Destaque algumas palavras-chave;
  6. Use palavras em negrito para realçar trechos mais importantes;
  7. Adeque seu texto as estratégias de SEO;

Conteúdo escaneável e o SEO

Antes de explicar a relação entre um conteúdo escaneável e SEO, vamos explicar o que é a estratégia de SEO.

A sigla vem do termo em inglês Search Engine Optimization (SEO) e a tradução é Motor de Otimização de Busca. É uma estratégia utilizada por profissionais do marketing digital, aplicada na formação de conteúdos para web, com o objetivo de aumentar o rankeamento de uma página.

Serve para posicionar melhor organicamente seu conteúdo ou site nos resultados do Google, no momento da busca por informações na web utilizando palavras-chave.

Por exemplo, se você quer saber “como criar bons intertítulos para o meu texto”, vai digitar na busca do Google “como criar bons intertítulos” ou também “bons intertítulos”, essas duas expressões são as palavras-chave que você vai utilizar no momento da busca.

Para isso você deve aplicar algumas otimizaçoes ao longo do texto, como entender como utilizar as palavras-chave de forma adequada ao longo do texto. Você deve utilizá-las de forma natural e que se encaixe no conteúdo, sem forçar a presença delas para não tornar a leitura “chata” sem nexo ou sem sentido.

Para que sua matéria seja lida por uma quantidade de pessoas você precisa adequá-la as estratégias dos motores de busca e ainda otimizá-las com bons intertítulos para despertar o interesse do leitor.

Como criar intertítulos

Para criar bons intertítulos, o que você tem que ter em mente é: crie titulos que chamem a atenção e sejam relacionados ao andamento do texto. Você deve utilizar em média seis palavras que formarão uma expressão que esteja de acordo com o texto ou bloco que vem a seguir.

Você também pode utilizar palavras divertidas no intertítulo para engajar o leitor com o texto, no caso de uma página mais descontraída, mas já não é indicado para uma página que usa uma linguagem mais séria como a de um site corporativo, por exemplo.

Outra observação é que você não precisa inserir no seu texto um intertítulo “conclusão” para sinalizar que o texto está chegando ao fim. A seguir vou listar algumas dicas para te ajudar na criação de bons intertiulos:

1. Crie listas numeradas

Investir em listas numeradas é uma forma de organizar a informação que você quer passar e vai tornar a leitura mais clean para o público.

No exemplo abaixo fica fácil observar que a proposta de listas numeradas ou com bullet points, ajudam a despertar a curiosidade do leitor estimulando-o a dar continuidade a sua leitura. Mas para isso, as listas não devem ser pequenas de mais e também não muito longas.

Você deve ser coerente e sempre que “prometer” algo no título ou nos intertítulos deve desenvolver essa “promessa” no decorrer do texto, caso contrário, as pessoas perderão o interesse pela leitura e seu site não apresentará credibilidade ao público, fazendo que o leitor não retorne a sua página no momento de buscar informações.

Por exemplo, suponhamos que você quer desenvolver um texto com o título: “8 dicas para montar um bom conteúdo para web”. Os intertiulos podem ser:

  1. Planeje um tema para desenvolver seu texto;
  2. Escolha palavras-chaves pensando em como a pessoa vai escrever na busca do Google;
  3. Faça uma meta descrição do conteúdo;
  4. Escolha bons intertítulos;
  5. Desenvolva o texto com maior escaneabilidade;
  6. Posicione as palavras-chave ao longo do texto;
  7. Adicione elementos não verbais em seu texto;
  8. Coloque links internos (do seu site) e externos (de site de terceiros);

2. Faça perguntas

Fazer perguntas nos intertítulos é uma forma criativa de envolver o leitor. Você pode imaginar quais são as dúvidas dele e formular perguntas nos intertítulos, para respondê-las ao longo do texto. 

É como se você estivesse prestando uma consultoria para o público, sanando as suas dúvidas com perguntas e respostas, ele vai se sentir mais seguro e confiante ao perceber que você está preparado e tem o suporte para ajuda-lo.

Dica: lembre-se de fazer perguntas curtas e diretas. Você não quer escrever um questionario, mas sim, despertar o interesse do leitor sanar uma duvida que ele possa estar tendo. (por isso essa dica é tão eficaz no marketing de conteudo e estrutura do texto).

Confira alguns exemplos de intertítulos com perguntas:

  • Você sabe o que é SEO?
  • Como divulgar os meus produtos na internet?
  • Quais as vantagens de caminhar?
  • Quais os benefícios de ouvir músicas?
  • Como fazer pesquisas na internet?

3. Use verbos no imperativo

O imperativo é uma forma verbal que vai dar um comando ao leitor para praticar alguma ação. Vai transmitir a sensação que você sabe do que está falando e está preparado para dar a orientação necessária, assim ele vai se sentir confiante ao agir de acordo com sua proposta.

É uma forma simples de criar intertítulos, observe os exemplos:

  • USE verbos no imperativo;
  • CRIE bons intertítulos;
  • SAIBA como criar sua persona;
  • LEIA mais sobre o assunto;
  • FAÇA mais amizades;
  • CONTINUE com a leitura;
  • CONSTRUA uma ideia aos poucos;

4. Relacione com o titulo da postagem e palavra chave

Como todo o texto é desenvolvido com base em um tema, destacado no título, todos os intertítulos devem ter relação com o título, ou seja, com o tema que está sendo abordado em seu texto.

Importante: utilize as palavras-chave em alguns dos intertítulos para otimizar seu conteúdo – quando falamos de SEO essa é um dos parâmetros para melhor indexação e ganho de posições nas pesquisas. (Utilize o plugin Yoast gratuito para ajuda-lo nessas pequenas otimizaçoes)

No exemplo abaixo conseguimos observar que as palavras-chave estão naturalmente presente nos intertítulos. Você deve procurar uma combinação perfeita entre as palavras-chave com o texto redigido para que eles tenham peso no rankeamento.

Título: “Mapa de tópicos: quais assuntos abordar”

Palavra chave: Mapa de tópicos

Intertítulos:

  • O que é um mapa de tópicos?
  • Benefícios de criar um mapa de tópicos
  • Diferença entre mapa de tópicos e o mapeamento de conteúdo
  • Como criar um mapa de tópicos
  • Escolha os tópicos

5. Padronize os formatos

Padronizar os formatos dos intertítulos é uma estratégia para que eles tenham maior relação entre si. No exemplo do item 4 acima observamos que os intertítulos estão padronizados em forma de afirmativa, com apenas uma pergunta para introduzir o assunto.

Essa forma de padronizar os formatos dos intertítulos é uma maneira de organizar o texto levando em consideração a estrutura de raciocínio desenvolvida.

6. Construa uma ideia aos poucos

Uma boa forma de atrair o interesse do leitor é construir uma ideia aos poucos e fazendo com que ela se torne mais complexa com o desenvolvimento do conteúdo.

O intertítulo não deve responder as dúvidas do leitor, pois ao “passar o olho” no conteúdo ele identificará a resposta da sua dúvida em um dos intertítulos e perderá o interesse de ler o texto até o fim. Ou seja, você deve estruturar seu texto entregando ao leitor a resposta de suas dúvidas aos poucos, para que ele consuma o material totalmente.

Você deve construir a ideia com progressão, de maneira crescente ou decrescente, assim como nos livros didáticos, eles não iniciam com temas muito complexos, eles começam com abordagens e definições que vão se aprofundando conforme a leitura.

E não se esqueça o mais importante: quando falamos de uma estrategia de inbound marketing associada o marketing de conteúdo, nós queremos educar nosso visitante com informações e leva-lo pela jornada de compra – desde da fase de descoberta até a compra. Por isso, TODO texto, tem que ser educativo e DEVE passar informações relevantes.

7. Enumere as ideias

Para fazer bons intertítulos, você pode começar enumerando suas ideias, dessa forma você vai saber qual a importância de um determinado tópico e em qual momento ele deverá entrar no texto, isso facilita a enxergar como o assunto vai ser desenvolvido de forma global.

Comece seus textos elaborando tópicos que precisam ser abordados ao longo do texto, mesmo que um tópico não se transforme em intertítulo, você não vai se perder no meio dos assuntos.

Conclusão

Tenha como referência a sua própria experiência ao buscar por conteúdos na internet, é uma forma fácil para você ter como base na hora de desenvolver seus conteúdos para web.

Siga as dicas que deixamos nesse post: utilize parágrafos mais curtos, não se esqueça das palavras-chave, faça um texto coerente sempre relacionando os intertítulos com a proposta do tema do texto, utilize palavras negritadas para chamar atenção, use imagens quando for conveniente e faça uma formatação de qualidade.

Depois de pronto o seu texto, tente ler os intertítulos isoladamente, “escaneando” sem realmente ler todo o texto, assim você vai obter uma “imagem” do seu texto, e vai visualizar se algum dos intertítulos criados precisa de alguma correção.

Utilize essas estratégias para criar bons intertítulos para os seus textos e proporcionar uma melhor experiência para o leitor, com certeza você terá bons resultados.